quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

1204 C JOHANNES KEPLER o gênio que no estudo do céu deu movimento aos astros.

04 DE DEZEMBRO. JOHANNES KEPLER: descobriu as três leis do movimento dos astros

KEPLER
Kepler, Johannes
(nasceu em 1571, em Württemberg, Alemanha; morreu em 1630, em Regensburg, Alemanha)

ASTRÔNOMO ALEMÃO DESCOBRIU E VERIFICOU AS LEIS DAS ÓRBITAS PLANETÁRIAS

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Nesta primeira semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe, está Huyghens que, depois de Galileu, é o principal fundador da Mecânica Celeste. Está com Bradley que calculou a velocidade da luz; com Volta na descoberta da eletricidade dinâmica.
A semana é presidida por Galileu.
Ver em 1203 C de 3 de dezembro, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


KEPLER (1571-1630) nasceu na Alemanha, em Württemberg em 1571 e estudou teologia na Universidade de Tübingen. Ele logo aceitou a teoria heliocêntrica de Copérnico, com o sol parado no centro do mundo, por influência de seus professores. Nos anos 1500 as escolas eram todas religiosas e Kepler pensava se tornar um teólogo.
Ele nasceu em família muito modesta numa pequena cidade e freqüentou um Seminário luterano a partir de 1589. Mas ele dizia que a Divina Providência tinha encaminhado seus estudos para as estrelas, para a astronomia. Nesse tempo ainda havia perseguição religiosa a quem fosse adepto da teoria heliocêntrica de Copérnico, ainda tida como uma heresia sujeita a severos castigos.
Um professor, que tinha sido pastor luterano, lhe emprestou o livro com a teoria proibida, que ele interpretou como sendo o plano da vontade divina, sempre usando o vocabulário religioso. Acreditava que a bela simplicidade da teoria dos planetas girando em torno do sol era um plano inspirado por Deus. Ele completou seus estudos, recebendo o grau de mestre em 1591, em Tübingen.
Kepler foi para Graz, na Styria, Áustria, para lecionar astronomia. Dedicou-se à investigação das leis que uniam os diversos elementos do sistema solar, que seria independente das estrelas fixas. Para isso, ele, com a mais possante imaginação, construiu hipóteses sobre hipóteses, todas audaciosas, algumas extravagantes. Todas elas foram, sem exceção, controladas pela observação dos fatos e sua criação indutiva chegou finalmente às soluções procuradas.
Em Graz ele elaborou uma hipótese complexa para explicar as distâncias entre as órbitas dos planetas, supostas, então, como de trajeto circular. Então ele supunha que o sol emitisse uma força que diminuiria tanto mais quanto maior fosse o afastamento do planeta, para manter os planetas em seu passeio circular em torno do sol.
Desde 1589, Kepler manteve correspondência com o grande astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601), que realizou um novo conjunto de precisas observações dos planetas, formando uma reforma nos fundamentos da prática da astronomia, na época. Kepler foi convidado para trabalhar com ele em 1600, na corte do Imperador Rudolf II em Praga. Com a morte súbita de Tycho Brahe, Kepler tornou-se o seu sucessor, passando ao estudo do planeta Marte, que apresentava grande variação de velocidade e de distância ao sol. Ele então descobriu em 1605 a primeira de suas leis, comumente descrita como:
“a linha tirada do sol ao planeta, o raio vetor, descreve sobre o plano da órbita áreas iguais em tempos iguais”.
A segunda das leis de Kepler indica que os planetas descrevem órbitas em forma de elipse, o sol ficando num dos focos da curva. As duas leis de Kepler foram publicadas em 1609 na obra NOVA ASTRONOMIA. Mas só depois de 10 anos é que Kepler descobriu sua terceira lei, que mostra que os quadrados dos tempos de translação em torno do sol são proporcionais ao cubo da distâncias médias.
Kepler trabalhou sem cessar em novas pesquisas científicas, continuando ao mesmo tempo a construção das tabelas astronômicas que Tycho Brahe começara.
Kepler morreu de febre em 1630 e foi enterrado no cemitério de São Pedro em Regensburg, na Alemanha. O epitáfio que ele mesmo compôs diz:
“Eu costumava medir os céus,
agora eu medirei as sombras da terra.
Embora minha alma viesse do céu,
a sombra do meu corpo jaz aqui”.

AMANHÃ: Christian Huyghens: fundou a teoria ondulatória da luz.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2014 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2014 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário