quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

0101 00 C CALENDÁRIO FILOSÓFICO 2015 a evolução do sistema enciclopédico do saber

01 DE JANEIRO: CALENDÁRIO DOS GRANDES HOMENS os milênios da grande preparação

Este é um instrumento educativo. Resume a longa evolução construtiva de nossa sociedade em todos os seus aspectos, na arte, no saber da filosofia, nas ciências e na tecnologia, na indústria. Mostra uma nova Filosofia Enciclopédica abstrata positiva, segura,  com base empírica numa original Filosofia da História.

O NOVO ANO DE 2015
ANO C, ANO COMUM C, COM 365 DIAS
O ano de 2015 é ano comum C, com 28 dias no mês de fevereiro.
Neste dia o Calendário Filosófico é apresentado para demonstrar a continuidade do progresso da sociedade ao longo dos milênios. É comprovado que o presente tem os elementos para formar o futuro. Do mesmo modo o presente é de fato o desenvolvimento dos recursos produzidos no passado.
ANTEPASSADOS. Aqui comemoramos os nossos antepassados. Devemos aos antepassados a preparação da nossa civilização do presente e do futuro. Vivem nossos antepassados em nossas vidas. A sociedade torna realidade uma vida eterna relativa, humana, altruísta. Porque a vida continua pela realidade do permanente respeito e veneração das novas gerações. É a continuidade no saber humano. Que também é comprovada na eternidade relativa de nosso dna passado de geração a geração.
EDUCAÇÃO. O Calendário Filosófico é um instrumento de educação enciclopédica, para elevar o nosso sentimento de estima e de respeito pelo passado. Professamos nossa veneração e gratidão pelo passado. Do mesmo modo a memória do passado nos enriquece com o conhecimento artístico, intelectual e prático, enciclopédico, do tesouro de saber elaborado. Ainda nos ensina o conhecimento da tecnologia e da indústria moderna. É a filosofia enciclopédica positiva, segura, verificável. É a filosofia completa da felicidade, no sentimento, na inteligência e na atividade. Por assegurar a saúde física e mental, a sabedoria e o conforto da modernidade.
AUTO-ESTIMA. A Filosofia, visão da vida, visão do mundo, eleva nosso conhecimento geral, nossa esperança e nossa auto-estima. Somos membros uns dos outros como disse o apóstolo Paulo de Tarso. Cada um de nós faz parte importante da grande e poderosa sociedade humana, membros da suave fraterna humanidade. Uma instituição humana viva, formada pelo conjunto vivo das famílias, das pátrias vivas e da fraternidade universal viva, cada vez maior.
NOTA. Anos Bissextos B. Nesses anos chamados anos B são lembrados os grandes homens adjuntos.
Os tipos humanos titulares são relatados nos comuns, aqui chamados de anos C.


O CALENDÁRIO DA EXTRAORDINÁRIA, MEMORÁVEL
EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
A Filosofia moderna evolucionária se apresenta no calendário por meio dos tipos que contribuíram decididamente para o progresso da civilização dos humanos. O início da civilização se caracteriza pela fixação da população ao solo o que exige a noção básica de propriedade.
O progresso social pode ser comprovado nos registros dos anais da história e por vestígios encontrados dos tempos em que não havia registro escrito. Progredimos desde as mais remotas eras em que os humanos ainda viviam sob a forma de animais primitivos nômades sobrevivendo em grupos. Este calendário demonstra a ligação pelo sentimento gregário do indivíduo à sociedade humana. A sociedade que é hegemônica sobre todos os animais e que se subordina ao meio ambiente que lhe serve de alimento e de regulação.

A Filosofia da história é mostrada na série dos grandes tipos humanos que se sucederam na marcha continuada do progresso social. A evolução é visível na cadeia de nomes concretos que foram os órgãos individuais livres que exerceram as variadas funções no organismo social vivo que se desenvolveu. Com a gradual evolução com formação da família humana, do clã, da tribo, da pátria, da humanidade na fraternidade universal.
Por meio da moderna filosofia da história é que podemos alcançar a concepção geral, ampla, abrangente, do passado humano. Destaca-se a filiação entre acontecimentos históricos, o que sucede resultando da preparação anterior. A cadeia sucessória não é linear, mas é oscilante, por vezes sujeita a conflitos, avanços e recuos. A resultante geral verificada na história humana é sempre de progresso no aperfeiçoamento da sociedade.
As vidas, as lendas e descrições apresentadas só começaram a ser conhecidas após o fim da préhistória, quando foi possível registrar por meio da invenção da escrita a ocorrência dos fatos. A invenção da escrita ocorreu por volta de 5300 anos atrás, entre os sumérios e os egípcios.
O calendário dos grandes homens é chamado de calendário concreto por ter como base a descrição das vidas e obras de cada tipo inesquecível. Um calendário abstrato pode ser feito pela comemoração do conceito dos laços sociais como o matrimônio e a paternidade e das fases características a cada era ao longo dos milênios como no feiticismo e no politeísmo até nossos dias.
O calendário concreto foi elaborado pelo filósofo francês Augusto Comte (1798-1857) e publicado no ano de 1849. Os nomes que ali estão são dos tipos que viveram até a primeira geração do século 19, até cerca de 1830. A seleção, o julgamento e a hierarquia dos nomes exigiram um extenso conhecimento enciclopédico do filósofo. Assim fica representada a milenar preparação do grande progresso do saber realizado no iluminismo do século 19, nos anos 1800’s.
Foi uma brilhante tarefa original correspondendo a um verdadeiro novo iluminismo moderno. Iluminismo porque coloca luz sobre o antigo e respeitável conhecimento obscuro transcendental, mítico, não verificável. Coloca a luz da ciência para promover a tolerância, a liberdade e o saber enciclopédico em todos os temas. É o pensamento claro e distinto como recomendado por René Descartes (1596-1650), o filósofo do método de pensar seguro, positivo, comprovado, baseado na evidencia segura, positiva, da experimentação, sempre verificável.
Esta nova apresentação diária do calendário histórico concreto dos grandes homens faz a atualização com modificações no texto em inglês organizado por Frederic Harrison, no livro Novo Calendário dos Grandes Homens, na tradução em francês de Ch. Avezac-Lavigne, em dois volumes, Paris: ed.Leroux, 1893. A obra reúne as biografias elaboradas por um grupo de intelectuais britânicos, publicada num só volume, em Londres. Essa atualização é completada com a explicação filosófica do homem e da função social exercida em cada época.
São 558 biografias, mais quadros mensais, tabelas e textos, dispostos em 13 meses de 28 dias cada. Os meses recebem o nome dos treze maiores servidores da humanidade em cada período histórico. Somente aqueles que criaram ou construíram fazem parte, sendo excluídos do Calendário os revolucionários e destruidores mesmo os que tenham sido úteis na época.
Em cada mês será mostrado o quadro com os nomes dos tipos humanos lembrados em cada um de seus 28 dias.
O nome individual histórico ou lendário representa a contribuição pessoal do grande tipo da biografia em conjunto com a cooperação anterior e contemporânea
de todos os antepassados dessa fase histórica.

HOJE: Dia primeiro do ano: O mês da Teocracia Inicial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário