quarta-feira, 20 de agosto de 2014

0821 C AMONTONS físico genial na invenção de novos instrumentos científicos

21 DE AGOSTO: Amontons  novos instrumentos de medição de fenômenos físicos

AMONTONS
Guilherme Amontons, Guillaume Amontons, Guilhenne Amontons
(nasceu em 1663, em Paris; morreu em 1705, em Paris)

FÍSICO CRIATIVO INVENTOR PARA GRANDE ESTÍMULO À INDÚSTRIA HUMANA

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
Nesta segunda semana estão os representantes dos que desenvolveram o emprego de materiais para obter máquinas úteis ou peças artísticas. Vaucanson é o chefe da semana. Ele mostrou extraordinária habilidade em criar autômatos, máquinas que imitam o movimento e funções de um ser vivo, animado.

Ver em 0813 01 C   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

AMONTONS (1663-1705) era filho de um advogado da Normandia que se
mudara para Paris. Ele nasceu em Paris, surdo desde a infância, as dificuldades de sua enfermidade o orientando para estudo que fazia sozinho da ciência.
Ele não freqüentou a universidade, mas estudou com sucesso matemática, física e mecânica celeste. Aprendeu desenho, levantamento topográfico e arquitetura, sendo ele depois empregado em vários projetos e obras públicas.
Em 1687, com menos de 24 anos, apresentou à Academia de Ciências um medidor da umidade do ar, um higrômetro, com inovações. Em 1695 ele publicou um tratado intitulado EXPERIÊNCIAS COM UMA NOVA CLEPSIDRA, SOBRE OS BARÔMETROS, TERMÔMETROS E HIGRÔMETROS com dedicatória à Academia de Ciências. Uma nova Clepsidra (relógio de água) foi feita. Ele foi recebido como membro da Academia quatro anos depois.
        Em seu discurso de recepção na Academia, ele falou de sua experiência sobre o atrito e sua teoria do tema. Nas suas MEMÓRIAS ele mostra sua nova produção.
Ele inventou um meio de transmissão imediata de mensagens a grandes distâncias por meio de sinais entre pessoas muito afastadas, vistas por lunetas. Cada sinal correspondia a uma letra do alfabeto. Era uma invenção do telégrafo semafórico.
Amontons era notável tanto por sua habilidade, quanto por seu método de pesquisa. Ele passou vários anos de sua vida para aperfeiçoar o barômetro, que, na época, era um instrumento muito imperfeito, empregado para a medição da pressão atmosférica.
O barômetro era composto por um tubo fino de vidro cônico com uma coluna de mercúrio, cuja altura indicava a pressão da atmosfera sobre a base da coluna de mercúrio. A extremidade aberta do tubo era maior, em baixo, o mercúrio sendo retido por uma pequena bolsa de couro. Ele inventou também outro instrumento com tubos recurvados, com três colunas paralelas.
Amontons inventou o que chamou de "termômetro universal". Tinha um tubo de vidro longo, com mercúrio e com uma escala de medição. A comparação dessas indicações com a de uma coluna de mercúrio de um barômetro comum fornecia o valor da temperatura.
Ele usou um método de medição das mudanças de temperatura por meio da mudança da pressão numa quantidade constante de peso e de volume de ar. Amontons foi levado a mostrar que uma redução suficiente na temperatura levaria à pressão zero. Ele foi, assim, o primeiro pesquisador a estudar a idéia da temperatura do zero absoluto, analisada e estabelecida por Kelvin, William Thomson, o barão Kelvin, nos anos 1800, no século 19.
Um higrômetro, medidor de umidade do ar, foi inventado usando uma bolsa de couro, um material que se dilatava ou contraia com a umidade, o que se media pela altura de uma coluna de líquido colorido.
Amontons morreu em Paris, em 11 de outubro de 1705. 0 grande Fontenele escreveu o seu elogio na Academia de Ciências. Uma das crateras da lua, catalogadas, recebeu o nome de cratera Amontons.
Dessa forma, Amontons foi o inventor de vários instrumentos científicos, bem como indicou uma primeira forma do telégrafo, invento que, mais tarde, provocou um enorme efeito estimulante do progresso da indústria humana.


AMANHÃ: O trabalhador que dedicou toda sua vida ao desenvolvimento do cronômetro e do relógio: John Harrison


Nenhum comentário:

Postar um comentário