sábado, 30 de agosto de 2014

0901 C DALTON a observação das reações químicas prova a existência dos átomos

01 DE SETEMBRO. Dalton: mediu o peso dos átomos de cada elemento simples

John Dalton
(nasceu em 1766, em Eaglesfienld, Inglaterra; morreu em 1844 em Manchester, Inglaterra)

CRIADOR DA CIÊNCIA FÍSICA MODERNA COM A TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA

Nesta terceira semana do mês comemoramos o controle pelo homem sobre as forças naturais sobretudo pelo estado de gases sob pressão e calor. O chefe de semana é James Watt, o principal inventor da máquina a vapor. A ele estão associados não só seus precursores como os sábios descobridores das ciências puras das infalíveis leis abstratas dos fenômenos dos seres. As novas invenções são a aplicação prática dessas leis. Dalton, que tanto fez na aplicação da química às artes industriais aqui se encontra.
Ver em 0813 C   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


JOHN DALTON (1766-1844) nasceu em Eaglesfield, perto da cidade de Cockermouth, na Inglaterra, em 1766. Seu pai tinha uma pequena propriedade e fazia a tecelagem de lã, sendo um seguidor da Sociedade dos Amigos: era um Quaker. Dalton permaneceu um Quaker por toda a vida.
Dalton na infância trabalhou na propriedade de seu pai, mas logo mostrou habilidade para o estudo das ciências. Dos 15 aos 17 anos foi professor adjunto à escola de Kendal, onde ele tinha o tempo livre e os livros para a sua instrução científica. Em 1793, aos 27 anos de idade tornou-se professor de matemática e de ciências naturais no New-College de Manchester. Esse colégio foi criado pelos protestantes presbiterianos para dar uma educação de primeira classe tanto aos candidatos a pastor como para os leigos. Porque as universidades de Cambridge e Oxford só admitiam os membros da Igreja da Inglaterra, os anglicanos.
Em 1800 Dalton tornou-se secretário da Sociedade Literária e Filosófica de Manchester e serviu como professor oficial e particular de matemática e de química. Em 1817 chegou a presidente da Sociedade de Filosofia, um cargo honorário que manteve até morrer.
Nos primeiros dias de seu trabalho como professor, Dalton foi influenciado por um Quaker muito rico, competente meteorologista e fabricante de instrumentos, para que se interessasse nos problemas da ciência e da meteorologia.
Dalton manteve, desde 1787 até morrer, um diário detalhado, como seu primeiro trabalho científico, que chegou a ter 200.000 entradas. Foi o registro das observações meteorológicas do clima da região em que vivia, de clima muito variável.
Ele publicou em 1793 seu tratado OBSERVAÇÕES METEOROLÓGICAS E ENSAIOS. Depois ficou interessado em preparar coleções de espécies de plantas e de insetos.
Entre os primeiros escritos que apresentou na Sociedade de Filosofia de Manchester se acha o que escreveu em 1794 sobre FATOS EXTRAORDINÁRIOS RELATIVOS À PERCEPÇÃO DAS CORES. Foi a primeira descrição de um fenômeno da visão que ele e seu irmão apresentavam: a cor vermelha aparecia para eles como uma cor escura.  Dalton afirmava que essa deficiência na percepção das cores era devida ao descoramento do líquido dentro do globo ocular. Embora a teoria fosse modificada, a apresentação foi tão cuidadosa e bem feita, que o nome de DALTONISMO tornou-se o termo usado para a cegueira das cores.
Dalton foi um pesquisador incansável, mostrando um raro talento para descobrir uma teoria geral a partir de fatos particulares. A capacidade mental de Dalton ficou demonstrada por suas pesquisas em química, a serem feitas a partir do ano 1800. Ele realizou estudos sobre a pressão dos gases em mistura e sobre o efeito da temperatura sobre os gases. Com os elementos de suas pesquisas, comprovou que os gases entram em dissolução na massa da água.
Mas a sua obra-prima de síntese foi a TEORIA ATÔMICA, provando que todos os elementos químicos são compostos de pequenos, indestrutíveis partículas chamadas átomos, iguais e de mesmo peso atômico em cada elemento. Dalton registrou sua descoberta no tratado NOVO SISTEMA DE FILOSOFA QUÍMICA. A primeira parte foi publicada em 1808 e a segunda em 1810, uma obra que esclareceu a constituição da matéria. A teoria se apoiava sobre o fato observado nas combinações químicas em que sempre os elementos entravam em proporções definidas e invariáveis
Dalton criou um sistema de símbolos químicos e tabelou os pesos relativos dos átomos como partículas de matéria. Apresentou sua teoria da combinação química afirmando que os diferentes elementos entram em proporções definidas, fixas e simples. Dalton se dedicou à pesquisa científica com um método próprio, independente. Ele quase sempre desconfiava dos relatos científicos da época, que ele temia não ajudá-lo, mas enganá-lo. Dalton foi um gênio capaz de fazer a síntese geral de fatos e de idéias.
Quase foi ele um eremita, com poucos amigos, sem casar, totalmente dedicado à pesquisa científica. Seus instrumentos eram rústicos, feitos por ele mesmo. Suas medições nem sempre eram precisas, mas foram suficientes para suas importantes invenções.
Dalton como um bom Quaker era simples, com hábitos uniformes, com as roupas e modos tradicionais de um Quaker. Ele morreu em Manchester, na Inglaterra, em 27 de julho de 1844. Recebeu em vida muitas honrarias, tanto do governo como dos cientistas da época. Quando de sua morte mais de 40.000 pessoas foram a Manchester prestar-lhe as últimas homenagens.


AMANHÃ: O grande inventor da máquina a vapor revolucionou a indústria: Watt.


Nenhum comentário:

Postar um comentário