domingo, 10 de agosto de 2014

0810 C KLOPSTOCK seu poema O MESSIAS é o batismo da literatura nacional alemã

10 DE AGOSTO.: Klopstock: na língua alemã a majestade épica da sublimidade religiosa

KLOPSTOCK
Friedrich Gottlieb Klopstock (1724-1803)
(nasceu em 1724. na Saxônia, Alemanha; morreu em 1803, em Hamburgo)

POETA ÉPICO E LÍRICO FUNDADOR DA POESIA MODERNA DA LÍNGUA ALEMÃ

GRANDE POETA FLORENTINO FUNDADOR DA RENASCENÇA CLÁSSICA NA ITÁLIA

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A Idade Média promoveu a liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio livre, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. A civilização moderna, após o fim da civilização medieval, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana. A secularização fez a saída do ensino e das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução sem a unanimidade cristã da Idade Média. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
Nesta quarta semana a poesia dos sentimentos domina a semana. Aqui estão os líricos, os místicos, panteístas, os poetas da mente humana em todas as suas manifestações e suas emoções, desde Tomás de Kempis e Bunyan até Byron e Shelley.
Ver em 0716 1 C   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

KLOPSTOCK (1724-1803) o mais antigo dos fundadores da poesia moderna na Alemanha, nasceu em Quedlinburg, Saxônia, em respeitável e austera família.
Ele recebeu uma educação completa, primeiro em sua cidade natal, depois em Iena e em Leipzig. Aos 24 anos ele publicou, em Leipzig, os três primeiros cantos de seu poema épico DER MESSIAS ( O Messias), escrito em hexâmetros sem rima. O tratamento em grande emoção do tema religioso criou muita sensação. A obra foi decerto inspirada no conhecido poema de Milton, O PARAÍSO PERDIDO.
O poema foi recebido com entusiasmo pela crítica e o jovem Klopstock tornou-se, desde então, um poeta célebre. Dois anos depois, ele foi para Zurich, a convite do crítico autorizado Bodmer e o ficou sendo o poeta da época, acolhido com um entusiasmo sem limites.
Ele foi coberto de honrarias, de convites e, depois de algum tempo, ganhou como protetores príncipes e nobres, mais um título de nobreza e ainda duas pensões em dinheiro. Sua vida era passada nas sociedades literárias, escrevendo suas composições poéticas e em sua vida doméstica.
Ele viajou a Kopenhagem, a Karlsruhe e finalmente para Hamburgo, onde ele morreu, em 1803, com 79 anos de idade.
A principal obra de Klopstock é DER MESSIAS, publicada em partes, em 1748, em 1755 e em 1773. Seu espírito ficou sem parar ocupado nesse poema desde os 22 anos até ter 50 anos de idade. A primeira metade foi publicada quando Klopstock tinha 31 anos e se considera um grande acontecimento que um poeta tão jovem tenha podido criar uma literatura da nação alemã plenamente desenvolvida.
A crítica da época foi unânime em admitir que Klopstock, na verdade, forneceu um possante impulso ao nascimento de uma literatura na língua alemã. O seu poema DER MESSIAS foi um grande avanço na arte de seu tempo.
Klopstock marcou a história da literatura alemã, levantando um grande entusiasmo no mundo da língua alemã, que considera DER MESSIAS um poema sublime. Ele também produziu poemas líricos, de amor, tocantes e puros, que atraem a atenção de mitos leitores.
A epopéia sagrada possui, na verdade, preciosas qualidades. Tem elevação de construção, força de expressão, dignidade de sentimentos e uma majestade épica de sublimidade religiosa que parece ressoar como o som dos órgãos de uma catedral.
O grande poema DER MESSIAS é, com todo o entusiasmo, o verdadeiro batismo da literatura nacional alemã.
Deve-se notar que o desenvolvimento das línguas nacionais na Europa corresponde ao abandono para sempre do latim, a língua internacional da religião da igreja católica romana. Essa evolução é um dos aspectos do fim da Idade Média, um dos sintomas da secularização e descontrole religioso dos costumes na Europa do ocidente, a mais avançada civilização do planeta. Ocorre ao mesmo tempo da perda de liderança dos sacerdotes cristãos, com o fim do papel de formador de opinião e da liderança do papado e do clero. É o começo da revolução científica e cultural do ocidente, que se prolonga por mais de seis séculos. E dentro dessa revolução e dessa confusão é que nós estamos progredindo.


AMANHÃ: A visão do poder da humanidade no futuro: Byron.


SECULARIZAÇÃO
A secularização é a transformação de uma sociedade pelo abandono de seus tradicionais e profundos valores e importantes instituições religiosas para aceitação e para o uso de outros novos valores e instituições laicas ou seculares, isto é, não religiosas.
A noção de secularização resulta da percepção de que as sociedades se desenvolvem ou progridem pela modernização e racionalização. Com a modernização a religião perde a sua autoridade em todos os aspectos da vida social e de governo.
A direção do ensino e da formação de opinião é feita pela religião. A secularização promove a passagem dessas funções para instituições que em geral não têm a coerência e a capacidade dos sacerdotes.
No caso da Idade Média, na Europa, a partir dos anos 1300, século XIX, o ensino, as artes e a informação deixaram de ter comando único nas mãos do papa e de seus padres, dentro da unidade da fé cristã. Toda formação de opinião e governo da consciência passaram a ser feitas por especialistas, como professores, consultores, psicólogos, médicos. É uma era de revolução de hábitos e costumes e de conflitos em que nos achamos. Até que uma nova filosofia, uma nova e elevada visão de mundo e de vida se estabeleça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário