sexta-feira, 26 de abril de 2013

0426 C CIMON general ateniense nobre protegeu a Grécia contra os Persas


26 DE ABRIL. Cimon: General grego aristocrata destruiu exército persa no mar e na terra

CIMON
(nasceu cerca do ano 500 antes da nossa era; morreu cerca do ano 450, em Chipre)

GENERAL GREGO DERROTOU GRANDE FROTA INIMIGA NA LUTA CONTRA A TEOCRACIA DA PÉRSIA

         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico. São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua defesa, sempre procurando fazer a conquista. Foi Roma com suas qualidades que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e cooperação. O resultado foi pela primeira vez  uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permanece para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, a ter mais tarde um religião universal, comum a todo o continente.
A primeira semana comemora a obra política e militar da Grécia antiga que repeliu os ataques da teocracia persa de forma permanente, defendendo a nossa civilização ocidental. A semana se encerra no domingo com Temístocles, o seu representante principal.
Ver o Quadro 0423 01 C do mês de César  a Civilização Militar que mostra os grandes homens representantes da criação de um continente europeu unido e em paz.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


Cimon (500-450 aC) era filho de Milcíades, o general da vitória na batalha de Maratona. Era a defesa da Grécia contra os exércitos conquistadores da Teocracia da Pérsia
A Grécia, nessa época, representava a liberdade democrática, num regime político militar em que não havia castas fechadas. Cidadãos gregos podiam se dedicar à filosofia, às artes e às ciências, que deixaram de ser proibidas aos leigos, como na Teocracia. Nas Teocracias politeístas com seu regime de castas, todo o saber ficava restrito dentro da casta dos sacerdotes, que era uma sociedade secreta, proibida aos demais súditos do rei-sacerdote.
A guerra defensiva da civilização grega, então, representa a proteção de uma importante fase da evolução cultural humana, em direção à democracia. A cultura democrática na Grécia se fez tanto no aspecto intelectual como no governo político.
Na época, no entanto, era natural a escravidão antiga dos vencidos nas numerosas e constantes guerras. Que correspondeu a um grande progresso, poupando a vida dos vencidos.
Essa escravidão branca só seria extinta no fim da Idade Média. A escravidão moderna dos negros africanos também tem origem na venda dos negros vencidos em suas guerras na África. Os negros vencedores vendiam os negros vencidos a quem os quisesse comprar.
Cimon era aristocrata por nascimento, rico, tornando-se o chefe do partido conservador em Atenas. Cimon se esforçou em dirigir a energia guerreira dos gregos contra o perigo da Teocracia da Pérsia, procurando evitar a luta entre as cidades-estados da Grécia. Como líder do grupo oligárquico dos ricos, defensores dos costumes conservadores antigos, Cimon, ateniense, tinha simpatia natural pela Esparta.
Cimon teve ativa participação na formação, em 477 antes da nossa era, da Liga de Delos, junto com o também general Aristides. A Liga Deliana, com sede na ilha de Delos, foi uma confederação dos estados gregos. A reunião de Delos foi a primeira federação conhecida na historia, ligando diferentes nações soberanas, durante um longo período no tempo.
Em 466 Cimon comandou a destruição, perto da Turquia de hoje, de uma grande frota de navios persas, de que capturou 200 barcos. No mesmo dia, venceu as tropas persas em terra.
Mais tarde, em 451 conseguiu a paz entre Atenas e Esparta por meio de um armistício de cinco anos. Com sua riqueza contribuiu para a reconstrução da Atenas, vítima das freqüentes guerras da época.
Embora fosse muito rico e fosse um aristocrata, em geral foi muito popular, mostrando-se afável e generoso fosse por natureza, fosse por habilidade política. Em Atenas, a igualdade política e social foi mantida em alto grau, em comparação a outras nações, antigas ou modernas. Os possuidores de fortuna sempre pensaram ser prudente servir ao bem do povo.
Cimon foi um dos nossos nobres antepassados que protegeu a civilização humana em sua evolução na Grécia antiga. Ele representa muito bem os homens generosos entre os antepassados, avós e bisavós de cada geração, que fizeram a evolução da civilização humana em sua época.
Essa é mais uma importante etapa de progresso da grande família humana.
O progresso que nós temos registrado nos anais da história, um progresso que hoje vemos claramente em nossa vida diária.


AMANHÃ: Xenofonte registra a vida da Grécia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário