terça-feira, 16 de abril de 2013

0417 C COLUMELA a atividade rural com positiva segura base científica e econômica


17 DE ABRIL. Columela: o planejamento da atividade rural, na agricultura e na pecuária


COLUMELA
Lucius Junius Moderatus Columella
(viveu nos primeiros anos da nossa era, em Gades, hoje Cadiz, na Espanha)

FAMOSO ESCRITOR ROMANO NA ADMINISTRAÇÃO DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL.       INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram as primeiras leis  abstratas infalíveis dos fenômenos dos seres, por suas propriedades, seus acontecimentos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou pela experiência que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos só após a astrolatria.
A terceira semana do mês de Arquimedes mostra os mais destacados astrônomos da Grécia e da Arábia. Foi na época em que a Astronomia, deixando de ser apenas um registro de observações dos astros, tornou-se uma ciência abstrata infalível. Somente com a abstração e as leis abstratas foi possível, pela primeira vez no mundo realizar uma previsão dos acontecimentos astronômicos futuros: a previsão infalível, segura.    Positiva, infalível.
No posto de chefe de semana está Hiparco no domingo que encerra a semana.
Ver o Quadro 0326 01 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento cientifico na antiguidade.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

COLUMELA nasceu na Espanha antiga no primeiro século de nossa era, em Cadiz e se consagrou ao estudo científico da agricultura comparada e à prática da criação de animais, de horticultura e de economia rural. É o mais famoso e o mais simpático dos escritores romanos sobre a agricultura, o que pode ser notado pelas raras notas disseminadas em suas obras.
Ele possuía consideráveis extensões de terras onde ele fez experiências sobre o cruzamento de raças animais e sobre a cultura de grãos e de frutas. Columela viajou por toda a Espanha, na França, Itália, Grécia, Ásia Menor e no norte da África. Estabeleceu-se em Roma, onde escreveu sua grande obra sobre a agricultura DE RE RUSTICA.
Columela estudou vários temas, como nos livros: 1 a localização e o plano de uma fazenda e a economia de uma empresa rural; 2 o tratamento do solo, a lavra, o adubo, as sementes, os grãos, as ervas; 3 a cultura das árvores frutíferas, em especial da vinha e da oliveira; 4 a criação de cavalos, mulas e os seus cruzamentos, com um ensaio sobre a arte veterinária; 5 os burros, as ovelhas, os porcos, os cães; 6 as aves e os peixes; 7 as abelhas; 8 a jardinagem, um livro que imita as GEÓRGICAS de Virgílio, em versos; 9 os deveres do administrador, com um calendário para uso dos fazendeiros e com indicações astronômicas; 10 na forma de conclusão, apresenta as receitas para a salga e a conserva de alimentos.
Um livro suplementar DE ARBORIBUS (“Das Árvores”) trata com detalhe as plantações de florestas e de árvores frutíferas. O conjunto é escrito com muita elegância, num latim em estilo puro, impregnado de um amor ardente pelo campo e de um nobre zelo para levar seus conterrâneos a renunciar ao luxo, ao desregramento e à frivolidade para cultivar a terra e se lançar à produção rural. Esses livros de Columela foram como que as GEÓRGICAS de Virgílio em prosa.
Columela representa, como Varro, as elevadas aspirações dos mais distintos dos antigos líderes de Roma para instituir a indústria rural sobre uma cuidadosa base econômica e científica.
Nenhum outro povo realizou essa tarefa, que é uma das características da natureza prática do povo romano, fazendo com que a teoria entre eles tomasse uma forma concreta e industrial.

AMANHÃ: A Arquitetura romana por Vitrúvio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário