segunda-feira, 15 de abril de 2013

0415 C HIPARCO instituição e aplicação da trigonometria plana e esférica


ABRIL 15.  Hiparco:  a astronomia alcança a capacidade de previsão científica

HIPARCO
Hipparque, Hipparchus de Rohdes
(nasceu cerca do ano 160 aC em Nicéia, Bitínia, Ásia Menor: morreu em 125, na ilha de Rodes)

ASTRÔNOMO E MATEMÁTICO GREGO FUNDADOR DA ASTRONOMIA CIENTÍFICA

AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL.       INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram as primeiras leis  abstratas infalíveis dos fenômenos dos seres, por suas propriedades, seus acontecimentos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou pela experiência que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos só após a astrolatria.
A terceira semana do mês de Arquimedes mostra os mais destacados astrônomos da Grécia e da Arábia. Foi na época em que a Astronomia, deixando de ser apenas um registro de observações dos astros, tornou-se uma ciência abstrata infalível. Somente com a abstração e as leis abstratas foi possível, pela primeira vez no mundo realizar uma previsão dos acontecimentos astronômicos futuros: a previsão infalível, segura.    Positiva, infalível.
No posto de chefe de semana está Hiparco no domingo que encerra a semana.
Ver o Quadro 0326 01 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento cientifico na antiguidade.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


HIPARCO (160-125 aC) nasceu em Nicéia, na Ásia Menor, hoje na Turquia. Suas observações astronômicas foram feitas na ilha de Rodes, não havendo notícia de que tenha morado em Alexandria.
Ptolomeu, escrevendo no século seguinte, fala dele como um pesquisador laborioso e faz continuadas referências aos resultados que Hiparco tinha conseguido. Mas a grande obra histórica de Delambre mostra pela primeira vez com detalhe que Ptolomeu reconheceu apenas uma parte pequena do que usou da obra de Hiparco. Mas grande reputação de Ptolomeu no tempo da astronomia árabe e na Idade Média se deveu na verdade, às descobertas de Hiparco.
Em parte o manual elaborado por Ptolomeu teve o mérito de apresentar didaticamente os avanços da astronomia em seu tempo. Mas sua falta de ética ficou célebre como uma das primeiras fraudes científicas na história, consistindo em apresentar como suas as observações dos astros que na verdade foram feitas por Hiparco de Rodes. Foi um furto da sua fama por Ptolomeu. Muitas fraudes como as de Ptolomeu foram notadas até nossos dias.
As descobertas de Hiparco foram de fato numerosas, porém as duas mais importantes consistiram na instituição da trigonometria e o estabelecimento da precessão dos equinócios, que, na verdade, são estreitamente ligadas entre si. Os equinócios são os dias de cada ano em que a posição do sol faz a duração do dia e da noite ficar igual em todas as partes da terra. O equinócio de inverno marca o início da primavera e o de verão marca o início do outono. A precessão dos equinócios é a ocorrência antecipada do fenômeno.
Hiparco encontrou, comparando suas próprias observações das estrelas com aquelas observações feitas 150 anos antes por Aristile e Timocharis, que suas posições mostravam uma diferença notável, com valores irregulares. Ele verificou que os pontos dos equinócios se alteravam a cada ano, em direção oposta ao do movimento do sol. Eles pareciam retroceder, os equinócios ocorrendo um pouco mais cedo do que se permanecessem estacionários. A conversão dos valores mostra que Hiparco era capaz de resolver o triângulo esférico produzido pelas intercessões do equador e da eclítica com um meridiano. Em outras palavras significava que ele descobriu os princípios da trigonometria plana e esférica. Ele tornou possível calcular as dimensões dos lados e ângulos nos triângulos, tornando suas relações algébricas.
As descobertas posteriores de Hiparco sobre os movimentos do sol e da lua exigiam o emprego da trigonometria, tanto plana como esférica. Ele compôs uma tabela das funções trigonométricas em 12 livros.
PREVISÃO. O resultado das pesquisas de Hiparco foi que as tabelas lunares e solares determinavam com muita precisão da posição do sol e da lua no céu num dia qualquer do ano. Nesse ponto da evolução científica a Astronomia começa a se aproximar do objetivo final de toda investigação científica: A PREVISÃO. O conhecimento das leis dos fenômenos abstratos passou a permitir a determinação dos acontecimentos astronômicos com antecedência. O que é a previsão feita por leis infalíveis da ciência positiva. Positiva, infalível.
Hiparco pode ser considerado como o fundador da astronomia científica abstrata, estabelecendo as leis teóricas que governam o fenômeno astronômico. Essa ciência tem a característica de combinar a observação de precisão com a faculdade de medir as grandezas indiretamente, que é objetivo final da ciência matemática.
As observações de Hiparco foram instituídas com instrumentos apenas ligeiramente superiores em precisão aos dos antigos, mas cem vezes inferiores aos instrumentos de um observatório moderno. Porém as investigações de Hiparco foram feitas sendo ele genial cientista conhecedor da Geometria. Dessa forma Hiparco atingiu como resultado o objetivo que distingue a verdadeira ciência da erudição histórica e literária vazia: a PREVISÃO infalível, positiva, dos fenômenos.

AMANHÃ: Varro o mais sábio dos romanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário