domingo, 15 de janeiro de 2012

0113 OSSIAN

JANEIR0 13: Manteve a coragem e a perseverança mesmo na derrota: OSSIAN

OSSIAN
Oisín na antiga língua céltica gaélica das ilhas britânicas
(Viveu cerca do século III, dos anos 200 da nossa era)

FAMOSO GUERREIRO E POETA IRLANDÊS DESCENDENTE DOS ANTIGOS DRÚIDAS

Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando a base da
civilização do futuro.


Os bardos ou poetas relembram as glórias dos tempos passados, inspirando o sentimento de patriotismo do povo. É uma forma de transmissão do conhecimento, aperfeiçoando as emoções para estimular o sentimento de associação do grupo, que são as emoções do altruísmo, o sentimento social, gregário.
Assim foi na difusão do poder romano, que no norte da Inglaterra, na Irlanda e na Escócia, ocorreu a vitória sobre os Drúidas, com sangrentas lutas. Ossian, um príncipe famoso por seu valor na guerra, sobrevivendo a seus companheiros mortos na luta, depois de velho e cego, cantou a glória de sua família, de sua tropa. Na luta tinha perdido seu filho, em quem depositava toda sua esperança.
Ossian produziu sua obra no idioma gaélico. O gaélico ou goidélico é o grupo de línguas dos celtas que inclui o irlandês, o gaélico e o manquês. Outras línguas gaélicas já estão extintas.  Os celtas foram uma das tribos indo-germânicas que a partir do centro da Europa se dirigiu para o oeste e sudoeste do continente e pela Ásia.
Os celtas estabeleceram-se no que hoje é a França e a Alemanha cerca dos anos 1100 antes da nossa era, estando na Idade do Bronze. Entre os anos 700 e 400 antes de nossa era chegaram às ilhas da Inglaterra, já na Era do Ferro.
O nome das tribos celtas vem do nome Keltoi dado por Heródoto e outros escritores gregos. Os romanos os chamavam de Gauleses na Europa e de Britanni na Inglaterra. Cerca dos anos 400 da nossa era São Patrick e seus missionários estabeleceram o cristianismo na Irlanda, que foi o centro do cristianismo céltico. As tradições celtas muito mais tarde se reduziram por volta dos anos 1100 em todo o continente europeu com o predomínio geral da Igreja Católica Romana.
Ossian é o poeta mais conhecido da Ciclo Fenian, das lendas e narrativas de de Finn MacCumhaill e suas tropas de guerra. Os temas são todos de origem irlandesa. Muito numerosos, os contos de campanhas, derrotas e vitórias, de matança de monstros, de visitantes mágicos, são de uma época remota dos anos 200 da nossa era. Na obras de Ossian se percebe um tom de paganismo anticlerical de reação contra o cristianismo, lamentando as derrotas e rememorando a glória do passado com um amargo desdém pelo cristianismo de então. São Patrick  é descrito frequentemente como um clérigo intolerante. Desse modo ficou rememorada a difusão da cultura romana cristã na Inglaterra.
A grande sociedade humana se tornou forte e manteve sua continuidade no tempo e no espaço graças ao recebimento de contribuições de todas as nações da terra. Todas colaboraram com sua parte para a herança que cabe a todo o povo humano. Os poetas, como um dos formadores de opinião, merecem nossa veneração ao dar suporte à coragem e à perseverança dos combatentes e dos oprimidos.


AMANHÃ: Buda o iluminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário