sábado, 14 de janeiro de 2012

0105 LICURGO

0105 LICURGO

JANEIRO 05. LICURGO: legislador fundador da nação guerreira de Esparta.

LICURGO
Lycurgue em francês, Lycurgus em latim e inglês
(viveu nos anos 800 ou 600 antes de nossa era)

LEGISLADOR ESTADISTA FUNDADOR LENDÁRIO DA NAÇÃO GUERREIRA DE ESPARTA

Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a base da civilização do futuro.

LICURGO de Esparta é um legislador e estadista cuja vida tem poucas informações históricas, sendo considerado, pelo menos em parte, como um tipo mítico. Ele teria vivido no século 7º antes de nossa era, aC, antes de Cristo.
Os grandes tipos humanos do princípio da civilização grega são quase todos da lenda, míticos. Como não há outra origem, essas lendas descrevem com certa fantasia os feitos, o heroísmo, a coragem dos homens que chefiaram a evolução da sociedade. Não há como temer grande erro ou de grande ameaça que venham dos deuses antigos e modernos.
A história de Esparta mostra as condições do terreno na Grécia antiga, recortado pelo mar e pelas montanhas. O solo acidentado dificultava a formação das grandes civilizações da Teocracia. Os constantes conflitos entre tribos pequenas levavam ao predomínio dos guerreiros, que, nas Teocracias estavam subordinados aos sacerdotes. Assim se compreende a razão da evolução dos gregos, o povo que primeiro se livrou da Teocracia no mundo, podendo progredir fora do controle da casta sacerdotal.
È necessário notar que a divisão por castas foi um grande progresso quando as profissões eram ensinadas diretamente pelos mais velhos. A casta assegurou o desenvolvimento de cada profissão. Só mais tarde, com o recurso da teoria, as castas se tornaram uma opressão e se tornaram injustas ao impedir a ascensão dos mais competentes. Os gregos foram aqueles pioneiros que terminaram com o longo domínio da Teocracia com suas castas fechadas, que inicialmente foram oportunas e progressistas. Depois elas passaram a ser injustas e retrógradas.
Embora com pouca documentação histórica, não há dúvida que Licurgo fez grandes mudanças em Esparta. A tradição faz acreditar que ele acompanhou as leis que foram estabelecidas em Creta. Ou teria recebido essas leis do Oráculo de Delphi, muito respeitado pelos Dórios que formaram a nação de Esparta. Os oráculos eram lugares para a consulta aos deuses, feita por meio de um sacerdote, com várias maneiras de consulta, como às vísceras dos animais, ou pelos animais sagrados. São uma antiga instituição dos sacerdotes da Teocracia.
É certo que Licurgo, por meio de suas leis, estabeleceu uma constituição que transformou a nação espartana numa força militar. Os espartanos fizeram um juramento de não alterar as leis impostas por Licurgo até que ele voltasse. Então Licurgo foi para um exílio voluntário e nunca mais voltou.
A escravidão encontrada nas civilizações antigas é sempre lamentada como um grave erro. No entanto, a visão filosófica da história mostra que a escravidão antiga, foi, de fato, um progresso na evolução da sociedade dos homens. A ferocidade animal dos homens levava à morte todos os vencidos. Até que descobriram que os vencidos, conservados, poderiam trabalhar para os vencedores. Dessa forma, a escravidão branca foi uma etapa importante no progresso da sociedade.
Na mais antiga era o trabalho sempre foi realizado pela mulher, o homem se dedicando à guerra e à caça. Os homens primitivos, como os animais, eram indolentes, só agindo sob a pressão das necessidades imediatas. Eles eram incapazes de um trabalho cansativo e continuado. A escravidão se tornou o meio encontrado para ensinar o homem a trabalhar. A palavra trabalho tem origem num instrumento de tortura feito com 3 paus: do latim: tripaliu.
Hoje o trabalho é realizado por homens livres. Em certas doenças o trabalho é até usado como eficiente meio de cura. Não mais como o castigo de “ganharás o pão com o suor do seu rosto” que se encontra na bíblia.
As regras da constituição de Esparta mais típicas e duráveis foram:
   1 Combinação de diversas formas de governo segundo as quais os reis, o Senado e as assembléias populares participavam do governo;
   2 A escravização dos vencidos e dos membros da comunidade que não fossem espartanos.
Os escravos eram ameaça constante e para contê-los a classe dos guerreiros foi organizada com a reforma das leis, da propriedade privada e por meio de uma educação geral completamente militar. Todos os espartanos, homens e mulheres eram considerados militares, formando a nação a mais forte da Grécia na guerra.
Licurgo foi o fundador da fraternidade guerreira, mais do que um puro legislador de uma comunidade política.

AMANHÃ: Rômulo o lendário deus protetor de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário