domingo, 8 de janeiro de 2012

0100 O CALENDÁRIO DA FILOSOFIA INOVADORA a maior revolução mental do homem

JANEIRO 01: A história da humanidade demonstrando a inovação da Filosofia.

O NOVO ANO DE 2012
O ano de 2012 é bissexto, com 29 dias no mês de fevereiro.
Neste dia o calendário filosófico é apresentado para mostrar a maior revolução mental da espécie humana desde que passamos da animalidade para a humanidade civilizada de nossos dias. A revolução maior é a passagem do pensamento totalmente mítico para o pensamento seguro, comprovado, verificável, o pensamento científico positivo. É o novo predomínio da observação, da experimentação sobre a imaginação sem controle, sem verificação.

                                O CALENDÁRIO DA INOVAÇÃO FILOSÓFICA
A Filosofia moderna inovadora se apresenta no calendário por meio dos tipos que contribuíram decididamente para o progresso da civilização dos humanos. A civilização se caracteriza pela fixação da população ao solo o que exige a noção básica de propriedade.
O progresso social pode ser comprovado nos anais da história e por vestígios dos tempos em que não havia registro escrito. Progredimos desde os mais remotos tempos em que os humanos ainda viviam sob a forma de animais primitivos nômades sobrevivendo em grupos. Este calendário demonstra a ligação consentida permanente e total do indivíduo à sociedade humana que se encontra hoje em todos os continentes do planeta. A sociedade que é hegemônica sobre todos os animais e que se subordina ao meio ambiente que lhe serve de alimento e de regulação.

A Filosofia da inovação é mostrada na série dos grandes tipos humanos que se sucederam na marcha continuada do progresso social. A evolução é visível na cadeia de nomes concretos que foram os órgãos individuais livres que exerceram as variadas funções no organismo social que se desenvolveu.
Por meio da moderna filosofia da história é que podemos alcançar a concepção geral, ampla, abrangente, do passado humano.
As lendas e descrições apresentadas só começaram a ser conhecidas após o fim da pré-história, quando foi possível registrar por meio da invenção da escrita a ocorrência dos fatos. A invenção da escrita ocorreu por volta de 5300 anos atrás, entre os sumerianos e os egípcios.
A ABSTRAÇÃO CIENTÍFICA. O registro histórico passou a ser na modernidade a fonte empírica, segura, útil, positiva, da formação da ciência da sociedade, da Sociologia teórica pura, abstrata. Ou seja, formou a base da pesquisa abstrata dos fenômenos do agrupamento social, no âmbito da descrição e da análise abstrata dos acontecimentos. Só pelo auxílio da generalização da abstração foi possível perceber as tendências dos fenômenos, as leis abstratas da sociedade. O método abstrato é que permite descobrir leis dos fenômenos, mostrando como funcionam as sociedades. O método descritivo dos objetos, dos seres, não permite ver as tendências dos acontecimentos: é o estudo CONCRETO, diferente do estudo ABSTRATO. Porque a descrição dos fatos particulares não permite descobrir a ocorrência das relações gerais, abrangentes, amplas.
O estabelecimento da Sociologia pura foi preparado no século 18, nos anos 1700. Apenas no século 19, anos 1800, foram elaboradas as ciências abstratas da Sociologia e da Psicologia. Então foram identificados e classificados os órgãos e as funções na sociedade. Na Psicologia teórica foram identificadas e classificadas as funções cerebrais.
A inovação da filosofia demonstra a visão clara e distinta do poder e alcance do raciocínio abstrato, da indução da continuidade histórica das eras, do estudo estático ou sincrônico e dinâmico ou diacrônico da Sociologia pura e da Psicologia, ao abalo da maior revolução mental na troca do pensamento transcendental mítico pelo pensar seguro, útil, científico ou positivo.
Assim na modernidade se reconhece como conseqüência que o objetivo da vida humana era adorar e servir aos deuses e agora passou a ter como destino proteger e servir à sociedade, à humanidade, num verdadeiro humanismo social.
O calendário concreto foi publicado pelo filósofo francês Augusto Comte (1798-1857) no ano de 1849. Os nomes que ali estão são dos tipos que viveram até a primeira geração do século 19, cerca de 1830. O que significa representar a preparação do grande progresso científico baseado, sobretudo pela pesquisa abstrata, realizado no século 19, anos 1800. Essa apresentação foi considerada como um calendário provisório, apropriado para o século XIX.
Esta apresentação histórica atualiza e modifica o texto em inglês organizado por Frederic Harrison, no livro Novo Calendário dos Grandes Homens, na tradução em francês de Ch. Avezac-Lavigne, em dois volumes, Paris: ed.Leroux, 1893. A obra reúne as biografias elaboras por um grupo de intelectuais britânicos, publicada num só volume, em Londres.
São 558 biografias, dispostas em 13 meses de 28 dias cada. Os meses recebem o nome dos grandes servidores da humanidade em cada período histórico. Somente aqueles que criaram ou construíram fazem parte, excluídos os revolucionários e destruidores mesmo os que tenham sido úteis na época.
Em cada mês será mostrado o quadro com os nomes dos tipos humanos lembrados. Em muitos casos o nome individual histórico ou lendário representa a contribuição do grupo de antepassados nossos que contribuíram para o progresso social nessa fase histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário