sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

0103 TIRÉSIAS

JANEIRO 03: lendário profeta conselheiro de oito gerações na Grécia: Tirésias

TIRÉSIAS
Lendário e famoso adivinho profeta grego da cidade de Tebas

Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

Em todas as sociedades organizadas sempre se encontra a Religião como um sistema de ensino, orientação e consagração. É o resultado do sentimento social de natural associação, o altruísmo, nos indivíduos que se reúnem em famílias, em clãs, em tri bus, em nações e na globalização mundial. E que respeitam, temem e veneram os antepassados, resultando na coesão ao longo das gerações, na ligação de cada um na coerência dos seus atos individuais e religando o indivíduo em cooperação com o grupo. Desse modo os indivíduos mantinham sua autonomia pessoal, sua liberdade, sua convergência sendo realizada pelo sistema religioso, pela formação da opinião pública nos cultos, na poesia, nos festivais, nas cerimônias em comum. Os cidadãos em todas as sociedades eram livres, menos os vencidos nas guerras, conservados vivos como escravos, nos tempos antigos, antes da Idade Média feudal na Europa do ocidente.
Verifica-se em cada momento da evolução social o sistema religioso realizando o ensino da arte, da ética, do conhecimento e dos ritos de passagem. A importante classe dos formadores de opinião é constituída pelos magos, oráculos, adivinhos, pelos profetas, pelos sacerdotes.
O conhecimento científico moderno das religiões, dos deuses do presente e do passado exige perfeito equilíbrio no julgamento. Quem tiver uma crença religiosa, crendo em seus deuses poderosos, jamais será justo na avaliação dos deuses dos outros. Do mesmo modo, no estudo e no julgamento dos regimes políticos, quem tiver como infalível sua ideologia política e seu líder político, não poderá ser justo. O pesquisador deve observar os anais da História sem ficar contra nem a favor dos atores nos mais estranhos, odiosos e sangrentos acontecimentos históricos.
O grande tipo de Tirésias é da importante classe dos adivinhos inspirados. É parte da história e da lenda da cidade grega de Tebas. Como herói grego, ele se mostra com uma capacidade excepcional entre os outros heróis de ter tido uma existência miraculosa muito longa, compreendendo oito gerações, cerca de 200 anos. Durante sua vida ele foi o conselheiro e o profeta para todos os fatos públicos que ocorreram na cidade de Tebas.
Sófocles imortalizou a ação de Tirésias na peça ÉDIPO-REI em que ele adverte Édipo dos males que seus crimes lhe causaram. Na ODISSÉIA o grande Homero qualifica Tirésias como o único espírito dentro dos infernos com a capacidade de manter sua própria inteligência depois da morte. Ele conta como Odisseu ao retornar ao mundo dos vivos recebeu do deus Hermes uma folha que o tornou livre dos males da feiticeira Circe, filha do deus Hélios. Circe se enamorou de Odisseu e quando ele resolveu voltar, ela mostrou a Odisseu como achar nos infernos o espírito de Tirésias, o adivinho de Tebas para saber como fazer sua viagem de volta ao lar.
Uma lenda dizia que Tirésias ao chegar a uma colina, encontrou um casal de cobras venenosas acasalando que logo se voltaram contra ele. Tirésias matou a fêmea, com isso sendo transformado em mulher. Tornou-se então numa prostituta famosa. Depois de vários anos, ao fazer orações na mesma colina, encontrou outro casal de cobras venenosas acasalando. Então matou a cobra macho e foi transformado novamente, agora de mulher em homem.
De acordo com a lenda, Tirésias ficou cego por um motivo muito sério, que foi o fato de ter cometido o atrevimento de olhar Athena nua enquanto ela tomava banho numa fonte. Athena era uma das mais importantes deusas na mitologia grega. Na tradição de Roma foi adorada como a deusa Minerva e como Pallas Athenea.
Tirésias pertence à classe dos formadores da opinião onde se encontram os conselheiros religiosos. Os conselheiros constituem o Poder Espiritual que dirige os chefes do Poder Temporal. Na monarquia dos Hebreus eles formavam a classe dos Profetas.


AMANHÃ: Ulisses, o herói dos grandes poemas de Homero no calendário histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário