sábado, 23 de julho de 2011

0724 MIGUEL ÂNGELO

24 DE JULHO. Miguel Ângelo: Sublimidade de imaginação e extraordinários resultados.

MIGUEL ÂNGELO
Michel-Ange, Michelangelo Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni
(nasceu em 1475, em Florença, Itália; morreu em 1564, em Roma)

GRANDE ESCULTOR E PINTOR ITALIANO DE MAIOR INFLUÊNCIA NA ARTE DA EUROPA DO OCIDENTE

A Estética, as artes da linguagem, da emoção e da expressão.
É parte da Filosofia. O sentimento é o motor da atividade e da inteligência.

O Calendário Filosófico consagra dois meses do ano à Estética moderna. O mês de Dante com o nome de Epopéia Moderna coloca também os nomes de representantes da poesia romântica. O outro mês é o de Shakespeare, dedicado ao drama moderno.
A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do povo, da indústria e do comércio. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização pacífica, científica e industrial. A diversidade infinita de atividade social, de conflitos e alterações incessantes da vida estimula a originalidade mental, mas não são favoráveis à perfeição da criação artística.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
As semanas deste oitavo mês do calendário mostram os representantes de todos os países desde o século XII até o século XIX. Dos quarenta e nove nomes, um terço são autores que escreveram em verso.
A segunda semana tem Rafael como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Consta da relação os grandes representantes da evolução social da arte da forma, que são os pintores, os escultores, os arquitetos. Foram escolhidos os representantes principais da arte das diferentes nações, escolas e técnicas diversas. Não é uma classificação pela ordem crescente de mérito. Reúne os nomes representativos e de escolas artísticas opostas.
Ver em 0716 1 O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.


Miguel Ângelo, filho de Ludovic Buonarrotti Simoni, de honrada família de Florença, nasceu perto de Arezzo em 6 de março de 1475.
Aos 13 anos foi aprender com o pintor D. Ghirlandajo, com quem mostrou um gênio precoce para a escultura e obras de sua autoria executadas ainda em sua adolescência estão preservadas. Aos 14 anos, ele chamou a atenção de Laurent o Magnífico e foi admitido para estudar na academia de arte antiga que Laurent havia fundado no palácio Médicis.
Miguel Ângelo na academia desenvolveu sua criatividade como escultor e ali, quando ainda tinha 16 anos, foi que seu rival Torregiano, atacando-o com uma marreta, quebrou o seu nariz e o desfigurou para o resto da vida. Durante esse período, ele estudou anatomia com paixão e praticou a escultura.
Entre 1504 e 1506, ocorreu a grande disputa com Leonardo da Vinci para realizar os desenhos para a Câmara do Conselho de Florença. Em 1506 Miguel Ângelo, pela primeira vez, ganhou a reputação de grande pintor.
Em 1506, com a idade de 31 anos, foi convidado a ir a Roma pelo papa Júlio II para fazer seu grande mausoléu. Miguel Ângelo passou grande parte de sua vida nessa obra imensa, de que o único resultado foi a estátua de Moisés e de algumas estátuas inacabadas. Em 1508, o papa encomendou a decoração do afresco da capela Sixtina. Esse trabalho gigantesco, totalmente feito pelo mestre no espaço de 4 ou 5 anos é, sem dúvida, o mais prodigioso produto da arte depois da Idade Média. Impenetrável, terrível, profunda, essa vasta criação de um gênio possante, foi, por muitos séculos e continua a ser admirada por todos, apesar dos limites impostos ao artista e por sua aparência vigorosa. Esses afrescos são mais a obra de um escultor do que de um pintor, já que não são simplesmente pinturas, mas são poemas dignos de Dante.
Depois da morte do papa Júlio II em 1513, o artista voltou a fazer escultura. Em 1524, com 49 anos, começou a sublime capela de Médicis em Florença, que, com suas 6 colossais estátuas, foi inteiramente feita por Miguel Ângelo. Essas são a maiores obras da escultura.
Ele foi colocado, em 1527, como engenheiro na defesa da República contra os Médicis. Em 1534 foi chamado para completar os afrescos da capela Sixtina, quando fez o Julgamento Final. Essa obra enorme é mais um prodígio de um desenhista consumado, do que uma simples pintura, ao mesmo tempo em que ela contém várias das concepções, das mais originais, do possante mestre. Elas foram expostas em 1541 e são, com os afrescos da capela Paulina, as últimas pinturas que o artista realizou.
Em 1547 o artista foi chamado para ser o arquiteto da igreja de S. Pedro em Roma e continuou até sua morte a trabalhar nessa construção. A cúpula do templo foi inteiramente feita por ele.
Miguel Ângelo morreu em Roma em 1564, com 89 anos de idade. Foi enterrado com grande pompa na igreja de Santa Croce em Florença. Ele foi o maior gênio da arte, sendo tanto um escultor e arquiteto quanto um pintor. Como personalidade, foi fiel, inflexível, independente, frugal, elevado, generoso, puro e sincero. Como poeta, ele foi dos mais eminentes, seus Sonetos o colocando entre os melhores poetas líricos do seu tempo. Nenhum outro pintor colocou a poesia em sua arte em tão alto grau. Essa a razão de ser chamado com justiça de “O Dante da arte”.
Em elevação de caráter, em sublimidade de imaginação e em seus extraordinários resultados, Miguel Ângelo deve ser colocado entre os maiores filhos da Humanidade, entre os maiores colaboradores da maravilhosa evolução da sociedade humana desde a mais selvagem animalidade até nossos dias, através dos milênios.


AMANHÃ: Entre as maiores personalidades artísticas da Alemanha: o pintor Holbein.


Nenhum comentário:

Postar um comentário