sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

0115 FU-HI

15 DE JANEIRO: Fu-Hi primeiro legislador da China.

FU-HI
Fu-Hsi, T’ai Hao (o Grande Brilho) Pao Hsi, Mi Hsi
GRANDE IMPERADOR MÍTICO CHINÊS SEU PRIMEIRO LEGISLADOR
Viveu cerca de 2300 anos antes da nossa era

Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

FU-HI é a forma ocidental do nome Fu-Xi, na lenda o autor do sistema político e social da China e seu primeiro legislador. Ele pertence a uma época impossível de se determinar, anterior aos tempos históricos, quando ainda não se registravam os acontecimentos por escrito ou em monumentos e outros indícios. Supõe-se que essa época foi dentro do 24º século aC, ou seja, cerca de 2300 anos antes de Cristo.
Assim como a origem das instituições inglesas é atribuída pela lenda ao rei Alfredo, as dos romanos atribuídas a Numa, as de Esparta devidas a Licurgo e as dos judeus devidas a Moisés, os historiadores chineses atribuem suas instituições a Fu-Hi.
A tradição diz que ele pertencia à província central de Honan e que ele teria reinado durante 115 anos. Seu túmulo é ainda conservado em Chin-Chooo.
È atribuída a Fu-Hi a instituição do casamento, a divisão da nação em classes e tribos, a divisão do tempo e das estações do ano, a formação do calendário, o uso do ferro, do sal, das construções regulares e a prática da pesca e da caça. O segundo rei, Chen-Noung, pelo que diz a tradição, passa como inventor do arado e de ter dado regras para a agricultura. O que pode representar a passagem da civilização chinesa da vida nômade para a vida sedentária.
Fu-Hi viveu numa era em que a escrita não havia sido inventada. A lenda afirma que ele desenvolveu os hexagramas do I Ching. O esquema teria sido descoberto no casco de uma tartaruga. Seria um meio gráfico para entender e até controlar o futuro.
Descobertas arqueológicas recentes no último século mostram vestígios da vida pré-histórica na Ásia. No território da China, no longo período da pedra lascada, o Paleolítico, viveram caçadores nômades. Os homens modernos, o Homo Sapiens, pode ter chegado ali cerca de 200.000 anos atrás. O desenvolvimento da agricultura começou há 10.000 anos, com a chegada da vida sedentária 5.000 anos depois, em diversas regiões da China, com a formação de vilas do período neolítico, da pedra polida. As primeiras plantações eram de milho e na China central produzia arroz em terrenos alagados, consumidos com peixe e plantas aquáticas. Os homens já tinham domesticado porcos, cães e gado.
Na tradição da China a história é mostrada por uma série de governantes lendários, em muitas dinastias sucessivas. Em cada dinastia as invenções são feitas, como a agricultura, a família, a cultura da seda, barcos, carroças, arco-e-flexa , calendário.
A dinastia Xia deve ter sido estabelecida em torno de 2200 aC a 1500 aC por 5 séculos até ser seguida da dinastia Shang. A passagem da era da pedra polida, do Neolítico para a era do bronze no norte da China pode corresponder à dinastia Xia.
A era do bronze marca a instituição da escrita, do trabalho com metais, a domesticação de cavalos, a formação do sistema de classes sociais, com o estabelecimento da hierarquia política e religiosa. O bronze foi descoberto em várias partes do mundo, quando rochas ricas em minério de cobre e em minério de estanho eram colocadas juntas nas fogueiras primitivas e derretidas, formando a liga.
Ao nascer a dinastia Shang, os registros históricos e os dados arqueológicos começam a coincidir. As tradições da China sobre os imperadores Shang são confirmadas pelas inscrições feitas em ossos de animais e em cascos de tartarugas encontrados recentemente no vale do rio Amarelo.
Com o aprimoramento da pesquisa arqueológica, podemos conhecer a evolução longa e trabalhosa da sociedade, feita através de milênios. É um maravilhoso romance da vida real. O romance da família dos humanos. O romance da nossa família.

AMANHÃ: : Lau-tseu e o Taoísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário