sábado, 1 de janeiro de 2011

0100 O CALENDÁRIO DA FILOSOFIA INOVADORA

A história da humanidade demonstrando a inovação da Filosofia.

01 DE JANEIRO.
Neste dia o calendário filosófico é apresentado para mostrar a maior revolução mental da espécie humana desde que passamos da animalidade para a humanidade civilizada de nossos dias.

O CALENDÁRIO DA INOVAÇÃO FILOSÓFICA
A Filosofia inovadora se apresenta no calendário por meio dos tipos humanos que contribuíram decididamente para o progresso da civilização dos humanos. Desde os mais remotos tempos em que os humanos  ainda  sob a forma de animais primitivos vivam na selva sobrevivendo em grupos.

A Filosofia da inovação é mostrada na série dos grandes tipos humanos que se sucederam na marcha continuada do progresso social. A evolução é visível na cadeia de nomes concretos que foram os órgãos individuais livres que exerceram as variadas funções no organismo social que se desenvolveu.
Por meio da moderna filosofia da história é que podemos alcançar a concepção geral, amplamente abrangente, do passado humano.
O conjunto de biografias apresentado só começou a ser conhecido após o fim da pré-história, quando foi possível registrar pela escrita a ocorrência dos fatos. O registro histórico passou a ser na modernidade a fonte empírica, segura, útil, positiva, da formação da ciência da sociedade, da sociologia teórica pura, abstrata. Ou seja, do estudo dos fenômenos do agrupamento social, no âmbito abstrato dos acontecimentos. Só pelo auxílio da generalização com o uso da abstração foi possível perceber as tendências dos fenômenos sociais, as leis abstratas da sociedade.
O estabelecimento da Sociologia pura foi preparado no século 18, nos anos 1700. Apenas no século 19, anos 1800, foram elaboradas as ciências da sociedade e da psicologia.
A inovação da filosofia demonstra a visão clara e distinta do poder e do alcance do raciocínio abstrato, até nossos dias ignorado pelos pensadores. A inovação comprova a continuidade histórica das eras, do estudo estático ou sincrônico e dinâmico ou diacrônico da Sociologia pura e da Psicologia. A inovação da filosofia mostra de forma clara e distinta o abalo na vida humana produzido pela maior revolução mental da história, pela troca do pensamento transcendental mítico pelo pensar seguro, científico ou positivo. A inovação da filosofia moderna já provocou a grande alteração no objetivo da vida humana. A partir do fim da Idade Média nos anos 1300, o objetivo da vida que tinha como referência a vontade dos deuses mudou e hoje a vida humana passou a referir-se ao bem da sociedade, ao bem da humanidade, num verdadeiro humanismo social. Vivemos agora para conhecer e amar a humanidade.
O calendário concreto foi publicado pelo filósofo francês Augusto Comte (1798-1857) no ano de 1849. Os nomes que ali estão são dos tipos que viveram até a primeira geração do século 19, até cerca de 1830. O que significa representar a preparação do grande progresso científico realizado no século 19, anos 1800.



Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer OU
quadro concreto da preparação humana

LUNEDIA=segnda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
                        Os nomes à esquerda são para o ano comum; à direita, anos bissextos.
Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário