sexta-feira, 29 de abril de 2016

0501 B DEMÓSTENES a arte de falar na oratória e da argumentação na retórica

01 DE MAIO. Demóstenes: exercício para a correção da gagueira e da pronúncia

DEMÓSTENES
Demosthenes
(nasceu no ano 384 antes da nossa era, em Atenas; morreu no ano 322, na Calauria, em Argolis, na Grécia)

ESTADISTA ATENIENSE MAIOR ORADOR DA GRÉCIA ANTIGA

         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico.
São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua própria defesa, sempre procurando fazer a conquista.
Foi Roma com suas qualidades militares e de administração política que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação.
O resultado foi pela primeira vez uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, que veio a ter mais tarde uma religião universal, comum a todo o continente.

Esta é a segunda semana do mês da Civilização Militar que mostra a cultura grega imposta pela força sobre a parte do oriente do mundo antigo. Representa a garantia da defesa feita da civilização ocidental por meio da dominação militar na conquista da Teocracia oriental.
O tipo humano representante desta fase da evolução social é Alexandre, que chefia a semana que finda com o domingo.

Ver o Quadro 0422 01 B do mês de César  a Civilização Militar que mostra os grandes homens representantes da criação de um continente europeu unido e em paz.


Demóstenes, nascido mais de 300 anos antes de nossa era, foi o filho de um rico fabricante de espadas. Ele tinha sete anos quando seu pai morreu, deixando uma grande herança. Mas os tutores desviaram os bens que deveriam conservar para Demóstenes. Quando chegou à maioridade, ele recebeu muito pouco de sua herança.
O forte propósito de processar nos tribunais os guardiões de sua herança levou Demóstenes a se preparar na arte de falar em público, na arte da oratória e no estudo da retórica para advogados, a arte da argumentação nos tribunais.
Para corrigir defeitos de sua voz, de gagueira e de pronúncia, mantinha-se escondido, fazendo exercícios como falando mais forte do que o barulho das ondas do mar ou com pedras na boca, com rapidez e frente ao espelho.
Mas sua primeira apresentação em público foi um desastre, com o povo rindo de sua voz. O processo contra seu tutor lhe rendeu muito pouco. O que aproveitou desse grande esforço foi ganhar a capacidade de bem falar e do uso de fulminante argumentação. Os discursos desse processo foram conservados até hoje.
Demóstenes manteve para sempre o hábito de estudar com determinação e, para conhecer o passado da Grécia, copiou oito vezes a historia do país em Tucídides, para memorizar os detalhes dos eventos antigos. Assim tornou-se um bem sucedido redator profissional de discurso.
Demóstenes teve um papel político importante, defendendo sua pátria, a Atenas democrática, contra a ameaça de agressão da teocracia da Pérsia, mas também contra as tropas da Macedônia do rei Felipe II. A atuação nociva dele contra os macedônios que iria reunir os gregos na guerra contra a Pérsia, é um exemplo de como é difícil a um grande patriota como Demóstenes conhecer como se encaminha a evolução da sociedade em seu tempo.
O domínio dos macedônios sobre as cidades gregas, a que Demóstenes se opôs por toda a vida, mostrou-se benéfico para toda Grécia, já que pacificou a região e levou a civilização dos gregos até a Ásia, ao vencer os persas com o Alexandre o Grande, filho de Felipe II. Portanto, o projeto de Felipe II, completado por seu filho Alexandre, resultou na paz interna dos gregos e na proteção definitiva da Europa contra a opressão religiosa da Teocracia dos persas.
Dessa forma, a história das mais avançadas populações da sociedade humana não ocoreu apenas em linha reta, mas por muitas fases de conflito, de retrocesso, confusas. A evolução da sociedade humana não foi, de fato, uma evolução linear, sempre progressiva, mas o resultado final foi o progresso constante.
As grandes lutas, com vitórias e derrotas, nos mostram o esforço de nossos antepassados na colaboração espontânea para o progresso da grande sociedade humana.
Essa é a nossa grande família. Não esqueça, não estamos sozinhos nessa estrada da vida. Somos felizes.
Mas devemos ter consciência dessa felicidade.
Sinta-se feliz, muito feliz, aqui e agora!


AMANHÃ: Ptolomeu Lagus general macedônio rei do Egito.





GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário