terça-feira, 26 de abril de 2016

0427 B EPAMINONDAS: GENERAL VIRTUOSO E A NOVA MORAL GREGA

27 DE ABRIL: General grego virtuoso: EPAMINONDAS

EPAMINONDAS
(nasceu cerca do ano 410 antes da nossa era em Tebas;
morreu em 362, em Mantineia, no Peloponeso)

GENERAL GREGO E ESTADISTA VIRTUOSO RENOVOU A MORAL NA GRÉCIA ANTIGA


Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.


EPAMINONDAS recebeu esmerada educação, embora seu pai não fosse rico. Estudou filosofia com Lysis de Tarento, um filósofo da escola do matemático grego Pitágoras que ficara em Tebas.
A tomada de Atenas ocorreu no ano 404 antes da nossa era por Esparta, que passou a dominar toda a Grécia, com o fim da guerra do Peloponeso. A política de opressão e de deslealdade produziu o desagrado geral contra os espartanos, mesmo entre seus antigos aliados. Em Tebas, a principal cidade da Boécia, dois amigos famosos, Epaminondas e Pelópidas, por meio de uma revolta repentina, derrubaram o partido oligárquico, da minoria de Esparta no ano 379 antes da nossa era.
Até esse tempo Tebas não era uma Cidade-Estado de primeira ordem e seu passado histórico lhe dava pouco de valor. Os moradores da Boécia eram objeto de zombaria como um povo de gente gorda e um tanto abrutalhada com uma superioridade única nos combates dos jogos de atletismo.
Essa situação mudou sob a influência de Epaminondas que combinou ao mais alto grau a capacidade política e militar coma elevação do caráter moral. Epaminondas teve a boa sorte em sua juventude de receber o ensino pitagórico, a única filosofia grega que, por sua ação sobre os sentimentos e sobre o caráter como sobre a inteligência mereceu ser considerada uma religião. Em toda sua vida ele se destacou não só por qualidades e talentos que eram sempre mostradas por seus compatriotas, mas ainda por qualidades estranhas aos gregos: a constância, a abnegação, a humildade, a castidade e a ausência de ciúmes e de rancor.
Epaminondas representa o tipo mais perfeito da natureza moral e intelectual. Foi colocado pelas circunstâncias de modo que conseguiu manifestar e empregar todas suas preciosas qualidades humanas.
Devido a sua ação e ao seu exemplo, provocou nada menos que uma renovação espiritual entre seus concidadãos, em especial entre os mais jovens, e, ao mesmo tempo mudou completamente a situação de vida na Grécia.
Na batalha de Leutra em 371 antes da nossa era uma nova manobra introduzida por Epaminondas e sua tática militar magistral fez a primeira grande derrota que Esparta já sofreu. Tebas tornou-se então o Estado preponderante da Grécia.
Epaminondas procurou realizar o projeto de unir as Cidades gregas debaixo da presidência de Tebas, numa confederação onde a independência da cada uma fosse respeitada, em vez de ser dominada como sob a supremacia de Esparta e de Atenas. Esse projeto era um projeto irrealizável, como se sabe, mais não era de fato quimérico.
Na batalha de Mantineia Epaminondas morreu depois de 17 anos de luta. Nessa batalha os exércitos combinados de Esparta e de Atenas foram derrotados pelo exército tebano de Epaminondas. Ferido mortalmente no campo de batalha, pediu seu escudo para beijá-lo.
Informado da vitória, disse que aquele sucesso servia para perpetuar sua memória. Em seguida, para uma morte inevitável, retirou do corpo a lança que o ferira.

AMANHÃ: Temístocles mestre da estratégia grega.

GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário