quarta-feira, 27 de abril de 2016

0428 B TEMÍSTOCLES previsão a longo prazo para vencer a batalha de Salamina

28 DE ABRIL: Temístocles o mais importante mestre da estratégia grega.

TEMÍSTOCLES
Themistocles
(nasceu cerca do ano 527 antes da nossa era; morreu cerca do ano 460)

ESTADISTA GENERAL ATENIENSE HERÓI DA BATALHA NAVAL DE SALAMINA NO ANO 480 aC

         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico. São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua defesa, sempre procurando fazer a conquista. Foi Roma com suas qualidades que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e cooperação. O resultado foi pela primeira vez  uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permanece para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, a ter mais tarde um religião universal, comum a todo o continente.
A primeira semana comemora a obra política e militar da Grécia antiga que repeliu os ataques da teocracia persa de forma permanente, defendendo a nossa civilização ocidental. A semana se encerra no domingo com Temístocles, o seu representante principal.

Ver o Quadro 0422 01 B do mês de César  a Civilização Militar que mostra os grandes homens representantes da criação de um continente europeu unido e em paz.


O pai de Temístocles, Neocles pertencia a uma família aristocrática, mas sua mãe não era ateniense. Ele não foi aceito como cidadão ateniense a não ser em 508. Por essa razão, teria ele simpatia pela ala popular.
A partir de 483 Temístocles controlou a política de Atenas e convenceu seus cidadãos de que o rei da Pérsia preparava nova invasão em seguida da Batalha de Maratona, e que era necessária uma frota grande e forte de novos navios. A proposta importante de Temístocles de preparar a força naval de Atenas e dos outros gregos foi a base da vitória na BATALHA DE SALAMINA. Era sabido que os persas teriam grande vantagem numa luta em terra firme, por seus soldados e por sua cavalaria. O ponto fraco era, para os persas invasores, o fornecimento de armas e de alimentação às sua tropas, feito por mar. Com grande força naval, os gregos poderiam tornar impossível uma vitória dos persas tanto no mar, como em terra firme.
No governo instável da democracia ateniense, só com muito esforço e muito tempo foi possível a Temístocles realizar a multiplicação por três do número de barcos da frota ateniense. Um fato na mina de prata do governo colaborou: -a descoberta de novo rico filão de minério em 483 aC  - permitiu novos lucros para a compra dos novos navios. Então, quando na invasão do rei Xerxes I, da Pérsia, em 480 aC, Atenas tinha já 200 triremes, em vez de apenas 70, e tinha muitos remadores em treinamento.
Os triremes, novos navios de guerra, foram então desenvolvidos com nova forma, com 170 remadores postos em três fileiras, 31 na superior, 27 remadores na fileira do meio e 27 na de baixo. Eram 85 remadores de cada lado. O casco foi reforçado com bronze para destroçar o bordo dos barcos inimigos, e fortificado com homens armados com espada e com arqueiros. Os novos barcos eram muito mais leves, velozes e fortes.
Na batalha naval de SALAMINA, em 480 aC, Temístocles comandou a frota de Atenas, ficando o comando geral com o almirante espartano Eurybiades. O resultado foi a derrota da frota persa, que contava com poderosos navios fenícios, seus aliados.
Os persas, derrotados, nunca mais ameaçariam a Grécia após essa importante derrota na BATALHA NAVAL DE SALAMINA.
Após essa vitória grega, preparada por longo prazo e realizada por Temístocles, ele foi aclamado o mais importante homem de seu tempo. Foi o sábio estrategista da vitória dos gregos na batalha naval de Salamina. Estratégia é a arte de prever o que deve ser feito. Como deve ser feito é o objetivo da Tática.
Mais tarde, Temístocles perdeu popularidade e em 471 sofreu o ostracismo, sendo desterrado. Viveu em Magnésia até sua morte.
Apesar de um final triste, foi um grande estadista, de notável habilidade e sua política naval assegurou a salvação da cultura intelectual da Grécia. Ele também incentivou o comércio, abrindo Atenas aos negociantes do estrangeiro.
São homens como Temístocles que formam o conjunto do passado, representando as populações de seu tempo, que trabalharam para avançar a evolução da sociedade humana em todos os setores, em todas as habilidades.
É Temístocles um dos nossos antepassados mais admirável, que nos faz felizes em pertencer a essa grande família humana, que está em permanente progresso, como testemunhamos ao longo da demorada evolução da nossa operosa sociedade. 


AMANHÃ: A célebre era do governo de Péricles.

GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário