quinta-feira, 14 de abril de 2016

0415 B VARRO o sábio primeiro enciclopedista romano

15 DE ABRIL.  VARRO: tratados de agricultura, língua latina e antiguidades históricas

VARRO
Marcus Terentius Varro
(nasceu no ano 116 antes da nossa era, em Reate, na Itália; morreu em 27 antes da nossa era)

SÁBIO ESCRITOR E PATRIOTA INFLUENTE NO IMPÉRIO ROMANO

AS BASES DA CIÊNCIA
O início do estudo ABSTRATO nas ciências foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que existam na natureza ou coisas que se possam fabricar: são abstrações.
Os romanos conservaram as descobertas dos gregos e aplicaram-nas à ação prática. Estavam empenhados na construção de uma grande pátria, que usou sua força e extraordinária habilidade para pacificar as diversas tribos brancas selvagens da Europa. O Império Romano tornou o continente europeu homogêneo e pacífico. As obras de engenharia de notável complexidade foram realizadas com o uso do saber teórico desenvolvido pelos gregos.

A quarta e última semana do mês de Arquimedes apresenta a comemoração dos tipos humanos, principalmente romanos, que, sem fazer descobertas científicas, aplicaram as ciências às artes da vida e prepararam os conhecimentos necessários aos pensadores do futuro. Os pesquisadores que desenvolveram a ciência moderna. Plínio o Velho é o representante principal desses homens, entre os quais se vêem autores de tratados sobre agricultura, arquitetura e geografia. Plínio é o chefe de semana, no domingo que a termina.

Ver o Quadro 0325 01 B do mês de Arquimedes  Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento científico na antiguidade.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



VARRO foi educado nas antigas tradições romanas de simplicidade e de coragem sem arrogância, recebendo a melhor instrução grega e latina de seu tempo. Foi o maior sábio dos romanos na opinião de Cícero e de Santo Agostinho.
Serviu ao seu país na terra e no mar, foi pro-questor, um magistrado do tesouro para Pompeu nas guerras contra os piratas e contra o rei Mitridate, de Pontus, na Ásia Menor; uniu-se ao partido aristocrático na guerra civil e foi tenente de Pompeu na Espanha. Com a derrota do partido do senado e de Pompeu na luta contra César, submeteu-se ao vencedor. César o recebeu com bondade e o encarregou de dirigir a formação de uma grande biblioteca pública. A partir de então se retirou da política, consagrando-se ao trabalho intelectual. Morreu no ano 28, antes da nossa era, com 89 anos de idade.
Varro foi ao mesmo tempo o mais fecundo e o mais sábio dos romanos. A ele são atribuídos mais de 490 volumes escritos. O número exato seria de 620 volumes, formando 74 obras em vários volumes. Suas obras foram as mais variadas e suas vastas pesquisas originais sobre todos os assuntos formam uma enciclopédia romana completa no ponto de vista prático, histórico, filosófico e religioso. Além de sátiras e ensaios, suas mais importantes obras tratam da agricultura, da língua latina e das antiguidades históricas.
Os três livros sobre agricultura são de fato manuais práticos e apresentam em detalhe as tarefas da fazenda, da criação e da economia rural, retiradas de seus conhecimentos e de suas observações pessoais.
O seu tratado sobre a linguagem constitui o tratado mais completo e mais científico que os romanos puderam dar de sua própria língua, o latim.
Mas a obra capital de Varro foi sua obra em 41 livros sobre a antiguidade tanto humana quanto religiosa. Foi por meio de santo Agostinho que nós a conhecemos quase inteiramente, por ter ele se servido como um manual dos deuses da religião do politeísmo, chamada de paganismo pelos cristãos.
Varro nessa obra começa na origem do homem, depois trata do povo primitivo da Itália antiga e finalmente expõe a origem, a história dos primeiros tempos e a cronologia de Roma, em que fixa sua fundação no ano 753 antes da nossa era. Ele discute a política e as instituições de Roma desde o seu começo. Nenhuma obra dos tempos de Roma antiga seria tão inestimável. Mas foi destruída quase inteiramente pelo receio do fanatismo dos primeiros tempos do cristianismo em relação ao efeito do principal manual da teologia da religião do politeísmo.
De maneira rudimentar e preliminar, Varro fez três ensaios que só a ciência moderna poderá levar ao termo:
1 o uso da ciência aplicada à indústria prática;
2 o estudo científico da linguagem;
3 o esboço da evolução humana, desde as eras mais primitivas, sob a influência de uma crença religiosa.
Por sua obra Disciplinae, Disciplinas, do ano 30 antes da nossa era, sobre todos os assuntos, em nove livros, Varro é tido como o primeiro enciclopedista romano.


AMANHÃ: A agricultura científica de Roma por Columela.



GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

       
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário