segunda-feira, 25 de abril de 2016

0426 B XENOFONTE brilhante general e filósofo grego primeiro jornalista de guerra


26 DE ABRIL. Xenofonte- Anabasis: a descrição da retirada de 10 mil em 5 meses

XENOFONTE
Xenophon
(nasceu no ano 431 antes da nossa era, na Ática, Grécia; morreu cerca do ano 350, na Ática)

HISTORIADOR GREGO MILITAR FILÓSOFO E ENSAÍSTA AUTOR DE ANABASIS

         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico. São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua defesa, sempre procurando fazer a conquista. Foi Roma com suas qualidades que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e cooperação. O resultado foi pela primeira vez  uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permanece para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, a ter mais tarde um religião universal, comum a todo o continente.
A primeira semana comemora a obra política e militar da Grécia antiga que repeliu os ataques da teocracia persa de forma permanente, defendendo a nossa civilização ocidental. A semana se encerra no domingo com Temístocles, o seu representante principal.

Ver o Quadro 0422 01 B do mês de César  a Civilização Militar que mostra os grandes homens representantes da criação de um continente europeu unido e em paz.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



Xenofonte nasceu em Atenas, de família rica. Ele e seus companheiros acompanhavam as aulas de Sócrates, ouvindo o filósofo falar sentados a seus pés. Conservadores, não aceitavam a democracia radical de Atenas, aspirando a um governo conservador de direita. O desgosto com a política democrática aumentou com o processo e condenação à morte de Sócrates.
Xenofonte cresceu durante a guerra entre Atenas e Esparta de 431 a 404. Serviu na cavalaria ateniense de elite.
Em 401 participou de combates dentro da Ásia, contra Artaxerxes II. Com a derrota de seus aliados, comandou a retirada de 10 mil guerreiros, em marcha de 2400 quilômetros, que durou 5 meses em pleno território desconhecido do império persa. O êxito dessa operação foi devido à capacidade militar de Xenofonte. Esse evento consta de sua famosa obra ANABASIS sobre a gerra.
O PRIMEIRO JORNALISTA DE GUERRA. Xenofonte produziu muitos livros, sendo considerado um historiador do nível de Heródoto e de Tucídides. Seus livros foram traduzidos para várias línguas. Por suas descrições pessoais, pode ser posto como um repórter da época, expressando-se de forma agradável e simples. Na opinião dos críticos da antiguidade ele teve uma forte influência na literatura da língua latina. Ele pode ser tido como o primeiro jornalista por ter registrado suas experiências pessoais em seu próprio ponto de vista e por expressar sua opinião pessoal sobre as personalidades importantes e sobre os temas populares da época.
Como um talentoso ateniense, Xenofonte foi um brilhante soldado, orador, filósofo e historiador. O modo de vida de Esparta estava mais de acordo com sua personalidade do que o espírito democrático de Atenas. Seu estilo tem a característica de forte sinceridade e de bom senso. É um estilo simples, elegante, sem complicação, sendo considerado como um mestre de uma exposição clara. Seu texto ANABASIS é usado como um dos primeiros livros a serem lidos pelos que hoje estudam a língua grega.
Xenofonte pertence àquela relação de nossos antepassados que muito concorreu para o progresso da nossa sociedade. Nascido em meio a guerras, colaborou na defesa da cultura da Grécia, que, por seus pensadores, nos deixaram os primeiros passos do saber científico, da cultura filosófica e da política democrática.
Assim temos o registro de um grande antepassado nosso, feito por uma figura de valor em nossa grande família humana.
Não estamos sós. Temos uma grande família para bem conhecer e para muito venerar.

AMANHÃ: Phocion o estadista ateniense amante da paz

GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário