quarta-feira, 18 de junho de 2014

0619 C PELÁGIO neto dos reis dos Godos é o herói cristão na luta contra o invasor

19 DE JUNHO. Pelágio: sete séculos da luta da Espanha contra os muçulmanos

PELÁGIO
Rei Don Pelayo
(morreu no ano 737 da nossa era)

LENDÁRIO FUNDADOR DO REINO DAS ASTÚRIAS NA RESISTÊNCIA CRISTÃ AOS MOUROS

As grandes contribuições do Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal teve como resultados principais:
1. A guerra defensiva;
2. A organização local em cada região;
3. A tradição da honra de cavaleiro na proteção da mulher e dos fracos pela Cavalaria medieval.Supressão da escravidão geral na população, que permitiu o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador. Finalmente a liberdade do trabalhador resultou na importante organização permanente do moderno sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso.
Nesta primeira semana o tipo principal é o rei Alfredo o Grande, no domingo que encerra a semana.
Ver em   0618 C O QUADRO DO MÊS DE CARLOS MAGNO A CIVILIZAÇÃO FEUDAL, com seu resultado geral e todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Pelágio ( ? -737 dC) tem a personalidade envolta em tradições lendárias. É considerado um dos primeiros predecessores do Cid, na figura do herói cristão que enfrenta o inimigo invasor da Espanha. Pelágio é citado como filho de Favila, duque de Cantabria e descendente dos reis da tribo dos Godos.
A conquista da Espanha foi feita pelos mouros após sua vitória na batalha de Guadalete, no ano de 711. Nenhum cristão depois reagiu em armas a não ser nas montanhas da província das Astúrias. Pelágio, refugiado nesse lugar, foi escolhido como chefe e organizou um grupo possante nas montanhas. Em 719 ele desafiou os muçulmanos na grande batalha de Covadonga, e, com a vitória, formou o reino de Leão, que se tornou mais tarde o núcleo do reino da Espanha.
A cidade de Leão, conquistada por Munuza, formava a capital de uma província de Leão sobre o Douro. Com uma sucessão de vitórias, Pelágio reuniu ali Zamora, Lugo e Astorga. Apesar dos ataques constantes dos mouros, ele conseguiu manter um reino cristão nas Astúrias e na província de Leão, estabelecendo uma agricultura regular e construindo novas igrejas.
Pelágio morreu em 737, deixando seu filho como herdeiro do trono, que foi entregue depois a seu genro Alonso, chamado o Católico, em 739.
Pelágio, apesar de ter suas atuações misturadas a narrativas lendárias, foi o verdadeiro fundador da grande nação cristã de Espanha, que, depois de sete séculos de luta, conseguiu finalmente libertar a península ibérica do poder muçulmano e formar o reino da Espanha.
A vitória das forças de Pelágio se deu na batalha de Covadonga, entre os anos de 718 e 725. A cidade de Covadonga fica na província autônoma das Astúrias, no noroeste da Espanha.  Está perto da base dos Picos da Europa, que formam o maciço mais alto da Cordilheira Cantábrica.
A sudeste da cidade, nos Picos da Europa, está o Parque Nacional das Montanhas de Covadonga, instituído em 1918. O parque é dotado de densa floresta, que abriga vários animais silvestres e muitos pássaros.
A pequena cidade de Covadonga tornou-se um santuário cívico nacional e lugar de peregrinação. A gruta em que Pelágio e seus seguidores usaram para refúgio de batalha contém os túmulos do rei, de sua esposa e de sua irmã. Lá também está a pequena Capela de Nossa Senhora Virgem de las Batallas.
A batalha de Covadonga tradicionalmente marca o inicio da reconquista da Espanha pelos cristãos, e, mesmo com o caráter lendário da tradição do rei Pelagio, tornou-se o maior símbolo da resistência cristã na historia da Espanha na Idade Média.


AMANHÃ: Oton o maior dos primeiros imperadores do Sacro Império Romano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário