quarta-feira, 11 de junho de 2014

0613 C ST TERESA DE ÁVILA ardor ternura e conhecimento da natureza humana

13 DE JUNHO. St. Teresa: apagar o fogo do inferno e incendiar o céu no amor a Deus

SANTA TERESA DE ÁVILA
Teresa de Cepeda y Ahumada; Santa Teresa de Jesus; Sainte Thèrèse, Teresa of Avila, Saint
(nasceu em 1515, em Ávila, Castela, Espanha; morreu em 1582, em Alba de Tormes, Espanha)

FREIRA AUTORA DE CLÁSSICOS RELIGIOSOS, PRIMEIRA DOUTORA DA IGREJA CATÓLICA

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



Teresa (1515-1582) padroeira da Espanha, seus pais sendo religiosos nobres que vivam em Ávila, em meio das montanhas da antiga província de Castela. Logo ela mostrou uma grande imaginação que alimentava com a leitura de romances da cavalaria. Ainda era criança quando desejava ir com seu irmão encontrar o martírio nas conquistas contra os mouros em Espanha.
Aos 15 anos foi estudar no convento agostiniano de Nossa Senhora das Graças em Ávila. Em 1533, aos 18 anos, contra a vontade de seu pai, ela se tornou freira no convento das Carmelitas da Encarnação, fora da cidade. Nesse convento ficou vários anos, desenvolvendo sua exaltação por preces mentais que lhe deram visões em êxtase do amor divino, o que lhe valeu aos poucos a fama de santa.
Em 1562, aos 47 anos, Teresa obteve um breve do papa que a autorizava a fundar um convento em Ávila, com liberdade de seguir os estatutos originais da ordem carmelita, no lugar das regras modernas e mais atenuadas. Ela se tornou a abadessa e instituiu uma disciplina mais severa.
Teresa se tornou missionária e nessa carreira seu grande espírito e seu gênio prático se manifestaram com grande energia. Ela fundou em várias cidades da Espanha 17 conventos de Carmelitas Descalças e ainda 14 casas de freiras carmelitas reformadas. Para tanto, ela suportou ataques a que enfrentou com coragem. Essas instituições se multiplicaram rapidamente depois de sua morte.
Ela morreu aos 67 anos, em Alba, onde foi enterrada. Seus restos, que tinham sido levados para a igreja de São José em Ávila, foram trazidos de volta a seu antigo lugar por ordem pontifical, a pedido do duque de Alba. Foi canonizada por Gregório XV, em 1622.
A devoção a Santa Teresa comemora a doutrina celeste da santa e o ardor de seu zelo piedoso. Para ela, a religiosa era uma mulher inspirada que tinha por destino a consagração de seu próprio espírito   “fazendo um jardim para agradar a Deus”   e se comunicando face a face com o redentor divino e humano, em    “sua muito santa Humanidade”.
Teresa dizia desejar apagar o fogo no inferno, e incendiar o céu, para que os homens amassem a Deus só por puro amor, sem ambição por vantagens egoístas.
O misticismo de grande ternura fez criar nela um espírito justo e um caráter nobre e humano que ela colocou numa linguagem apropriada. Entre suas muitas obras, o principal escrito da santa é sua VIDA, composta por ordem de seu diretor espiritual.
Na sua autobiografia ela define a prece como um dom do próprio Deus, que torna o Cristo visível ao espírito. Ela expõe os graus da adoração interior, subjetiva. Em primeiro lugar a prece é de calma, em seguida é da união, e depois a êxtase irresistível.
As obras de ardente entusiasmo de Santa Teresa têm relação com o conhecimento da natureza moral do homem como aquele saber que se encontra no tratado da IMITAÇÃO DE CRISTO de Tomas de Kempis. Ressalta esse parentesco a fonte original da cultura religiosa que é a doutrina universal, para todos os povos,do Catolicismo.
Santa Teresa prestou uma poderosa e terna assistência à Igreja Católica numa época de crescente revolução moral e intelectual que se seguiu ao apogeu e queda do papado no unânime governo da consciência na Idade Média.
Ela foi uma genial organizadora dotada de bom senso, tato, inteligência, coragem e bom humor, ao lado de uma rara profundidade espiritual. Purificou a vida religiosa num período em que o protestantismo ganhava terreno na Europa.
Foi um revigoramento feito pelo próprio catolicismo para enfrentar os perigosos tempos da sociedade humana após o fim da Idade Média e ao acabar a unidade religiosa na unanimidade cultural dessa época.

AMANHÃ: As muitas associações de caridade de S.Vicente de Paula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário