segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

1226 C LINEU a filosofia da classificação das plantas e de dos três reinos da natureza

26 DE DEZEMBRO. LINEU: a teoria das classificações na comparação dos seres vivos.

LINEU
Carolus Linnaeus, Carl Linnaeus, Carl Von Linné
(nasceu em 1707, em Rashult, Smaland, Suécia; morreu em 1778 em Uppsala, Suécia)

NATURALISTA SUECO CRIADOR DA TEORIA DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Esta terceira semana do mês mostra os grandes cientistas do desenvolvimento da Química como ciência experimental positiva nos anos 1700 e 1800, nos séculos XVIII e XIX. A Química científicaabstrata, mais complexa, só poderia se desenvolver após a criação nos anos anteriores da ciência Física, com fenômenos mais simples. Por depender do conhecimento das leis abstratas desses fenômenos.
O patrono e chefe de semana é LAVOISIER, por suas pesquisas da oxidação e da combustão e ainda pela destruição da hipótese do flogístico, um fluido metafísico transcendente inverificável que explicava a ocorrência da combustão (do grego phloks, phlogos= chama, flama).
Ver em 1203 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

LINEU (1707-1778) nasceu em Smaland, Suécia, filho de um pastor de ovelhas pobre. Seu pai era amante de flores, mas as suas colméias e canteiros foram várias vezes atacados pelos besouros e pelas plantas trazidas por Lineu para teste.
Ele se recusou a ser ministro protestante e foi trabalhar como aprendiz de um sapateiro. Mas o diretor da escola em que estudava reconheceu seu gênio e colocou em suas mãos o tratado de Botânica de Tournefort. Lineu foi mandado para a Universidade de Lund apenas com uma pequena pensão anual, e de lá, foi para Estocolmo. Passando por períodos de extrema miséria, remendava seus sapatos com a casca de árvores, mas sem parar a observação das plantas e dos insetos, com uma perseverança sem descanso. O veterano botânico Olof Celsius, professor de teologia e naturalista ardente, reconheceu sua força e lhe ofereceu hospitalidade, com cama e mesa, acabando com seus sofrimentos.
Em 1731 foi encarregado de uma expedição à Lapônia onde obteve grande quantidade de observações sobre a história natural e sobre os habitantes do país. Em 1735 ele visitou a Holanda, encontrando em Leyde com Boerhaave, que lhe obteve a guarda dos jardins e das coleções botânicas de Cliffort, um rico habitante perto de Haarlem. Lá ele publicou a primeira redação do seu Systema naturae em 1735, seus Fundamenta botanica em 1736 e, no ano seguinte, os Genera plantarum, as Classes plantarum e a Critica botanica. Ele foi à Inglaterra e depois a Paris, onde foi recebido cordialmente pelos irmãos Antoine e Bernard de Jussieu. Ele obteve em 1731 a cadeira de Física e de Anatomia na Universidade de Uppsala. Continuou a ensinar todos os ramos da História Natural até 1744, publicando em 1751 a Philosophia botanica, a sua mais conhecida obra.
Em 1761 ele recebeu o título de nobreza da Suécia, com data retroativa de 1757, a partir de então seu nome sendo escrito como Carl von Linné. Ele morreu doente, em 1778, sendo enterrado com todas as honras na catedral de Uppsala.
Lineu é muito conhecido por sua classificação das plantas, mas sua obra faz a classificação dos três reinos da natureza. A formação dos grupos naturais dos seres vivos tinha sido feita por Aristóteles na Grécia antiga e nos anos 1400 e 1500 foi continuada por Asdrovando, Conrad Gesner e outros. Mas o mérito de ter pela primeira vez disposto esses grupos de acordo com uma sucessão bem ordenada pertence a Lineu.
Ele formou o sistema de nomes dito como BINOMIAL. Os organismos semelhantes são grupados num GENUS, e cada organismo recebe dois nomes em latim. O primeiro nome é o nome do genus e o segundo nome é um adjetivo, também em latim, descrevendo o organismo, sua localização geográfica ou o nome de seu descobridor. Por exemplo, o cachorro doméstico é “Canis familiaris”. Canis é o nome do grupo ou genus que inclui cães, raposas, o coiote e o chacal. A palavra familiaris descreve o cão doméstico para diferenciar dos seus parentes selvagens. Ele se tornou um especialista em classificações, tendo criado também a classificação do reino mineral. Ainda publicou um tratado onde relacionou as espécies de doenças então conhecidas.
Lineu tem seu grande valor ao criar a teoria geral das classificações, seguindo a direção geral dada por Bernard de Jussieu. Essa teoria institui a comparação geral dos seres vivos, tanto na consideração da estática como em sua dinâmica. Ou seja, ele toma em consideração suas estruturas, seus órgãos, como o funcionamento do organismo animal como um todo.
A classificação e a hierarquia formam o fundamento do método na filosofia moderna, constituindo a base de todo o raciocínio biológico. Os escritos de Lineu, seu herbarium e as coleções de insetos e conchas foram 1783 cuidadosamente preservados pela Sociedade Lineana em Burlington House, em Londres.

AMANHÃ: A fisiologia estudo integrado da dinâmica do ser vivo: ALBRECHT VON HALLER


Nenhum comentário:

Postar um comentário