quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

1219 C CAVENDISH pioneiro no estudo dos gases conhecidos e seus pesos relativos

DEZEMBRO 19. Cavendish-demonstração da água composta por hidrogênio e oxigenio

CAVENDISH
Henry Cavendish
(nasceu em 1731, em Nice, França; morreu em 1810, em Londres)

GENIAL FÍSICO E QUÍMICO INGLÊS DESCOBRIDOR DO HIDROGÊNIO


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Esta terceira semana do mês mostra os grandes cientistas do desenvolvimento da Química como ciência experimental positiva nos anos 1700 e 1800, nos séculos XVIII e XIX. A Química científicaabstrata, mais complexa, só poderia se desenvolver após a criação nos anos anteriores da ciência Física, com fenômenos mais simples. Por depender do conhecimento das leis abstratas desses fenômenos.
O patrono e chefe de semana é LAVOISIER, por suas pesquisas da oxidação e da combustão e ainda pela destruição da hipótese do flogístico, um fluido metafísico transcendente inverificável que explicava a ocorrência da combustão (do grego phloks, phlogos= chama, flama).
Ver em 1203 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.


CAVENDISH (1731-1810) nasceu na França, de pais ingleses, descendente de tradicionais famílias britânicas. Era filho de Lord Charles Cavendish e neto do duque de Devonshire. Ele foi educado no Hackney Seminary em Londres, e depois no Peterhouse College na Universidade de Cambridge, com excelência em matemática. Não chegou a diplomar-se, possivelmente por não concordar em fazer a declaração obrigatória de filiação à Igreja da Inglaterra, Anglicana.
Ele tinha costumes discretos e excêntricos, vivendo retirado no campo, visitando sua residência de Londres somente para a reunião semanal da Sociedade Real de Ciências. Após a morte de seu pai, Cavendish herdou uma grande fortuna sem que se alterasse seu modo de viver, embora fosse tido como o mais rico de todos os pensadores, e o mais ilustrado de todos os ricos. Ele chegou a completar 78 anos de idade e morreu em Londres em 1810.
Ele viveu com seu pai até a morte dele em 1873. Seu pai foi um pesquisador experiente, cuja habilidade foi elogiada por Benjamim Franklin. Cavendish tornou-se um cientista cuidadoso, original e de escrupulosa exatidão. Suas contribuições científicas, a maior parte dentro da química, ficaram em 18 memórias publicadas nas atas da Sociedade Real e são todas de grande valor. Grande parte de suas originais pesquisas ficaram inéditas.
Ele faz notar, em seu relatório sobre os gases, publicado em 1766, que eles são de duas formas: o “AR INFLAMÁVEL”, o hidrogênio, e o “AR FIXO”, o gás carbônico. Van Helmont tinha alguma idéia do hidrogênio, mas Cavendish deve ser considerado como seu descobridor. O gás carbônico foi descoberto por Black mas Cavendish é que estudou as suas propriedades. Em seus escritos ele expõe a primeira tentativa para relacionar os gases conhecidos e determinar seus pesos relativos, começando assim a química pneumática que foi bem desenvolvida por Priestley.
Ao descobrir o “AR INFLAMÁVEL”, o hidrogênio, Cavendish verificou que ele queimava no ar comum ou no oxigênio com formação de água, provando assim, qualitativamente, a composição da água.
Essa importante descoberta foi reconhecida na mesma época por James Watt e logo que ela foi conhecida na França, a investigação foi repetida por Lavoisier e por Laplace e a exata proporção de cada componente foi determinada.
Além dessas grandes descobertas de Cavendish, ele ainda comprovou a constância da composição da atmosfera, fez a explicação da solução da cal na água pela ação do gás carbônico e a determinação da composição do ácido nítrico.
As suas pesquisas em eletricidade não foram divulgadas. Ele havia medido a força entre as cargas elétricas, dando sua lei, antes de Coulomb. Ele antecipou a lei de Ohm, mesmo sem poder medir a corrente elétrica, usando seu próprio corpo para avaliação, sentindo o choque elétrico só nos seus dedos, ou até seu pulso ou até o cotovelo, quando a corrente fosse maior.
Essas notáveis pesquisas originais ficaram inéditas e desconhecidas, mas foram mais tarde admiradas e repetidas pelo destacado físico escocês James Clerk Maxwell, que publicou os relatórios anotados das experiências de Cavendish.
A capacidade intelectual de Cavendish era excepcional, muito rara na sociedade. Ele desdenhava o aplauso popular, embora tenha aceitado a honra de ser membro da Sociedade Real de Ciências em 1760 e também por aceitar ser eleito um dos oito associados estrangeiros do Instituto de França em 1803. Explica-se assim sua excentricidade. Foi um acontecimento raro.
Cavendish deixou sua fortuna para seus parentes. A família em 1871 fez a doação do Laboratório de Cavendish para a Universidade de Cambridge, onde se deu, sob a série de brilhantes diretores, grande parte do desenvolvimento da moderna física.

AMANHÃ: GUYTON-MORVEAU criou a nomenclatura dos produtos químicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário