terça-feira, 31 de dezembro de 2013

0101 03 B CADMO introduziu na Grécia o alfabeto a agricultura a mineração e o vinho

01 DE JANEIRO. CADMO O herói fundador e protetor da cidade grega de Tebas

CADMO
Príncipe fenício Cadmus, ou Kadmos
Cerca dos anos 800 antes da nossa era

HERÓI E PROTETOR INTRODUZIU O ALFABETO ENTRE OS GREGOS

Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

Na mitologia grega Cadmo é tido como o príncipe fenício que fundou a cidade de Tebas na Grécia tinha uma irmã chamada Europa. Ela foi seqüestrada por Zeus, rei dos deuses. Cadmo foi mandado para procurar Europa. Cadmo não encontrando sua irmã, consultou o oráculo de Delphi, que orderou que ele desistisse de procurá-la. Ele deveria seguir uma vaca que o levaria ao lugar onde deveria fundar uma cidade. Esse lugar seria onde a vaca parasse para descansar, chamado depois de Beócia, que significa “a terra da vaca”. Assim foi fundada a cidade de Tebas. A colina da acropolis dos templos era chamada de Cadmeia em homenagem a Cadmo.
Cadmo é considerado como o introdutor do alfabeto da Fenícia, PHOINIKEIA GRAMMATA, conforme diz Heródoto, na Historia, V. 58. Do fenício foi retirado o alfabeto grego. O alfabeto é constituido pelos sinais convencionados representando graficamente os sons da voz humana. Ele tem sua origem nos escritos hieráticos, religiosos, sagrados, dos sacerdotes egípcios. Esses, por sua vez, eram a forma cursiva, feita corrida sobre o papel, desenvolvida a partir do sistema de escrita dos hieroglifos.
Foi assim que os fenícios modificaram o alfabeto sagrado, hierático, difundindo pelo comércio por toda a Europa. Foi a condição indispensável ao progresso e o fundamento da civilização ocidental européia, a mais adiantada da época.
Cadmo representa a influência da civilização da Fenícia sobre o período inicial da Grécia, não somente pelas letras, mas por ter estimulado a arte, a indústria e a atividade marítima. Vê-se em Cadmo, por ter introduzido o alfabeto, como o inventor da agricultura, dos trabalhos nas minas, da produção de bronze e dos metais e do culto de Dionísio, ou seja do uso do vinho. Ele é um herói ligado à cultura e à indústria, proclamado o herói protetor da cidade de Tebas, tido como originário da Fenícia. O nome de Cadmus pode significar “ordem”, e pode ser usado para identificar aquele que produz ordem e civilização.
Cadmo foi o nome dado ao elemento químico cádmio com símbolo Cd descoberto em 1817 por Friedrich Stromeyer e Karl Hermann na Alemanha. É usado em galvanoplastia como revestimento de metais, pigmentos coloridos e nas baterias de níquel-cadmio.

AMANHÃ:  O grande herói de Atenas: Teseu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário