quinta-feira, 29 de agosto de 2013

0828 C MARIOTTE pesquisador da pressão do ar da vegetação do choque dos corpos

28 DE AGOSTO. MARIOTTE:  a pressão da seiva vegetal, do sangue e dos fluidos

MARIOTTE
Edme Mariotte
(nasceu cerca de 1620, em Dijon, França; morreu em 1684 em Paris)

FAMOSO PADRE E FÍSICO DESCOBRIDOR DA LEI DOS GASES JUNTO COM BOYLE

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta terceira semana do mês comemoramos o controle pelo homem sobre as forças naturais sobretudo pelo estado de gases sob pressão e calor. O chefe de semana é James Watt, o principal inventor da máquina a vapor. A ele estão associados não só seus precursores como os sábios descobridores das ciências puras das infalíveis leis abstratas dos fenômenos dos seres. As novas invenções são a aplicação prática dessas leis. Dalton, que tanto fez na aplicação da química às artes industriais aqui se encontra.
Ver em 0813 01 C   Quadro do Mês de Gutenberg, A Indústria Moderna, com os grandes tipos representantes do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

MARIOTTE (1620-1684) nasceu em Dijon. Ele tomou as ordens religiosas e foi nomeado prior da abadia de Saint-Martin-sous-Beaune. Mas se dedicou, sobretudo, às pesquisas científicas, sendo um exemplo de sacerdote cientista.
Ele acompanhou de perto as descobertas que os sábios como Galileu e Torricelli acabavam de fazer. Foi, em 1666, um dos membros fundadores da Academia de Ciências em Paris.
Suas principais obras são:
1 Tratado sobre o choque dos corpos.
2 Ensaio sobre a vegetação.
3 Discurso da Natureza do Ar, de 1676.
É na terceira obra em que ele formula e mostra a verificação da lei dos gases, o tratado que deu a Mariotte seu maior renome. Nele, Mariotte cunhou o nome de barômetro para o medidor de pressão do ar atmosférico.
A lei descoberta ao mesmo tempo por Mariotte na França e por Roberto Boyle na Inglaterra ficou conhecida pelo nome de LEI DE BOYLE-MARIOTTE.
A lei de Boyle-Mariotte mostra que o volume de um gás varia na razão inversa da pressão a que o gás está submetido, mantida a mesma temperatura. Ou seja, indica que há uma relação matemática que liga a pressão e o volume da mesma quantidade de gás: se a pressão dobra, o volume se reduz à metade. E se a pressão for três vezes maior, o volume se reduz a 1/3, ou um terço do volume original.
A lei é expressa pela relação  V=1/P,    ou seja, vol   é igual   a 1 dividido por pressão
se a pressão P for 5,
             o volume V será   V=1/P=1/5,  o volume será a quinta parte
             do volume inicial.
A lei dos gases não tem validade nas pressões próximas às pressões em que os gases passam ao estado líquido.
A descoberta dessa lei é um exemplo da função da ciência em REPRESENTAR de forma aproximada a realidade. O ar e os outros gases apresentam propriedades, como o volume e a pressão. Portanto, a relação descoberta liga duas propriedades ou fenômenos do ser, do gás. As propriedades são conhecimentos abstratos, não são coisas, não são seres concretos, tangíveis, tocáveis. A lei, portanto, é abstrata, indica a relação entre duas abstrações, que são atributos de um gás qualquer, do ar, do hidrogênio, de qualquer gás. As abstrações são conhecimentos gerais, que valem abrangendo muitos seres, muitas coisas, muitos seres concretos, físicos.
Mas a lei, a relação entre atributos, não é a própria realidade, mas é uma relação constante comprovada na observação da realidade. É uma relação descoberta, TIRADA, da realidade, abstraída da realidade, do ser, das coisas concretas. As leis abstratas são infalíveis, como a lei de Newton, da gravitação universal.
A lei de Boyle-Mariotte tem validade para grande faixa de pressões. Mas pode ocorrer que ela não seja válida para casos extremos, fora dos casos já testados, como no caso de muito altas pressões.
O mesmo se deve dizer da lei da gravidade de Newton, que pode não atender a casos extremos, como Einstein mostrou. Porque a ciência é a REPRESENTAÇÃO aproximada do real, não é a realidade absoluta, eterna, imutável. Mas, dentro da variação testada, a relação é fixa, imutável, de modo relativo, relacional.
PREVISÃO. A relação fixa permite a previsão: dado um fator, pode-se prever o outro fator. Sem a lei, apenas com a descrição dos seres concretos, sem abstração, não é possível prever. A previsão só pode ser feita conhecendo-se as RELAÇÕES abstratas, ou seja, conhecendo-se a lei constante de ligação entre as propriedades, entre os fenômenos.
Mariotte com Pierre Perrault fez a investigação na bacia do rio Seine quanto à precipitação anual de chuvas em relação à descarga dp rio. Mariotte em 1680 publicou descobertas sobre a elasticidade de materiais semelhantes às pesquisas de Robert Hooke.
Mariotte dedicou-se a uma ampla variedade de pesquisas, sobre a síntese efetuada pelos vegetais, a pressão da seiva, comparada com a pressão do sangue nos animais. Também pesquisou o movimento dos fluidos, a composição da cor e as notas musicais do trompete.



AMANHÃ: Inventou a panela de pressão, a autoclave e a máquina a vapor: Papin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário