sábado, 17 de agosto de 2013

0818 C COOK explorou o Oceano Pacífico do Ártico até a Antártida e seus povos nativos

18 DE AGOSTO. Capitão Cook: arte naval, cartográfica e administrativa no oceano

COOK
James Cook
(nasceu em 1728, na Inglaterra; morreu em 1779, no Haway)

NAVEGADOR INGLÊS EXPLORADOR NO OCEANO PACÍFICO E DA ANTÁRTICA

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta primeira semana comemoramos os grandes exploradores por terra e por mar, que nos fazem conhecer a extensão do planeta. A influencia do comercio sobre o governo político tem por tipos Jacques Coeur e Gresham. A aplicação da ciência abstrata à navegação se vê em Napier e Briggs.
Ver em 0813 01 C  O QUADRO DO MÊS GUTENBERG, A INDÚSTRIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


JAMES COOK (1728-1779) nasceu em Cleveland, no antigo condado de Yorkshire, na costa do Mar do Norte da Inglaterra, em 27 de outubro de 1728. Filho de um agricultor, com talento e muito trabalho, tornou-se o navegador mais completo de seu tempo.
Trabalhou como aprendiz no comércio e, aos quatorze anos embarcou em navio como marinheiro. Depois de servir vários anos na marinha mercante, chegou Ao posto de imediato, o segundo posto no comando do navio. Em seguida entrou para o serviço da marinha da Inglaterra, The British Royal Navy.
Ele serviu no Canadá, destacando-se por seus mapas de navegação, desenhando cartas náuticas do Quebec e do rio São Lourenço, com grande precisão, que ficaram em uso por muito tempo. Foi em 1769 que Cook começou a grande aventura de sua vida, as três viagens de exploração do oceano Pacífico.
A primeira viagem foi realizada pelo governo britânico para observar a passagem do planeta Vênus a ser vista apenas no hemisfério sul. Também a viagem serviria para explorar a região. Na tripulação do navio estava um astrônomo, dois artistas e três naturalistas, entre eles Joseph Banks, mais tarde presidente da Royal Society of Science. Ele chegou ao oceano Pacífico contornando a América do Sul e o Cabo Horn. Cumprida a missão científica, passou a explorar a costa da Nova Zelândia, a costa norte da Austrália e chegando a Nova Guiné.
A segunda viagem de Cook começou em 1772, durando três anos, destinava-se a explorar as terras do Pacífico sul, onde os primeiros viajantes haviam achado sinais de continentes.
Nessa missão, Cook contornou a África, passou pelo Cabo da Boa Esperança e navegou atravessando o círculo Antártico em 1773. Em seguida contornou o continente da Antártida, fazendo a circunavegação do globo terrestre junto às terras geladas da Antártida. Para evitar o frio excessivo nas latitudes do sul, Cook navegava no inverno para o norte, para águas mais quentes. Explorando o mar a oeste de Tahiti, tornou-se o primeiro a descobrir o arquipélago que mais tarde se chamou Ilhas de Cook.
A segunda viagem provou não haver nenhum grande continente no sul do Oceano Pacífico. Retornou par a Inglaterra em 1775 e logo propôs a terceira viagem, para resolver um grande mistério geográfico: achar a passagem do Oceano Atlântico para o Pacífico através o norte da América do Norte.
Em 1776 ele começou a sua terceira viagem, quando realizou a exploração do norte do Oceano Pacífico e que duraria até 1779. A viagem teve sérios problemas, desde o seu começo.
Na Nova Zelândia, a expedição sofreu seu primeiro sério ataque violento de todas as suas viagens. Os selvagens antropófagos locais mataram e comeram um pequeno grupo de seus homens. Cook reconheceu, então, que viajantes europeus se apossavam da alimentação dos habitantes da região, criando a hostilidade do povo e aumentando o conflito entre os chefes locais.
Dirigindo-se para o norte do Pacífico, Cook encontrou territórios não explorados, sendo feita a descoberta das ilhas do Hawai. Contornou a costa do Canadá e do Alasca, mas a passagem para o Oceano Atlântico não foi achada. Com a chegada do inverno, ele decidiu passar o inverno nas ilhas do Hawai.
A tripulação teve um descanso tranquilo na Baia de Kealakekua no Hawai. Ao saírem de lá, uma forte tormenta danificou um dos navios da frota. Ao retornarem para reparos, Cook encontrou uma recepção hostil. O conflito acabou em violência, e um dos habitantes locais atingiu e matou Cook.
A tripulação retornou aos navios e rumou para o norte e depois para a Inglaterra. O resultado da viagem foi a exploração e o mapeamento do Pacífico norte.
Cook fez muitas descobertas, consolidou o trabalho de vários exploradores anteriores, fez o mapa do Oceano Pacífico desde o norte, no Ártico, até o sul, na Antártida e acabou com o mito da existência de um continente, em redor do pólo sul. Nas viagens coletou amostras de plantas e de animais e fez o estudo da cultura dos povos nativos encontrados. Testou novos métodos de navegação marítima e mostrou que uma alimentação adequada manteria a saúde dos viajantes em longas viagens. Acima de tudo, Cook e seus companheiros documentaram com cuidado e precisão todo o trabalho realizado, produzindo mapas precisos e detalhada descrição de suas descobertas.
Até hoje se recomenda a leitura das VIAGENS DE COOK, o livro que é o modelo das observações feitas pelo homem sobre o seu planeta e seus habitantes. É um registro do trabalho coletivo de nossos antepassados na longa evolução da sociedade ao longo dos milênios, com seus muitos obstáculos e suas vitórias, sob a ação do sentimento do bem comum, das emoções do altruísmo.

AMANHÃ: O herói do descobrimento do Novo Mundo: Colombo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário