quinta-feira, 1 de agosto de 2013

0802 C CHATEAUBRIAND a superioridade moral do cristianismo e de sua arte

02 DE AGOSTO: Chateaubriand: descreve os heróis da fé na luta contra os vícios

CHATEAUBRIAND
François-Auguste-René de Chateaubriand, Visconde de Chateaubriand
(nasceu em 1768 em Saint-Malo, França, morreu em 1848 em Paris)

MODERNO ESTADISTA E ESCRITOR ROMÂNTICO DA CAVALARIA E DA CULTURA MEDIEVAL

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade
A Idade Média promoveu a liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio livre, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. A civilização moderna, após o fim da civilização medieval, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana. A secularização fez a saída do ensino e das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução sem a unanimidade cristã da Idade Média. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
Nesta terceira semana o tipo destacado como chefe de semana é Tasso. Ele tem seu dia no domingo, último dia da semana. Aqui é relembrada a criação da poesia do espírito cavalheiresco medieval, à idealização das virtudes da cavalaria e aos romances de aventura.
Ver em 0716 01 C   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

RENÉ DE CHATEAUBRIAND (1768-1848) nasceu de família nobre em Saint-Malo, Bretanha, na França. Depois de uma juventude de sonhos, só com a visão das cenas românticas das praias da Bretanha, ele entrou para o exército. Foi recebido na corte do rei nos últimos dias da monarquia francesa.
Logo testemunhou os primeiros atos da revolução francesa e, desgostoso com o que viu, partiu para a América. Lá ele foi bem recebido pelo presidente George Washington. Procurou conhecer os índios americanos, que mais tarde iria descrever, voltando para a França depois da fuga do rei, indo se juntar aos emigrantes no rio Reno. Ferido, doente e sem dinheiro, passou vários anos de pobreza extrema na Inglaterra. Foi ali que a morte de sua mãe e de sua irmã em 1798 despertou seu remorso em ser racionalista e motivou a sua volta à religião católica tradicional.
Então ele começou a escrever sua obra GENIE DU CHRISTRIANISME, que publicou em 1802 depois de voltar para a França. No ano anterior ele havia publicado ATALA, que já lhe dera alta reputação como escritor.
Chateaubriand estava plenamente convencido, a partir dessa hora, que ele mesmo era uma nova força no mundo. Fez o plano de sua obra OS MÁRTIRES ali colocando os heróis da fé cristã como oponentes aos vícios do politeísmo pagão da antiguidade. Apesar da incoerência do plano e os anacronismos, OS MÁRTIRES tiveram um efeito forte sobre o público, dando uma vida nova à religião cristã, perseguida pela revolução francesa. O livro mostra o lado poético do renascimento católico, para que De Maistre tinha dado a inspiração filosófica. OS MÁRTIRES foram publicados em 1809, quando o poeta voltou de suas viagens à Grécia, à Palestina, Ásia-Menor, África e à Espanha.
Napoleão nomeou Chateaubriand como diplomata e, na restauração da monarquia, o nomeou embaixador em Berlim e em Londres. O caráter difícil do poeta e seu espírito visionário o colocavam constantemente na oposição ao governo. Sua carreira e seus escritos políticos levaram o escritor sempre a cargos de menor valor. Ele passou seus últimos dias de vida em isolamento profundo, morrendo aos 80 anos, em 1848. Ele repousa na sua cidade natal de Saint-Malo, numa tumba romântica, posta sobre os rochedos batidos pelas ondas do oceano.
Chateaubriand ocupa um lugar privilegiado na França, como sendo o primeiro a fazer o reavivamento da paixão pelas tradições cavalheirescas e católicas. Na França ele fez o mesmo que Walter Scott gloriosamente realizou na Inglaterra com seus romances históricos. Ele nos faz recordar com admiração pelos nossos heróicos, pios, religiosos cavalheirescos ancestrais.
A obra O GÊNIO DO CRISTIANISMO foi escrito quando o autor fez a conciliação do seu conflito entre a religião e o racionalismo científico. É uma obra de elogio do catolicismo, com a qual ganhou vantagens com os conservadores realistas e com Napoleão. No entanto tem uma fraqueza teológica e filosófica, em mistura com elogios pouco lógicos. Mas sua afirmação da superioridade moral do cristianismo, com base em seu apelo poético e artístico, tornou-se uma inesgotável fonte para os escritores românticos. Com isso, ele renovou a apreciação e o gosto pela arquitetura gótica das igrejas e da arte sacra em geral.
O pequeno livro O ÚLTIMO DOS ABENCERRAGES, com suas pequenas dimensões, é um belo espécime do verdadeiro romance histórico. O livro OS MÁRTIRES é uma possante pintura do heroísmo religioso. Tanto o ÚLTIMO DOS ABENCERRAGES como OS MÁRTIRES são de leitura poética aconselhada até nossos dias.
Chateaubriand é considerado como o grande poeta do romance de cavalaria da Idade Média. Ele faz parte da elite social que promove a formação da opinião na modernidade, no papel que pertencia aos sacerdotes das religiões antigas. Os novos formadores de opinião produzem e alargam a secularização da cultura ocorrida com o fim do feudalismo medieval e da unanimidade européia de sua religião, dando lugar à nova sociedade industrial moderna de nossos dias.


AMANHÃ: O maior gênio poético de seu século: Walter Scott.

Nenhum comentário:

Postar um comentário