sexta-feira, 16 de agosto de 2013

0817 C LACAILLE astrônomo e cientista na catalogação de milhares de estrelas

17 DE AGOSTO: Lacaille medições precisas da terra e de sua forma esferoidal

LACAILLE
Nicolas Louis de Lacaille
(nasceu em 1713 na França; morreu em 1762, em Paris)

GRANDE SÁBIO MATEMÁTICO E ASTRÔNOMO FRANCÊS NA MEDIÇÃO DO PLANETA TERRA

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Desde antiguidade no comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com os lucros e as perdas do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
Nesta primeira semana comemoramos os grandes exploradores por terra e por mar, que nos fazem conhecer a extensão do planeta. A influencia do comercio sobre o governo político tem por tipos Jacques Coeur e Gresham. A aplicação da ciência abstrata à navegação se vê em Napier e Briggs.
Ver em 0813 01 C  O QUADRO DO MÊS GUTENBERG, A INDÚSTRIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


NICOLAS LACAILLE (1713-1762) nasceu em Rumigny perto de Reims. Seu pai, que havia sido soldado, estudou matemática e passou a seu filho o mesmo gosto científico. O jovem foi a Paris para continuar seus estudos e entrou para o colégio de Navarra, no desejo de se tornar um religioso.
Mas sua paixão pela astronomia o impediu de entrar nas ordens religiosas e ele obteve um emprego com Jacque Cassini no observatório Real. Ele foi empregado junto com Cassini de Thury em 1739 para verificar o meridiano na França e foi nomeado professor de matemática no colégio Mazarin.
Dois anos depois, ele tornou-se astrônomo adjunto à Academia de Ciências. Depois de ter completado suas observações de sete anos das estrelas no observatório do colégio Mazarin, ele decidiu fazer um estudo semelhante no hemisfério sul.
Para essa observação, ele dirigiu uma expedição de 1750 a 1754 ao Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, onde determinou, em apenas dois anos, as posições de cerca de 10.000 estrelas. Muitas dessas estrelas são ainda referidas, até hoje, pelo número do catálogo de Lacaille. Suas observações da lua, de Vênus e de Marte, feitas a partir da África do Sul, comparadas com as observações feitas no hemisfério norte, levaram a um cálculo mais preciso dos valores conhecidos para as distâncias desses astros.
Lacaille demonstrou alguns dados importantes sobre a forma da terra pela medida de um grau sobre o meridiano a 32 graus ao sul do Equador e determinou a posição das ilhas Mauricio e da Reunião. Ele retornou para a França em 1754.
Delambre (1749-1822), grande astrônomo, disse que as observações de Lacaille podiam ser comparadas, com vantagem, por sua exatidão, àquelas feitas pelos mais célebres contemporâneos, que tiveram acesso a instrumentos mais perfeitos. E diz mais:   “tendo revisto e verificado, por meio de novos procedimentos, uma grande parte do trabalho de Lacaille, eu senti, a cada passo, uma nova e maior admiração por Lacaille, o sábio que será a eterna honra da astronomia na França."
Lacaille é o autor de tratados sobre geometria, astronomia, sobre mecânica e ótica, de tábuas solares muito corretas e muitas outras obras. Encontram-se seus numerosos trabalhos nas MEMÓRIAS DA ACADEMIA DE CIÊNCIA.
Lacaille obteve o resultado que a própria terra, pela medida direta, forneceu um testemunho de verificação decisiva a favor de uma demonstração já fornecida pelos corpos celestes. Com isso ele confirmou a teoria de Newton da forma da terra como um esferóide achatado. A morte em 1762 o surpreendeu na composição de uma de suas maiores obras, A HISTÓRIA GERAL DA ASTRONOMIA.


AMANHÃ: Documentou suas viagens com mapas precisos e detalhada descrição: Cook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário