quarta-feira, 5 de junho de 2013

0606 C ST ISIDORO DE SEVILHA o ensino e acolhimento de todas as classes sociais

06 DE JUNHO Isidoro de Sevilha: o catolicismo sem a criação de castas teocráticas

SANTO ISIDORO DE SEVILHA
Saint Isidore-de-Seville, Isidore of Seville, Saint Isidorus Hispalensis em latim
(nasceu cerca do ano 560, em Sevilha, Espanha; morreu no ano 636 da nossa era, em Sevilha)

TEÓLOGO ESPANHOL DOUTOR DA IGREJA CATÓLICA NOTÁVEL ENCICLOPEDISTA

FUNDADOR DAS ORDENS MONÁSTICAS NO OCIDENTE CIVILIZADORAS
DA EUROPA MEDIEVAL

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
A doutrina católica pela primeira vez no mundo criou a liberdade de consciência ao obter sem violência o poder sobre o governo político. Essa liberdade nunca existiu antes. Protegeu e aperfeiçoou a sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e levam à morte da própria congregação. Essa é a razão por que a sociedade tem o real poder de vida ou de morte desde os remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes sempre estimularam a vida social, a boa vontade, o altruísmo.
Nesta terceira semana são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande reservatório da força moral durante a primeira parte da idade média. Note-se, pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, foi de fato empregada.
A semana se encerra no domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo, chefe de semana.
Ver em  0521 01 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

Isidoro (560-336 dC) viveu dentro do período em que não havia um Imperador no ocidente, em Roma. Pouco se sabe desse período, em que houve freqüentes conflitos armados e uma quase total extinção da vida nas cidades. Por isso e pela rejeição da cultura do passado greco-romano, por vezes, essa era foi chamada de Dark Age, Idade da Escuridão. Ou Noite de 1000 anos, para indicar toda a Idade Média. Mas hoje esse nome não é mais usado pelos historiadores, por implicar um incorreto julgamento negativo do período.
No entanto, sabemos que a Idade Média, com sua religião, com seus padres, formou a base das transformações que se sucederam. Seus herdeiros, os antigos humanistas, admiradores da cultura da Grécia e de Roma, foram ingratos ao julgar o valor da época medieval, assim como os cristãos não foram agradecidos aos imensos serviços do império romano, que foram os seus predecessores, que prepararam seu sucesso.
Isidoro nasceu em Sevilha, na Espanha, cerca do ano de 560. Foi educado por seu irmão mais velho, Leandro, depois São Leandro. Estudou com os monges, sob orientação de seu irmão.
Leandro era ainda um jovem quando ocorreu de forma oficial a importante conversão dos Visigodos do arianismo para a doutrina da Santíssima Trindade da Igreja Católica. O arianismo negava a divindade de Cristo, sendo uma heresia muito difundida, que causou grandes conflitos e divisões entre os cristãos.
A conversão dos Visigodos foi anunciada no terceiro concilio de Toledo, em 589, convocado pelo jovem rei Recarede, sob a presidência de Leandro, bispo metropolitano de Sevilha, como representante do papa. Sábio beneditino, Leandro, por vezes tido como o Apostolo da Espanha, era amigo particular do papa São Gregório.
A família de Isidoro era bem colocada e a maior parte de seus membros era devotada à Igreja. Ele recebeu uma educação rígida sob os cuidados de Leandro e se tornou beneditino. Com a morte de seu irmão, em 601, com 41 anos, o substituiu como bispo de Sevilha, até morrer em 636, aoa 76 anos de idade.
Isidoro foi um bom pastor. Seus serviços para facilitar o progresso da missão e para o desenvolvimento de sua organização, na disciplina e no ritual da Igreja e sobretudo na regulamentação dos monastérios, bem como para cooperar na legislação secular, foram profundamente elogiados . O oitavo Concilio de Toledo, havido 14 anos depois de sua morte, o qualificou como: “excelente doutor, do mais sábio, veio para iluminar os tempos posteriores, e cujo nome será sempre venerado”. Dante o coloca na esfera do sol, onde reside a Sabedoria.
As obras escritas por Isidoro atestam seus conhecimentos enciclopédicos extraordinários. Seus tratados teológicos abrangem leis, história, línguas e a filosofia natural.
Com Isidoro vemos como o catolicismo forneceu o ensino a todas as classes sociais, por meio do seu ensino religioso. Atesta esse doutor da Igreja a transmissão da cultura dentro do sacerdócio católico, que sempre evitou a hereditariedade em seus quadros, acolhendo seus membros das mais diversas classes sociais, não deixando haver a formação de castas como ocorria na Teocracia.
As dificuldades eram enormes, mas os seus feitos foram sábios e heróicos.


AMANHÃ: Lanfranc reorganizador da Igreja Católica da Inglaterra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário