quinta-feira, 30 de maio de 2013

0531 C SANTA PULQUÉRIA enérgica, dirigiu de fato o império romano do oriente

31 DE MAIO. Santa Pulquéria: combateu com energia a heresia do nestorianismo

SANTA PULQUÉRIA
Sainte Pulchérie, Saint Pulcheria
(nasceu no ano 399 da nossa era, em Constantinopla, hoje Istanbul, Turquia; morreu em 453)

REGENTE DO IRMÃO TEODÓSIO II IMPERATRIZ E SANTA PADROEIRA DA IGREJA CATÓLICA

O Catolicismo
A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração do povo em nome de um sagrado ser superior divino para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do poder de vida ou de morte pela sociedade humana, suave, contínua e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas as religiões sentiram a força dessa condição sociológica.
A segunda semana do mês de São Paulo é presidida por Hildebrando, que tomou o nome de Gregório VII como papa. Sua biografia está no domingo que encerra a semana. Com Hildebrando se completa a constituição do Catolicismo no continente europeu como poder político sem armas. Respeitado por sua cultura, por seu elevado conceito, por seu exemplo, por meio do ensino e da consagração.
Ver em  0521 01 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


PULQUÉRIA (399-453)dC) era filha do imperador Arcádio (no poder do ano 395 a 408) Nasceu em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia. Seu nome vem do latim pulchru, deu em português pulcro, bom, perfeito, com superlativo pulquérrimo.
Durante o longo e penoso reino de seu fraco irmão o Imperador Teodósio II, conhecido sobretudo pela redação do código Teodosiano, PULQUÉRIA, que tinha uma personalidade enérgica, dirigiu de fato o Império do Oriente.
Com a morte de Teodósio II, ela escolheu a Marcian (391-457), famoso general, então com 60 anos, como seu marido, apenas a titulo oficial e governou o Império com ele, de 450 em diante.
Marcian mostrou-se um excelente imperador. Quando Atila, rei dos hunos lhe exigiu um tributo, sua resposta foi:
....”eu tenho ferro para Atila, não ouro”.
O reinado de Marcian durou sete anos.
PULQUÉRIA serviu de forma eminente à Igreja Católica, que a canonizou. Manteve em palácio uma vida austera, cumprindo seu voto de virgindade. Ela edificou muitas igrejas, fundou monastérios e se empenhou a destruir o paganismo e a heresia.
PULQUÉRIA reuniu, em nome de Teodósio II, o Concilio de Efeso, em 431, quando tinha 32 anos. Essa reunião condenou a heresia de Nestorius e proclamou a Virgem como a “mãe de Deus”
Nestorius foi o patriarca de Constantinopla que se recusava a dar o titulo de “mãe de Deus” a Maria, mãe de Jesus Cristo. A heresia, chamada de nestorianismo, consistia em afirmar que haveria em Cristo duas naturezas, uma humana e outra divina. E Maria seria mãe do homem Jesus, e não mãe do Jesus divino. O Concilio de Efeso condenou essa heresia.
As doutrinas de Nestorius se difundiram através do Império Bizantino durante os anos 400s, causando muita discussão. Considerado como herege, Nestorius foi expulso do Império e seus aliados perseguidos. Eles procuraram refugio na Pérsia, Índia, China e Mongólia, onde, na Idade Média inicial a igreja Nestoriana tinha força. Com as perseguições ela foi depois grandemente reduzida.
Em 451, tendo 52 anos, PULQUÉRIA pediu, em seu próprio nome e em nome de Marcian, o Concilio de Calcedônia. O Concilio declarou, finalmente, Cristo como perfeito Deus e perfeito homem.
As decisões tomadas, com as decisões dos concílios anteriores de Nicéia e de Constantinopla, formaram o que São Gregório chamou de
“pedras angulares da fé”
as quais devem ser objetos da veneração em mesmo grau que o respeito aos quatro evangelhos.
O Concilio de Efeso foi sugerido pelo papa Celestino I. O Concilio de Calcedônia foi reunido pelo papa Leão o Grande, sendo presidido por seus legados que formularam as decisões conforme as ordens recebidas.


AMANHÃ: A conversão de toda a França: Santa Genoveva de Paris.


Nenhum comentário:

Postar um comentário