domingo, 26 de maio de 2013

0527 C SANTO AGOSTINHO Santo Agostinho: o notável filósofo da nova religião.

27 DE MAIO. bispo aos 41 anos governou pela unidade da nova doutrina

SANTO AGOSTINHO
Santo Agostinho de Hippo, Aurelius Augustinus, Saint Augustin, Saint Augustine
(nasceu no ano 354 da nossa era, em Tagaste, na Numidia, hoje Algéria; morreu no ano 430 em Hippo Regius, hoje Annaba, na Algéria)

O MAIS IMPORTANTE PENSADOR DEPOIS DE S.PAULO E UM DOS DOUTORES DA IGREJA CATÓLICA

O Catolicismo
A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração do povo em nome de um sagrado ser superior divino para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do poder de vida ou de morte pela sociedade humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa condição sociológica básica.
O Calendário Filosófico mostra na primeira semana os quatro primeiros séculos da igreja com seus principais padres fundadores. A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.
Ver em  0521 01 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


Agostinho (354-430dC) nasceu em Tagaste, Numidia, hoje na Algéria. Morreu em Hippo, hoje Annaba, na Algéria. Foi o mais importante pensador católico depois do Apóstolo Paulo de Tarso.
Ele é uma figura das mais salientes na preparação da Igreja Católica e em especial na formação da sua doutrina religiosa. É o principal filosofo de tradição patrística, que forma o pensamento cristão dos primeiros séculos. É reconhecido pelo grau de elaboração de sua obra, por sua originalidade e influencia durante o desenvolvimento da filosofia cristã no período medieval. Estabelece a luta contra as heresias, prepara e defende a unidade interna do catolicismo. Recolhe e aprimora a filosofia grega para o emprego na doutrina da nova igreja.
Foi necessário estabelecer as regras de organização da corporação que se propôs a colocar o amor como sentimento associativo nos corações da população mais adiantada da Europa do ocidente. O amor se realizaria pela ação da graça de Deus, autor e doador todo o bem sobre a terra. Foi o modo de refinar os sentimentos dos ferozes guerreiros da época, cruéis conquistadores de todas as tribos vizinhas para formar o Império Romano.
Os pintores da Idade Média com razão representaram Agostinho tendo em sua mão um coração atravessado pela flecha do amor. Ele havia dito à divindade que  
         “tu atinges meu coração com a flecha de teu amor”. 
O dogma básico é salvar a alma de cada crente e levá-la aos céus. O objetivo é pessoal, egoísta, a salvação não tendo ligação com a família, com a mãe, com o pai. Mas gradualmente os pensadores católicos adaptaram a doutrina para o destino de universalização do Apóstolo Paulo, da união de todos os povos, do amor na fraternidade universal. Para isso, foi necessário o desenvolvimento e a disciplina dos sentimentos pela direção de um sacerdócio universal, escolhido no povo comum entre todas as raças e classes, livre e independente do poder político e com o poder sacramental, de consagração religiosa.
Agostinho apela em suas obras à autoridade de São Paulo, sendo, assim, um verdadeiro herdeiro do grande apóstolo. Ele sempre defendeu sistematicamente a autoridade católica, mesmo na perseguição religiosa violenta, afirmando de sua própria experiência que
     “eu jamais teria acreditado na verdade do Evangelho se a autoridade da Igreja não me obrigasse”.
Sendo batizado aos 33 anos em Milão, retornou à África no ano seguinte, 388. Retirou-se por 3 anos num monastério, sendo ordenado padre aos 37 anos. Com 41 anos, em 395, foi eleito bispo de Hippo, uma vila a 200 quilômetros a oeste de Cartago.
Durante 34 anos governou o seu bispado, dali velando a cristandade e virtualmente dirigindo a Igreja Católica. Empenhou-se pela unidade católica de todos os modos, pela pregação, administrando, assistindo os Concílios, compondo os tratados, julgando as causas pessoais e mantendo correspondência com as autoridades eclesiásticas e temporais.
Agostinho morreu em Hippo, aos 76 anos, no ano 430 da nossa era. Seu nome recebeu sempre da Igreja as maiores honras.
Seu túmulo, um monumento nobre do século XIV, está em Pávia.

AMANHÃ: Constantino: a transformação política e religiosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário