terça-feira, 21 de maio de 2013

0521 03 C SÃO LUCAS evangelista médico não judeu companheiro de Paulo


21 DE MAIO. Lucas: o apostolado para os gentios e da glorificação da mãe de Cristo

SÃO LUCAS
Saint Luc, Luke, Saint
(viveu nos primeiros cem anos de nossa era, provavelmente entre os anos 30 e 80 da nossa era)

EVANGELISTA ACOMPANHANTE DE SÃO PAULO EM SUAS MISSÕES

O Catolicismo
A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica.
A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.
Ver em  0521 01 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

LUCAS (entre 30 e 80dC)  santo da Igreja Católica, é o autor do terceiro evangelho, tendo acompanhado o Apostolo Paulo em suas viagens. Seus textos são bem escritos, os melhores do Novo Testamento quanto ao aspecto literário. Pouco se sabe de sua biografia. O modo como escreve mostra um gosto literário bem desenvolvido aliado a uma boa formação cultural.
Ele colaborou nas tarefas de Paulo Apóstolo e foi seu companheiro de jornada em várias viagens missionárias. A tradição indica ser ele um Gentio, isto é, um não Judeu e ser médico de profissão.
Lucas é citado pelo nome em três das epistolas que receberam o nome de Paulo e que devem ter sido escritas de Roma. São as epistolas de Filemon, Aos Colossensses IV e a Timoteo IV. Acredita-se que Paulo se refere a Lucas quando, na 2ª aos Corintios diz ter sido ele
     “o irmão escolhido pelos votos das igrejas para viajar conosco”.
Podemos então considerar Lucas ter sido
     “O médico querido”.
Lucas foi o fiel companheiro e colaborador de Paulo.
Paulo de Tarso foi o genial formulador do Catolicismo e seu primeiro missionário. Lucas foi o aquele amigo que acompanhou o grande Apóstolo em especial durante a missão dele em Roma, para apelar ao perdão do Imperador Romano. Esse era um direito de todo cidadão de Roma. Paulo, como todos os naturais da cidade de Tarso, tinham o direito à cidadania romana.
Pouco se sabe a mais da vida de Lucas, mas consta que suas relíquias foram levadas da Acaia na Grécia para Constantinopla pelo imperador Constantino.
O terceiro evangelho, qualquer que seja seu autor, está de acordo com a doutrina do apostolado para os Gentios de Paulo e com a glorificação da Virgem-Mãe, uma concepção única, que forneceu ao catolicismo o importante culto de veneração da figura materna.
Os ATOS DOS APÓSTOLOS constituem um texto muito imperfeito em sua redação, muito diferente do estilo de Lucas. Ali parece indicar que foi de São Pedro a iniciativa da expansão católica. Sabe-se que o trabalho missionário foi obra de São Paulo. E não sairia da mão de Lucas essa afirmação enganosa, já que ele estava muito familiarizado com a memorável historia pessoalmente descrita na epistola aos Gálatas.
São Paulo e São Lucas estão lado a lado na apoteose da Igreja Católica vista por Dante no paraíso terrestre (Purgatório, XXIX. 1333-141).


AMANHÃ: São Cipriano teólogo da nova Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário