sexta-feira, 24 de maio de 2013

0524 C SÃO JERÔNIMO a unidade pela doutrina única e um só chefe o Papa

24 DE MAIO. Jerônimo: intenso estudo teológico em hebraico, grego e latim

SÃO JERÔNIMO
   Eusebius Hieronymus, Jerome Saint, pseudônimo Sophronius
(nasceu em 347 em Stridon na Dalmatia e morreu em 420 em Belém, na Palestina)

TEÓLOGO MAIS CULTO DOS PADRES LATINOS TRADUTOR DA VULGATA

O Catolicismo
A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram gentis Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração do povo em nome de um sagrado ser superior divino para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do poder de vida ou de morte pela sociedade humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa condição sociológica básica.
O Calendário Filosófico mostra na primeira semana os quatro primeiros séculos da igreja com seus principais padres fundadores. A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.
Ver em  0521 01 C  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

Jerônimo (347-420 dC) nasceu de família cristã abastada, no que é hoje a Eslovênia. Foi educado inicialmente no lar, e depois, aos 12 anos foi estudar em Roma.
O conhecimento correto das religiões, dos deuses do passado e do presente bem como o julgamento dos regimes políticos exige cuidadosa pesquisa. Somente com pensamento sério e equilibrado pode o estudioso fazer o estudo da sociedade ou da política, ou seja, por uma sociologia científica de previsão. O que é diferente de uma sociologia apenas descritiva. É uma condição necessária para conhecer e respeitar as religiões do passado e do presente. Caso contrário, o estudo sofrerá o viés da parcialidade, será uma apreciação prejudicada pelo vício no julgamento.
Nos primeiros séculos da igreja católica ocorreram muitos conflitos na interpretação dos ensinamentos dos primeiros cristãos. Era necessário criar a unidade dos fiéis em torno de uma doutrina única. Muitas variações de interpretação tinham que ser estudadas para formar um conjunto uniforme e coerente de normas religiosas.
Muitos dos mais importantes tipos de colaboradores se dedicaram a pesquisar e divulgar o conhecimento antigo dos gregos e dos romanos, em combinação com as tradições dos primeiros cristãos, recebidas por comunicação oral.
Longos anos da vida de Jerônimo foram de intensa procura de conhecimento nos textos escritos em hebraico, em grego e em latim. Muita dedicação teve que dar ao estudo dessas línguas, quase sempre só com esforço próprio. E tornou-se o mais culto entre seus companheiros na formação da igreja da Idade Média.
Escreveu Jerônimo numerosos textos, traduções e interpretações religiosas. Em especial traduziu a Bíblia para a língua latina, conhecida pelo nome de VULGATA.  Sua influencia foi muito grande na Idade Média, tornando-se um vulto de valor na instituição da unidade, na grandeza e no poder de união espiritual da fé católica medieval.
A importância do catolicismo como organização religiosa foi criar na Europa do oeste, no ocidente mais adiantado, uma cultura bem distribuída entre as nações da região. Na época, a proteção do território do império romano tornou a guerra uma atividade de defesa local dos pequenos territórios regionais. Era o feudalismo, em que o poder político ficou na mão do rico senhor do local, mas a mente de cada pessoa ficou ligada a uma doutrina geral, orientada sem violência nem opressão pelos sacerdotes membros da religião católica romana. A religião criou um sistema de ensino uniforme, sob o comando único de um só chefe religioso, o Papa. A união dos povos era feita por haver a mesma opinião, a mesma crença, sem a violência das armas e da guerra. Entre enorme quantidade de feudos separados por grandes distancias e obstáculos naturais no contimente europeu.
A Idade Média então transformou o antigo império romano num conjunto de nações educadas em normas de elevação moral, e que, depois de organizado, em sua fase de apogeu, incentivou as artes, as ciências e a indústria. Os primeiros cientistas eram frades e padres cristãos. Só no fim da era medieval o teatro e as outras artes, a ciência e a indústria se tornaram seculares, saindo então dos prédios e da orientação religiosa das igrejas e dos mosteiros.
Devemos ter bem em mente que o desenvolvimento e a cultura dos tempos modernos não poderiam ser o resultado de uma época de retrocesso e de completo obscurantismo. O brilho da modernidade foi preparado pela diversificada educação religiosa da população na Idade Média. Portanto, temos uma grande dívida de gratidão para com os nossos antepassados que prepararam a sociedade moderna.


AMANHÃ: Santo Ambrósio base cultural e capacidade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário