terça-feira, 14 de maio de 2013

0515 C VESPASIANO imperador recuperou as finanças eliminou desperdícios e luxo


15 DE MAIO. Vespasiano: o Imperador construtor do Coliseu de Roma.


VESPASIANO
Titus Flavius Sabinus Vespasianus, Caesar Vespasianus Augustus
(nasceu no ano 9 da nossa era, em Sabine Reate, no Latium; morreu no ano 79)

IMPERADOR ROMANO REFORMOU OS COSTUMES, O GOVERNO E AS FINANÇAS

A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação
Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico.
São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua própria defesa, sempre procurando fazer a conquista.
Foi Roma com suas qualidades militares e de administração política que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação.
O resultado foi pela primeira vez uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, que veio a ter mais tarde uma religião universal, comum a todo o continente.
Esta quarta semana tem como chefe Trajano, um general vitorioso e estadista, grande como soldado e grande como administrador. Sua vida foi de harmonia e de modéstia, com luxo, mas sem pompa.
Trajano é homenageado no ultimo dia da semana.
Ver o Quadro 0423 01 C do mês de César - a Civilização Militar que mostra os grandes homens representantes da criação de um continente europeu unido e em paz.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


Vespasiano, (9dC-79dC) o nono imperador romano, nasceu em Sabine Reate, perto de Roma, filho de Flavius Sabinus, um cavalheiro romano.
A morte de Nero, ultimo imperador do sangue de Augusto, ocorreu no ano 68 da nossa era. Ela deu lugar a uma luta curta, mas sangrenta, entre os aspirantes ao trono apoiados por diferentes exércitos. Galba, o 6º imperador, morreu em janeiro de 69; Oton, o 7º imperador, em abril; Vitelio, 8º imperador, em dezembro. Vespasiano foi o 9º imperador, então com 60 anos de idade, que subiu às mais elevadas funções por seus serviços militares longos e notáveis em todos os pontos do mundo.
Vespasiano era firme, honesto e patriota. Humano também, mas capaz de dura severidade quando necessário e imbuído do sentimento do dever. Ao mesmo tempo era astuto e ambicioso, formando logo um poderoso partido e muitas de suas ações iniciais indicavam um nepotismo ou o desejo de gratificar serviços passados.
A política que seguiu não mostrou criatividade, se comparada com as de outros imperadores, como Trajano ou Adriano. Seu grande mérito foi encerrar a guerra civil, preocupando-se com a manutenção da paz interna.
Pessoalmente, Vespasiano tinha uma aparência robusta e natural, como se pode ver em seus bustos conservados. Mostrava modos grosseiros e divertidos, da forma que se via nas pessoas de origem humilde, que ele gostava de lembrar. Essa maneira era popular, como também o era a sua grande capacidade para trabalhar com afinco e a sua simplicidade na vida diária, que a aristocracia do tempo tomou como modelo.
Vespasiano consagrou seu governo a restabelecer as finanças do império romano. Muito desperdício tinha sido feito no governo de Nero e a guerra civil resultou em grandes prejuízos. Mas o lançamento de impostos não poderia ser elevado acima do suportável. Vespasiano trabalhou para cobrir as despesas e ficou com fama de avarento. Mas não deixou de realizar as obras necessárias, sendo ele o imperador que construiu o Coliseu romano.
Nascido de família humilde, não tinha a arrogância dos patrícios ricos, nem o desprezo aos mais pobres. Não se envergonhava de suas origens, e ria de quem apresentava a invenção de uma genealogia para ele. Tinha prazer em visitar a granja em que nascera. Detestava a ostentação e o luxo, e renunciou ao fausto que outros imperadores mostravam.
Vespasiano começa uma nova idade de Roma, marcada pelo desenvolvimento do zelo pela coisa particular e pela coisa publica, por mais sobriedade, por mais decoro, por costumes mais gentis e por maior filantropia. O exemplo pessoal de Vespasiano muito contribuiu para esse resultado. Mesmo no leito de morte continuava a trabalhar nas suas tarefas de governo.
Ao ficar doente, sentindo que estava nos seus últimos instantes de vida, pediu para que o levantassem da cama. Disse que
“um imperador deveria morrer em pé”.
Seu filho Tito sucedeu-o como imperador de Roma.


AMANHÃ: A unificação do Império por Adriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário