quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

0201 C PÍNDARO poeta grego do hino da vitória nos jogos olímpicos


29 DE JANEIRO. Hesíodo: o poeta na criação do politeísmo militar junto com Homero

HESÍODO
Hesiodos em grego, Hesiodus em latim
(viveu cerca dos anos 700 antes da nossa era)

ENTRE OS MAIS ANTIGOS POETAS DA GRÉCIA, CRIOU A POESIA DIDÁTICA GREGA

O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia Sacerdotal do Oriente
Na Grécia a arte coordenou a política militar num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária dos sacerdotes das teocracias. O que foi feito pela primeira vez no mundo. Para sempre.
Foi uma guerra entre o politeísmo militar e o politeísmo sacerdotal.
A arte gera emoções, cria visões de progresso, visões do futuro.A arte tem, desse modo, o poder de antever o progresso, de criar novos ideais. É um poder profético natural, criado por humanos.
Nesta semana são consagrados os poetas líricos e trágicos da Grécia, num período de mais de 1300 anos. A semana tem como chefe Ésquilo, que a termina.
Ver em 0129-01 C Quadro do Mês de Homero, a Poesia Antiga,
com os grandes tipos representantes do mês.

ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.

HESÍODO (cerca de 700 antes de Cristo) pela tradição da Grécia antiga foi o poeta que criou as poesias antigas da escola da Boécia, na região de Tebas. É um dos mais antigos poetas da Grécia antiga, considerado como o pai da poesia didática. Dois de seus poemas épicos foram conservados até hoje, que são Os Trabalhos e os Dias com a descrição da vida no campo e a Teogonia, sobre os deuses e seus mitos.
Hesíodo nasceu em Ascra, na Beócia, que hoje é a Palaioppanagia, um distrito central da Grécia. Depois ele foi para Naupactus, onde, em sua mocidade, guardava a criação de ovelhas e se tornou agricultor. O que se sabe de Hesíodo está nas suas próprias poesias.
Ele foi um rapsodo, que recitava poesias como profissão, quando aprendeu a técnica e o vocabulário da arte épica memorizando e recitando as canções heróicas. Conta que sua habilidade poética foi recebida das Musas, que lhe apareceram quando ele estava como pastor de ovelhas. As Musas, filhas de Zeus, protetoras dos artistas, deram-lhe a voz de poeta, ordenando que ele fosse cantar a raça dos abençoados e imortais deuses.
Os seus escritos contêm longas genealogias e catálogos dos heróis e heroínas mitológicas, suas aventuras e suas descendências, listas de “provérbios” no gênero dos Provérbios de Salomão, mas que se referem em especial à agricultura.
Suas obras fazem a descrição detalhada de fatos que interessavam a região da Beócia com uma atenção mais marcada para as artes da paz do que para os temas de Homero.
Num desses poemas didáticos, Os Trabalhos e os Dias, o autor nos dá sua biografia, que, mais tarde, na Grécia, passa por ser a biografia de Hesíodo. O pai de Hesíodo veio da colônia grega de Cyme, na Ásia Menor, ficando em Ascra, na Beócia para melhorar sua situação como fazendeiro.
A granja que o poeta deveria receber como herança acabou sendo entregue a seu irmão Perses pela decisão de juízes injustos e prevaricadores. A esse irmão ele faz muitas acusações e muitas lamentações.
A maior parte da obra dá instruções para obter bons resultados nos trabalhos rurais e da agricultura em meio a histórias felizes sobre a natureza da vida no campo com muita simplicidade e encanto. O ensino da moralidade é simples, pessoal e acima de tudo de modo prático.
A teologia do Politeísmo da época aparece algumas vezes na descrição das superstições rústicas do poema de Os Trabalhos e os Dias. O tema da religião do Politeísmo é completamente desenvolvido em sua outra obra, A Teogonia, que é a genealogia dos deuses. Ali Hesíodo mostra todo a população de deuses populares da época reunidos num conjunto regular, como num Panteon, um museu de deuses. Desse modo o conjunto dos mitos, a grande mitologia dos gregos, é descrita ordenadamente. Ele coloca ali deuses que não estavam nos poemas de Homero.
No poema A Teogonia o autor conta a criação do mundo a partir do caos, o nascimento dos deuses e descreve as suas aventuras. No fim ele enumera as filhas do deus maior, Zeus, o pai dos deuses e indica as suas mulheres mortais. Esse texto era destinado a formar a introdução de um grande poema de nome O Catálogo das Mulheres, de que alguns poucos fragmentos contam a história dos heróis que nasceram das mulheres mortais.
A grande influência que Hesíodo exerceu sobre a imaginação dos gregos seus compatriotas lhe deu a fama de ter criado a religião dos gregos junto com Homero.
Hesíodo pertence, desse modo, ao lado de Homero, à nova classe dos sacerdotes – professores,, conselheiros, consagradores de opinião - do Politeísmo Militar da Grécia, a única civilização que acabou com a Teocracia Sacerdotal do oriente e seus ministros religiosos. A Grécia permitiu desse modo que fossem conhecidos os formadores da opinião como os artistas, os filósofos e os cientistas que antes permaneciam anônimos dentro da sagrada e poderosa casta sacerdotal fechada governante da Teocracia inicial.

AMANHÃ: Tirteu, a inspiração poética para a ação.
 .

AMANHÃ: Tirteu, a inspiração poética para a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário