segunda-feira, 9 de abril de 2012

0409 B NEARCO memorável realização naval da Grécia Antiga no Oriente

09 DE ABRIL. NEARCO: imenso progresso para a geografia científica

NEARCO
Néarque, Nearchus
(viveu no período do fim dos anos 300 antes da nossa era)

FAMOSO ALMIRANTE DE ALEXANDRE AUTOR DE IMPORTANTE VIAGEM AO ORIENTE ANTIGO


AS BASES DA CIÊNCIA
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares. A filosofia ficou sem maior desenvolvimento.
Todos os conhecimentos da época foram registrados pela descrição dos fatos da vida diária. Anotaram os conflitos políticos, as paixões humanas, a estrutura e as doenças do corpo humano, todos os fatos que a sua volta ocorriam na agricultura,à navegação e às outras artes. Mas o que tornou célebres os gregos antigos foi que descobriram o estudo abstrato dos fenômenos dos seres, pelo estudo de suas propriedades, dos acontecimentos, das ocorrências.
O início do estudo ABSTRATO no mundo foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros, como os egípcios, já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos que existam ou bens que se possam minerar, ou cultivar na natureza ou produtos obtidos por fabricação.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação dos fenômenos ou acontecimentos e sua elaboração mental abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos.
O filósofo francês Auguste Comte já tinha identificado o mesmo nos povos primitivos e nas crianças. Somente quando os povos evoluem da feitiçaria ou feiticismo, da magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não conseguiram criar a ciência abstrata talvez por ser a casta sacerdotal secreta um poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos pensadores laicos.

A terceira semana do mês de Arquimedes mostra os mais destacados astrônomos da Grécia e da Arábia. Foi na época em que a Astronomia, deixando de ser apenas um registro de observações dos astros, tornou-se uma ciência abstrata. Somente com a abstração e as leis abstratas foi possível, pela primeira vez no mundo realizar uma previsão dos acontecimentos astronômicos futuros. No posto de chefe de semana está Hiparco no domingo que encerra a semana.

Ver o Quadro 0325 01 B do mês de Arquimedes Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento científico na antiguidade.


NEARCO é o famoso almirante de Alexandre. Era nascido em Creta, morando em Amphipolis. Inicialmente lutou como guerrilheiro. Mais tarde, participou na conquista da Índia como amigo e oficial do imperador Alexandre o Grande.
Recebeu o comando da frota que foi da foz do rio Indus até o golfo Pérsico. Essa viagem memorável, dirigida com muita energia e uma grande habilidade por Nearco durou de setembro do ano 325 antes da nossa era até 2 de fevereiro do ano seguinte. Nessa data ele chegou a Suse depois de ter atravessado o golfo Pérsico e subido o rio Tigre. Depois da morte de Alexandre no ano 323 antes da nossa era, ligou-se a Antigonus e depois a seu filho Demetrius.
O diário de sua grande viagem, chamado de O Périplo, foi escrito pelo próprio Nearco. O diário foi perdido, mas temos os seus dados na “História da Índia” escrita por Arriano, onde os últimos capítulos contém um sumário completo do relato original.
A descrição de Arriano mostra claramente a perseverança, a capacidade criativa de recursos e audácia de Nearco nessa primeira investigação geográfica.
A grande viagem de Nearco é uma memorável realização naval da antiguidade grega. Foi talvez a primeira viagem de pesquisa nos mares desconhecidos do Extremo Oriente e em meio das populações selvagens de que não temos qualquer descrição. Foi imensa sua influência prática sobre a geografia científica.


AMANHÃ: O sacerdote babilônico historiador: BEROSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário