sábado, 8 de outubro de 2011

1008 1 QUADRO DO MÊS DE DESCARTES a Filosofia Moderna

1008 1 QUADRO DO MÊS DE DESCARTES a Filosofia Moderna

08 DE OUTUBRO: O mês de Descartes:
A FILOSOFIA MODERNA, a maior revolução já feita no pensamento humano.

FILOSOFIA MODERNA
MÊS DE DESCARTES

A criação da RAZÃO EXPERIMENTAL CIENTÍFICA é a maior revolução já feita no saber humano, na filosofia, em todos os tempos.
Filosofia Moderna. Mas... O QUE É FILOSOFIA?
Filosofia para Aristóteles abarca todos os ramos de pesquisa. Da mesma forma, definimos, HOJE, filosofia como o estudo e a representação do mundo e do homem. Com a observação do mundo exterior e do mundo interior ao humano, conseguimos ter a sua imagem, feita com os dados obtidos pelos sentidos e com o processamento desses dados concretos dos objetos e dos dados abstratos dos seus fenômenos. O registro da imagem que percebemos das coisas e das idéias, dos animais e dos homens, das teorias, dos princípios primeiros e finais, dos sonhos, das artes, da ciência, da técnica é que constitui a filosofia. Em outras palavras, é o saber, o conhecimento, sobre qualquer assunto, sobre qualquer tema. Na filosofia é feita a identificação e classificação do conhecimento bem como o estudo da abrangência e dos limites do conhecimento.
FILOSOFIA MODERNA é a representação do mundo e do homem que pode ser verificada, comprovada. A FILOSOFIA ANTIGA E A MEDIEVAL representava o mundo com base na tradição religiosa, nos livros sagrados, nos necessários mitos, poderosos e violentos, na imaginação. Hoje sabemos que eles não podiam ser testados, comprovados.Os mitos não podem ser mortos, assassinados, por serem figuras de ficção. Não morrem são esquecidos. O conhecimento na modernidade pode ser descoberto e redescoberto a qualquer tempo e a qualquer lugar. Dois e dois são quatro para qualquer lugar, em qualquer tempo, aqui ou em qualquer outro país, em outro continente. É universal. É o saber confirmado, testado, verificado. E é o conhecimento dos LIMITES do que nós sabemos, até onde sabemos, e o conhecimento do muito que nós não sabemos. Requer sempre a modéstia e o espírito crítico, do ceticismo moderno, para evitar enganos, para obter a segurança da positividade. Assim o conhecimento científico hoje domina finalmente o saber nas ciências e nas técnicas da Biologia, nas técnicas e nas ciências humanas da Sociologia, da Psicologia e suas aplicações. Essa é a maior revolução filosófica: a positivação das ciências superiores, as ciências humanas, antes dominadas pela imaginação e não pela observação imaginativa confirmada da pesquisa científica.
REPRESENTAÇÃO. Representar é fazer o registro de uma imagem, de uma pesquisa, de uma idéia ou sentimento. O registro feito mantém e guarda aquela informação, por meio dos sinais escritos, falados, desenhados, sonoros, visuais. Serve para o relato da história, para o controle, é a memória, serve para conservar o saber, para o ensino que passa de pai para filho, de uma geração para as gerações seguintes. Em nossos dias presenciamos o aperfeiçoamento do registro, do processamento e da divulgação dos saber em todas as suas formas.
O QUE TEM DENTRO DA FILOSOFIA MODERNA. O conhecimento na modernidade, de modo completo, pode ser chamado de Gnosiologia, estudo da gnosis, do saber. Seria o sinônimo de FILOSOFIA GERAL.
A Filosofia se divide em 3 áreas: Estética, da EMOÇÃO na Arte, a da INTELIGÊNCIA, a Ciência e a área da AÇÃO, a Técnica. Correspondendo às 3 grandes capacidades da vida humana, sentimentos, pensamento e atividade.
A ESTÉTICA se compõe das artes da linguagem, a geral ou Poesia, a do som, a Música, da forma, Pintura e Arquitetura. Essas as fontes artísticas das aplicações contemporâneas, simples e compostas, como no cinema, no rádio, na televisão.
A CIÊNCIA tem a teoria geral com a EPISTEMOLOGIA, a teoria da ciência, e as ciências particulares puras (não aplicadas), como a Matemática, Astronomia, Física, Qúimica, Biologia, e ciências humanas, na Sociologia e Psicologia. Inclui as ciências aplicadas, como a Mineralogia, Botânica, Zoologia, Antropologia e outras.
A TÉCNICA ou Tecnologia, que se divide em POLÍTICA ou governo da sociedade e INDÚSTRIA, ação sobre o mundo, com Banco, Comércio, Manufatura e Agricultura. O setor de serviços atende a cada área.
Dentro da Filosofia Moderna não se incluem as hipóteses e o saber não verificável, que não conseguem ser universais, não sendo um conhecimento confiável, verificável, positivo. As ficções usadas na arte são claramente conscientes.
A FILOSOFIA ANTIGA se propunha a saber tudo, todas as causas, todos os princípios, a origem do mundo e do homem. Afirmava saber o conhecimento divino, eterno, o princípio de todas as coisas e o conhecimento até dos deuses, dos anjos e dos demônios. Ensinava a METAFÍSICA, que era o conhecimento do que não se podia verificar, o que estaria num outro plano, inacessível à verificação. É o mundo chamado do NÚMENO, aquilo que se imagina, mas não pode confirmar. O outro plano, a outra dimensão, não passa de um mundo de ficção, do sobrenatural, do paranormal, dos fantasmas, dos espíritos dos mortos.
O QUE TINHA DENTRO DA FILOSOFIA ANTIGA. A Filosofia se compunha da Filosofia propriamente dita e da Lógica, que continha as regras para pensar, para aprender a pensar sem pensar. Esta era a filosofia do monoteísmo cristão. A Filosofia propriamente se dividia em Filosofia Especulativa e Filosofia Prática.
A Filosofia Especulativa se dividia em Filosofia Primeira ou Metafísica e Filosofia da Natureza. A Metafísica (estudo da causa primeira e final) consistia na Teodicéia (estudo de Deus), a Ontologia (O ser em si) e a Crítica do Conhecimento (campo e limite do saber). A Filosofia da Natureza se dividia em Cosmologia, com a Biologia (origem da vida) e a Antropologia (origem do homem) e com a Psicologia.(estudo da alma divina e eterna). A Filosofia Prática se dividia em Ética ou Filosofia Moral e em Filosofia da Arte ou Estética. Concluímos que autores que em nossos dias estudam o Ser e o Ente estão, de fato voltando a temas anacrônicos da filosofia da Idade Média e da Antiguidade grega e oriental. Assim como Aristóteles indicou o atraso do erro do anacronismo dos temas de Platão.
VISÃO FILOSÓFICA. É perceber a regra ampla que causa o fenômeno que estamos vendo. É perceber como evolui uma planta, como evolui uma criança. A visão da filosofia descobre que há  uma regra, uma lei mais geral, que comanda o acontecimento. Quando um balão sobe no ar, e quando um pesado navio de aço flutua na água, a visão geral, filosófica, vê ali valer a mesma regra que diz que a força para cima é igual ao peso do volume de gás ou de água deslocado pelo balão ou pelo navio. A visão filosófica vê as mudanças, enxerga o dinamismo dos eventos . Vê muito mais longe no espaço e no tempo.
VISÃO EMPÍRICA EXTREMA, EMPIRISMO RADICAL. Nessa visão o pensador acha que cada caso é um caso isolado, que não há relação com outros acontecimentos. Em especial o empírico exagerado não admite a evolução em nenhum caso, nas plantas, nos animais. Então parece que não há relações entre os casos. É a falta de filosofia, a falta do espírito filosófico. A filosofia é necessária, indispensável, inevitável: sem pensar, sem criar o saber, temos a ignorância, a pobreza, o egoísmo, o ódio.



Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer QUE É
O quadro concreto da preparação humana

MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA
LUNEDIA=segnda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano comum; à direita, anos bissextos.

Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário