domingo, 2 de outubro de 2011

1002 SACCHINI a ópera com expressão e sentimento

02 DE OUTUBRO. Sacchini: O mestre nos procedimentos na ópera, com expressão e sentimento.

SACCHINI
Antonio Maria Gasparo Gioacchino Sacchini
(nasceu em 1734, em Pozzuoli, Itália; morreu em 1786, em Paris, França)

FECUNDO E ELEGANTE COMPOSITOR ITALIANO DE ÓPERA

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do servo da gleba do feudo, liberdade do trabalhador, do povo, com o desenvolvimento da indústria e do comércio.
Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
O domínio das artes de linguagem, da Estética, teve na modernidade um grande desenvolvimento, gerando um número maior de grandes artistas do que na antiguidade.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. A diversidade infinita de atividade social, os conflitos e alterações incessantes da vida estimulam a originalidade mental, mas não são favoráveis à perfeição da criação artística.
Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente. É o sinal da potente capacidade da natureza humana para criar e produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de obras artísticas
Nesta quarta semana estão também lembrados os autores que fizeram a ligação da música com o teatro, bem como os grandes mestres desde Palestrina até Rossini. São, assim, mostrados nomes de Palestrina, Hendel e Beethoven. A semana é chefiada por Mozart, no domingo que a encerra.

Ver em 0910 1 O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.

SACCHINI foi um compositor aplaudido. Nasceu em Pozzuoli, perto de Nápoles, em 1734, filho de um pescador pobre.
O compositor de obras sacras Francesco Durante (1684-1755), ouviu Sacchini cantando nas areias da praia e resolveu fazê-lo estudar no Conservatório di Sant’Onofrio em Nápoles. Niccolò Piccinni (1728-1800) e Durante lhe ensinaram composição e Nicola Fiorenza ensinou violino. Durante, que muito estimava o jovem, previu que ele seria o melhor compositor do século.
O intermezzo Fra Donato foi escrito para o teatro do Conservatório em 1756. A primeira opera séria de Saccini foi produzida em Roma, em 1762 seguida por muitas outras, quase todas fazendo sucesso.
Em 1722 Sacchini transferiu-se para Londres, onde ficou por 10 anos. Durante 20 anos ele percorreu várias cidades da Itália e da Alemanha como compositor, como diretor de teatro e de academias de música.
Em 1782 ele se estabeleceu em Paris, onde sua alta reputação em toda a Europa produziu uma recepção entusiástica. O imperador Joseph II de Roma apresentou-o à rainha Maria Antonieta, que lhe recebeu oferecendo-lhe ajuda.
A inveja, as intrigas e a hostilidade dos seus rivais o acompanharam na França, como ocorreu na Itália e na Inglaterra. As decepções e as preocupações o conduziram a uma morte antecipada. Morreu em Paris em 1786 na idade de 52 anos.
Sacchini deixou mais de 40 óperas e uma grande quantidade de peças religiosas, oratórios, música vocal e sagrada. Sua peça OEdipe permaneceu por longo tempo no repertório de todos os teatros da Europa. Na história da arte ele figura como um compositor gracioso, elegante e judicioso.
Sacchini foi uma figura de maior destaque na opera seria no final dos anos 1700, século 18. Ele foi um mestre de fato dos procedimentos na ópera e em especial quando se trata de compor para um tipo de voz especial. Sua obra é cheia de expressão e de um sentimento teatral verdadeiro e puro.


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