domingo, 24 de abril de 2011

0424 LEÔNIDAS

24 DE ABRIL. Leônidas: Os espartanos que nunca se rendem.

LEÔNIDAS
Leonidas I rei de Esparta
(morreu no ano 480 antes da nossa era, nas Termópilas, em Locris, Grécia)
REI DA ESPARTA HERÓI NA DEFESA DA GRÉCIA CONTRA A TEOCRACIA DA PÉRSIA

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico. São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua própria defesa, sempre procurando fazer a conquista. Foi Roma com suas qualidades que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação. O resultado foi pela primeira vez uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, a ter mais tarde um religião universal, comum a todo o continente.
A primeira semana comemora a obra política e militar da Grécia antiga que repeliu os ataques da teocracia persa de forma permanente, defendendo a nossa civilização ocidental. A semana se encerra no domingo com Temístocles, o seu representante principal.


LEÔNIDAS é o modelo da reação dos bravos contra os mais perigosos obstáculos.
Na famosa Batalha das Termópilas, num desfiladeiro estreito, Leônidas fez a heróica defesa da Grécia contra o poderoso exército do rei da Pérsia XERXES I, no ano 480 antes de nossa era.
Leônidas, rei de Esparta, ofereceu resistência a um imenso exército persa com mais de 160 mil homens. E contava, apenas, com um exército de 6.000 a 7.000 mil gregos, dos quais 300 eram espartanos. Ele resistiu na passagem estreita do desfiladeiro das Termópilas, a invasão dos persas por dois dias. Termópilas em grego significa Portão Quente.
Os persas descobriram outra passagem em volta do desfiladeiro e ameaçavam avançar pela retaguarda das forças gregas.
Leônidas fez seus homens recuarem, ficando ele nas Termópilas com reduzido contingente de 1100 soldados e com sua guarda pessoal de 300 espartanos. E ali resistiram, bravamente, durante dois dias, até a morte certa.
A história dessa resistência heróica permanece na memória de nossa civilização, e, entre os gregos fez nascer a certeza de que
OS ESPARTANOS NUNCA SE RENDEM.
A história do valor e coragem de Leônidas é uma demonstração do heroísmo da Grécia antiga, na defesa de sua pátria, que representa na história a quebra do poder da Teocracia oriental, com o fim do regime de castas de uma religião de grande poder e de longa duração. A consequencia foi a inauguração de uma era de liberdade para o trabalho intelectual da Grécia, o berço da cultura ocidental.
Leônidas é lembrado ao longo de toda história da evolução da civilização da Europa do ocidente como o modelo da reação dos corajosos contra os mais perigosos obstáculos.
Assim foram os nossos antepassados da Grécia. Eles participaram da longa evolução cultural que nos conduziu até a moderna civilização, com seu enorme montante de saber. Um saber que torna nossa vida mais longa, mais confotável, mais bela e mais saudável. O vasto conhecimento em todos os setores, na arte, na ciência teórica, no saber aplicado, na tecnologia, na indústria.
Essa antiguidade, esses nossos antepassados, formam a nossa grande família humana.
Não estamos sós. Vivemos e revivermos em nossos antepassados. Temos grandes heróis.


AMANHÃ: Aristides contra a Teocracia da Pérsia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário