segunda-feira, 18 de abril de 2011

0418 VITRÚVIO

0418 VITRÚVIO

18 DE ABRIL. Vitrúvio: A Arquitetura romana.

VITRÚVIO
Vitruvius, Marcus Vitruvius Pollio
(nasceu cerca do ano 70 antes da nossa era, no Lácio, Itália; morreu no ano 25 antes da nossa era)
ARQUITETO E ENGENHEIRO FAMOSO AUTOR DA ARQUITETURA ROMANA


O início do estudo ABSTRATO nas ciências foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que existam na natureza ou coisas que se possam fabricar: são abstrações.
Os romanos conservaram as descobertas dos gregos e aplicaram-nas à ação prática. Estavam empenhados na construção de uma grande pátria, que usou sua força e extraordinária habilidade para pacificar as diversas tribos brancas selvagens da Europa. O Império Romano tornou o continente europeu homogêneo e pacífico. As obras de engenharia de notável complexidade foram realizadas com o uso do saber teórico desenvolvido pelos gregos.
A quarta semana do mês de Arquimedes apresenta a comemoração dos tipos humanos, principalmente romanos, que, sem fazer descobertas científicas, aplicaram as ciências às artes da vida e preparado os materiais para os pensadores do futuro. Plínio o Velho é o representante principal desses homens, entre os quais se vêem autores de tratados sobre agricultura, arquitetura e geografia. Plínio é o chefe de semana, no domingo que a termina.


VITRÚVIO é o autor clássico que escreveu com grande autoridade sobre a arquitetura do império romano. Ele nasceu no Lácio, na Itália, em família respeitável e recebeu uma sólida educação.
Ele escreveu sobre as máquinas de guerra e o imperador Augusto lhe deu uma função permanente como diretor da aparelhagem de guerra. Ele trabalhou como arquiteto e consagrou o resto de sua vida para escrever um tratado sistemático com o nome de DE ARCHITECTURA no qual descreve com muita precisão e detalhe a teoria e a prática da arte do arquiteto. Ele se refere e comenta muitos dos escritores gregos e faz de sua obra um compêndio sistemático do saber da época.
Vitrúvio começa por uma discussão sobre a educação do arquiteto, sobre os diferentes ramos da ciência que se aplicam a essa arte e sobre a disposição conveniente a uma cidade bem distribuída. Discute em seguida os materiais próprios à construção e os métodos de seu trabalho.
Ele classifica os monumentos de acordo com a colocação de suas colunas e de acordo com as ordens arquitetônicas. Descreve com detalhes minuciosos as proporções e o plano dos edifícios públicos e privados, a teoria da ornamentação e dos materiais empregados. Ele trata em seguida da hidrostática, da astronomia prática e da mecânica, mostrando um superior conhecimento prático da arte da construção.
O tratado de Vitrúvio no seu conjunto é a base de quase tudo que nós sabemos sobre a arte da arquitetura antiga. Ele obteve uma grande popularidade e uma influência durável sobre a prática da arquitetura.
Vitrúvio caracteriza a capacidade da civilização de Roma para o governo da sociedade. Tendo base nos conhecimentos dos gregos tanto na arte como na ciência, o desenvolvimento da arquitetura para atender às necessidades crescentes do progresso social foi realizado pelos romanos.
É a um grande arquiteto romano que nós devemos todos os conhecimentos reais sobre as construções antigas. E é de Vitrúvio que vem o conjunto do conhecimento da arte da arquitetura, reconhecida na Europa moderna como a arquitetura clássica.
Bramante, Miguel Ângelo, Paládio e outros fundadores da arquitetura na época da Renascença estudaram nos textos de Vitrúvio.


AMANHÃ: Estrabão o maior geógrafo da antiguidade.


Um comentário:

  1. Não deixo de divulgar nenhuma de suas publicações. Meu nobre amigo... um abraço Professor Ângelo

    ResponderExcluir