segunda-feira, 11 de abril de 2011

0411 ARISTARCO

11 DE ABRIL: Aristarco de Samos importante astrônomo de Alexandria.

ARISTARCO
Aristarque, Aristarchus of Samos
(nasceu cerca do ano 310 antes da nossa era, em Samos, na Grécia; morreu cerca do ano 240)

ASTRÔNOMO GREGO MOSTROU A ROTAÇÃO DA TERRA E TRANSLAÇÃO EM TORNO DO SOL

O início do estudo ABSTRATO nas ciências foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos que existam na natureza ou coisas que se possam fabricar: são abstrações.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação abstrata e a elaboração abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo já se tinha verificado com os povos primitivos. Somente quando evoluem do feiticismo, magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não o conseguiram, talvez por ser a casta sacerdotal o poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos laicos.
A terceira semana do mês de Arquimedes mostra os mais destacados astrônomos da Grécia e da Arábia. Foi na época em que a Astronomia, deixando de ser apenas um registro de observações dos astros, tornou-se uma ciência abstrata. Somente com a abstração e as leis abstratas foi possível, pela primeira vez no mundo realizar uma previsão dos acontecimentos astronômicos futuros. No posto de chefe de semana está Hiparco no domingo que encerra a semana.


ARISTARCO DE SAMOS foi um dos principais astrônomos de Alexandria, pertencendo à geração que precedeu a vida de Arquimedes e de Apolônio. Ele nasceu na cidade de Samos, na Grécia.
Somente uma das suas obras, de nome GRANDEZAS E DISTÂNCIAS, foi preservada chegando até nossos dias. Nesse livro ele faz uma tentativa notável para calcular a distância entre a terra e a lua. Aristarco mostrou que quando a lua está em quadratura, isto é, no momento em que se vê uma meia lua iluminada e meia lua na sombra, o observador se acha no plano do círculo na lua separando a porção iluminada da porção da lua que está na sombra.
Aristarco admite então que há um triângulo no qual o ângulo entre as linhas da terra ao sol e da terra até a lua seria de 87 graus, medido na terra. Como o ângulo formado pelas linhas traçadas para a lua da terra e do sol forma em quadratura 90 graus, o outro ângulo desse triângulo retângulo seria de 3 graus, porque a soma dos dois ângulos deve ser 90 graus. Sabe-se que a soma dos três ângulos internos é sempre 180 graus. Supondo que a distância entre a terra e a lua fosse conhecida, ele então chegou à conclusão de que a distância do sol até a terra fosse de 18 a 20 vezes a distância da terra até a lua.
Embora o método usado por Aristarco fosse correto, o resultado foi prejudicado pela grande dificuldade de conhecer o momento preciso da quadratura da lua nessa época, o verdadeiro valor do ângulo avaliado sendo de 89 graus e 50 minutos, em vez dos 87 graus achados então. O que mostra que a distância da terra até o sol é muito maior do que da terra à lua. O ensaio feito, porém, foi da mais alta importância pelo método empregado, com validade científica.
Aristarco sustentava a idéia de Pitágoras do movimento da terra, de acordo com a carta de Arquimedes dirigida ao rei Gelon. Nessa carta se acha a seguinte passagem:
“Note que o universo é considerado pela maior parte dos astrônomos como uma esfera que tem o raio igual à distância do centro da terra ao centro do sol. Ora, essa visão foi contestada por Aristarco de Samos que faz hipóteses pelas quais resultaria que o universo é um número muito maior de vezes do que se supõe. Ele crê que as estrelas fixas e o sol não têm movimento e dá à esfera das estrelas fixas um tamanho tal que a órbita inteira da terra em comparação é apenas um simples ponto.”
Aristarco apresentou, então pela primeira vez, a teoria da rotação da terra e da translação anual da terra em torno do sol. Por essa razão Cleanto o Estóico declarou que ele deveria ser acusado de falta grave contra a religião, de impiedade. Essa teoria em que o sol está no centro do movimento, a teoria heliocêntrica, só seria aceita 2.000 anos depois dessa época.
Uma das crateras da lua recebeu o nome de Aristarco. Um pico no seu centro é a formação mais brilhante da lua.
Aristarco e Eratóstenes produziram os passos mais importantes para a formação da Astronomia como ciência. Aristarco mostrou-se um teórico da maior importância, construindo o tipo de lógica para as comparações entre as distâncias calculadas no planeta terra.


AMANHÃ: Eratóstenes fundador da Astronomia científica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário