quinta-feira, 26 de agosto de 2010

0827 STEVIN

0827 STEVIN


27 DE AGOSTO: Ele é o fundador da moderna hidrostática, do equilíbrio nos fluidos: STEVIN.

Neste dia, no calendário humanista histórico de Augusto Comte, no MÊS DE GUTENBERG, da INDÚSTRIA MODERNA, de 13 de AGOSTO a 09 de SETEMBRO, o grande tipo humano homenageado na SEMANA de WATT, de 27 de agosto a 2 de setembro, é:

STEVIN
Simon Stevin, Simon de Bruges
(nasceu em 1548 em Bruges, Bélgica; morreu em 1620, em Hague, Holanda)

SÁBIO CIENTISTA E ENGENHEIRO FUNDADOR DA HIDROSTÁTICA MODERNA

Maiores figuras humanas na faculdade criadora para o melhoramento da vida humana depois da Idade Média, pelo conhecimento que prepara a nova civilização industrial moderna.

Por Ângelo Torres

SIMON STEVIN, também conhecido como Simon de Bruges, nasceu na Bélgica, na cidade de Bruges, na importante, antiga e histórica capital de Flandres. Era filho de uma família rica, iniciando seu trabalho como coletor de impostos. Aos vinte anos, viajou pelo norte da Europa, pela Noruega, Polônia e Prússia, na volta indo para a Holanda.
Em 1581 estudou em Leiden na escola de latim e mais tarde, em 1583, aos 35 anos, entrou para a Universidade de Leiden, onde foi colega e tornou-se amigo do então Conde Maurício de Nassau, o segundo filho do príncipe Guilherme de Nassau.
Nessa época, a Holanda fazia a corajosa luta contra a ocupação do pequeno país pela poderosa Espanha. O norte da Holanda promoveu uma união para reagir contra os espanhóis, sob o comando do príncipe Guilherme de Orange. No sul do país, uma forte reação contra os espanhóis começou depois de um reino de terror promovido pelos invasores. Por esse tempo, Stevin se mudou para o norte da Holanda, predominantemente calvinista. Em 1581, os Estados Gerais formados pela União de Utrecht declararam sua independência da Espanha.
Stevin tinha se tornado professor de matemática de Maurício de Nassau. Com a morte de Guilherme de Orange, Maurício tornou-se o dirigente da Holanda, das então Províncias Unidas dos Países Baixos, em 1584.
Com o príncipe Maurício comandante do exército da república e Stevin seu assessor, foi obtida uma série de triunfos sobre os espanhóis. O príncipe compreendeu a importância da estratégia militar, sua tática e engenharia na vitória militar.
Em 1600 Maurício encarregou Stevin de fundar a escola de engenharia na Universidade de Leiden, com as aulas sendo ensinadas na língua holandesa e não em latim. De 1604 em diante Stevin foi o general-chefe de engenharia do exército da União de Utrecht.
Stevin desenvolveu um método para alagar as tropas invasoras pela abertura de certas comportas dos diques holandeses. Ele mostrou-se um habilidoso engenheiro, assistindo a construção de moinhos de vento, diques e portos. Fortificações foram construídas e descrições detalhadas foram feitas das inovações militares realizadas. Essas inovações foram imitadas mais tarde por outros países. Em 1612 Stevin montou sua casa em Haia, casando-se. Do casamento teve quatro filhos. Hendrik, seu segundo filho, formou-se pela Universidade de Leiden, tornou-se um famoso cientista e foi o editor da coleção das obras completas de seu pai.
Simon Stevin escreveu onze livros, com importantes contribuições à trigonometria, mecânica, arquitetura, teoria musical, geografia, fortificações e navegação. Embora não tenha sido o inventor das frações decimais, já usadas pelos árabes e pelos chineses, foi Stevin que introduziu o uso na matemática das frações decimais na Europa.
A obra de muito mais importância de Stevin é seu tratado de hidrostática. Depois de Arquimedes, nada tinha sido feito nessa parte da ciência. Ele é apontado como o fundador da hidrostática moderna.

Na sua obra destacam-se três importantes publicações. Todas elas foram editadas em Leiden e em holandês, em 1586:
-Princípios de estática, uma continuação dos trabalhos de Arquimedes (teoria da alavanca, centro de gravidade dos corpos, etc., e o teorema dos planos inclinados).
-Aplicações de estática
-Princípios de hidrostática, uma importante contribuição ao estudo da hidrostática. Entre outros assuntos, trata do deslocamento de corpos mergulhados em água. E explica o paradoxo da hidrostática - a pressão de um líquido independe da forma do recipiente, depende apenas da altura da coluna líquida. Ele mostrou que a pressão que o líquido exerce sobre uma superfície depende apenas da altura da coluna do líquido e independe da forma do recipiente.
Simon Stevin foi um sábio de grandes e variados recursos e assumiu os mais importantes postos do governo na Holanda, até a sua morte em Haia, em 1620.

AMANHÃ: Dedicou-se a grande variedade de pesquisas, na síntese pelos vegetais, a pressão da seiva e do sangue: MARIOTTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário