terça-feira, 24 de agosto de 2010

0816 NAPIER

0816 NAPIER










16 DE AGOSTO: Napier: Inventou os logaritmos que reduziram o tempo de cálculo em astronomia pela metade.







16 DE AGOSTO



No calendário humanista histórico de Augusto Comte, no MÊS DE GUTENBERG, DA INDÚSTRIA MODERNA,



de 13 de AGOSTO a 09 de SETEMBRO, o grande tipo humano homenageado é:







NAPIER



John Napier ou Neper



(nasceu em 1550, em Merchiston, na Escócia; morreu em 1617, em Merchiston)







MATEMÁTICO ESCOCÊS, INVENTOR DO LOGARITMO







Maiores figuras humanas na faculdade criadora para o melhoramento da vida humana



depois da Idade Média, pelo conhecimento que prepara a nova civilização industrial moderna.







Por Ângelo Torres







JOHN NAPIER, barão de Merchiston, nasceu no castelo de Merchiston, perto de Edinburgh, na Escócia. Seu pai tinha então apenas 17 anos de idade. Estudou na Universidade de Saint-Andrews e na Europa continental. Seu interesse vivo se dirigiu à teologia, à política e a agricultura.



Mas Napier seguia com atenção as descobertas astronômicas de seu tempo. Ele foi impressionado com os obstáculos colocados ao progresso da astronomia pelo tempo empregado nos trabalhosos cálculos da ciência. Foi interessado em matemática teórica e escreveu um tratado de aritmética e álgebra não publicado. Mostrou, assim, que ele acompanhava de perto os primeiros algebristas de sua época e, em alguns aspectos, estava mais adiantado.



Foi assim que Napier se consagrou à formulação de novos métodos destinados a reduzir o trabalho de cálculo. Chegou a projetar uma máquina de calcular simples. Mas a grande obra de sua vida foi a invenção e a construção da tábua de logaritmos.



Já era conhecido que a soma dos expoentes dos números resulta no expoente da multiplicação resultante desses números. Em outras palavras, a operação aritmética de soma dos expoentes reduz a multiplicação dos números apenas a uma soma de seus expoentes. Também a elevação de um número a um expoente pode ser reduzida a uma multiplicação. O emprego, portanto, dos expoentes dos números resulta em operações aritméticas mais simples e mais rápidas.



A obra escrita por Napier, sobre a descrição e construção dos logaritmos, a CANONIS DESCRIPTIO de 1614, mostra a sua importante descoberta.



Duzentos anos depois, o astrônomo francês Pierre Simon Laplace afirmou que Napier, com sua invenção, na verdade, dobrou a vida de cada astrônomo, porque os logaritmos reduziram o tempo de cálculo em astronomia pela metade. Deve-se notar que grande parte do tempo de vida do astrônomo era dedicada aos cálculos astronômicos. A economia feita nesse tempo aumenta o tempo de vida útil e produtivo do cientista.



A escala logarítmica foi usada na ”régua de cálculo”, onde se podia somar e diminuir pelo deslizar de suas escalas. A soma de dois valores dava como resultado o produto entre esses valores. A subtração fornecia o resultado da divisão entre os valores. A régua de cálculo por muito tempo permaneceu um instrumento indispensável no cálculo científico e na engenharia. Só recentemente foi substituída pelas calculadoras eletrônicas. A invenção dos logaritmos é que permitiu o uso da régua de cálculo, desenvolvida por Roberto Bissaker em 1654 e aperfeiçoada para emprego em diferentes especialidades por Partridge em 1657, por Coggeshall em 1677 e outros. A utilidade dessa ferramenta para cálculo rápido foi logo reconhecida, especialmente na Inglaterra, durante os anos 1700 e ela foi fabricada em grande quantidade, com poucas modificações.



O uso das tábuas de logaritmos prevaleceu no cálculo matemático até meados dos anos 1900, no século 20, mais de trezentos anos após sua invenção. Hoje não são mais usadas, substituídas pelo emprego das calculadoras eletrônicas e pelos computadores modernos, que empregam a mesma concepção original de Napier.



O valor da invenção de Napier não demorou a ser reconhecido pelos melhores matemáticos da Inglaterra e, na Europa, por Kepler. Foi importante o progresso realizado pelos logaritmos aplicados de imediato na prática da astronomia, na navegação, na medida de distâncias e a todas as pesquisas que dependiam do cálculo. Foi, a todos os respeitos, um dos mais úteis instrumentos para o progresso da prática na produção útil de todos os tempos.



Napier morreu em 4 de abril de 1617. Foi enterrado no cemitério da igreja de St-Cuthbert em Edimbourg.











AMANHÃ: O sábio que é a eterna glória da astronomia: Lacaille.

Nenhum comentário:

Postar um comentário