domingo, 5 de junho de 2016

0604 B S AUTIN a frente monges beneditinos na evangelização da Inglaterra pagã

JUNHO 04 SANTO AUSTIN  líder de um dos mais notáveis eventos do Catolicismo

SANTO AUSTIN
Augustinus, Augustine, Saint Austin, Saint Augustine of Canterbury
(morreu no ano 604 da nossa era)

PRIMEIRO ARCEBISPO DE CANTERBURY O APÓSTOLO CATÓLICO DA INGLATERRA

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
O Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos mosteiros; na última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião. Liberdade completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela força. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o totalitarismo como controle das consciências é de fato um regime político retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
Desse modo se completa a instituição política da religião de São Paulo, começada pelo imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo estabelecimento final do poder político liberal sem armas do pontífice romano sob a direção de Hildebrando papa Gregório VII.
Nesta terceira semana são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande reservatório da força moral durante a primeira parte da idade média. Note-se, pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, foi de fato empregada.
A semana se encerra no domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo.

Ver em  0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


SANTO AUSTIN DE CANTERBURY recebeu a difícil missão de conversão da longínqua Inglaterra, então uma ilha quase totalmente pagã, não cristianizada. Seu sucesso na evangelização é um dos eventos mais belos e mais notáveis do Catolicismo.
A religião se tornava na época o sistema de aperfeiçoamento do saber, das emoções e da atividade comum a todos os governos independentes no feudalismo. Foi o sistema integral de ensino a ser estabelecido em todo o território do Império Romano na fase em que a guerra de conquista foi substituída pela guerra de defesa  do continente. O catolicismo se tornou a ligação internacional entre os feudos, um elo feito por uma corporação bem instruída na doutrina do cristianismo, feita na língua comum a todos, o latim. A missão realizada foi educar todos os territórios independentes da mesma forma, tornando a civilização européia igual, homogênea. Essa população era na época a mais adiantada do mundo, que formou o progresso geral libertando os trabalhadores antes escravizados e criando a sociedade industrial moderna.
Existem muitos santos cristãos com o nome de Augustine. Santo Austin, como ficou chamado Santo Augustine, não deve ser confundido com o Doutor da Igreja Católica Santo Agostinho de Hippo.
O papa Gregório, anos antes de sua sagração, sendo ainda monge em Roma, ficou impressionado ao ver o espetáculo da exposição de vários jovens ingleses brancos e belos para serem vendidos como escravos em praça pública (angli quasi angeli). Preocupou-se com o pensamento de que aqueles seres humanos vencidos na guerra eram pagãos, da Inglaterra não-cristã. Faltava civilizar aquela parte da Europa com o sistema religioso do amor cristão.
No sexto ano de seu pontificado, em 596, São Gregório enviou um grupo de quarenta monges beneditinos para pregar o evangelho na Inglaterra, tendo a sua frente Austin ou Augustinus, então prior de seu próprio mosteiro. Recomendou aos prelados e aos príncipes franceses que obtivessem um salvo-conduto e intérpretes. Austin partiu, atravessou a França e o mar chegando ao seu destino.
Ethelbert, o poderoso rei pagão de Kent, veio recebê-los: eles se apresentaram em procissão, cantando litanias e segurando uma cruz de prata e uma bandeira representando o Salvador. Depois que o rei ouviu os intérpretes, ele autorizou que os estrangeiros entrassem na cidade de Canterbury e pregassem o seu evangelho. Nessa autorização o rei foi convencido por Berthe, sua esposa, que era cristã, filha de Caribert, rei de Paris, descendente de Santa Clotilde. Ela permitiu também que Austin oficiasse em sua igreja de Saint Martin.
No ano de 597 o próprio rei foi batizado e milhares de seus súditos seguiram o seu exemplo. Austin foi sagrado arcebispo da Inglaterra e obteve do rei uma área para construir uma igreja na cidade, onde hoje se acha a catedral. Nas proximidades fundou um mosteiro dedicado a São Pedro e São Paulo.
Austin morreu depois de sete anos de trabalhos e de viagens evangélicas. O santo é venerado pela Igreja Ortodoxa do Oriente, pela Igreja Católica Romana e pela Comunhão Anglicana.

AMANHÃ: O reformador dos mosteiros: S.BRUNO no calendário.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
O Calendário atualizado deste ano de 2015 C, ano C de ano Comum, de 365 dias, pode ser visto desde 01 de janeiro. E também de datas anteriores.
2015 não é ano Bissexto, ano B, é ano C, ano comum  
Para achar o Calendário, encontre-o no Google pelo nome:
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário