sexta-feira, 27 de maio de 2016

0530 B MARCIANO imperador fez excelente governo do Império Romano do Oriente


30 DE MAIO. MARCIANO: para os Hunos disse - tenho ferro para Átila e não ouro

MARCIANO
Marcien, Marcian, Marcianus, Markiânos
(nasceu no ano 396 da nossa era, na Trácia; morreu em 457, em Constantinopla)

MILITAR CASADO COM A IMPERATRIZ PULQUERIA GOVERNOU COM SUCESSO O IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE


A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome do sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.
Os documentos históricos provam que quem criou a doutrina de salvação da própria nação e de todos os povos foi o filósofo e apóstolo judeu Paulo de Tarso. Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor da cultura grega.
O Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.

Ver em  0520 01 B   O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


MARCIANO nasceu na Trácia, nos Bálcãs do leste. Militar de profissão tinha 60 anos quando se tornou o esposo nominal da Imperatriz Pulquéria, com o título de Imperador Romano do Oriente.
Pulquéria com uma personalidade masculina fez voto de virgindade. Junto com Marciano participaram no Concílio da Calcedônia, hoje Kadikoy na Turquia, no ano de 451. O Concílio foi o quarto concílio ecumênico cristão. Foi então confirmada a doutrina de que o Cristo teria duas naturezas, a divina e a humana, rejeitando o Monophysitismo, que afirmava ter apenas uma natureza, a natureza divina.
Depois da morte de Pulquéria em 453, continuou sozinho como Imperador do Oriente.
Seu reinado foi considerado como sendo a era de ouro do Império Bizantino, em comparação com os sérios conflitos no Império do Ocidente nesse período.
Marciano teria respondido ao chefe dos Hunos que lhe pedira um tributo anual da seguinte forma:
“Eu tenho ferro para Átila e não ouro”
Marciano mostrou-se um excelente governante, promovendo paz, a defesa e a riqueza do Império. Governou o Império Romano do Oriente do ano 450 ao ano 457, quando morreu.

AMANHÃ: A conversão de toda a França: Santa Genoveva de Paris.


GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ




QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário