sexta-feira, 13 de maio de 2016

0508 B RÉGULO general vencedor em batalha naval avançou contra Cartago

08 DE MAIO. RÉGULO: feito prisioneiro manteve a honra e o devotamento patriótico

RÉGULO
Marcus Atilius Regulus
(viveu nos anos 200 e morreu cerca de 250 antes da nossa era)

GENERAL E ESTADISTA ROMANO MODELO DE RESISTÊNCIA HERÓICA


         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico.
São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua própria defesa, sempre procurando fazer a conquista.
Foi Roma com suas qualidades militares e de administração política que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação.
O resultado foi pela primeira vez uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, que veio a ter mais tarde uma religião universal, comum a todo o continente.

Esta terceira semana do mês da Civilização Militar representado pela figura de Júlio César mostra os melhores tipos da fase inicial de Roma na forma de República aristocrática.
A semana tem como chefe Cipião o Africano, nascido de família patrícia, sendo o maior general romano antes de César. Ele incentivou a difusão da cultura grega e continuou a reduzir o poder do Senado na tendência que mais tarde, no Império, tornou essa assembléia corrupta e perturbadora sem poder político, passando a ser apenas consultiva. Cipião é homenageado no domingo último dia da semana.

Ver o Quadro 0422 01 B do mês de César  a Civilização Militar que mostra os grandes homens representantes da criação de um continente europeu unido e em paz.


RÉGULO, Consul em Roma pela segunda vez, no nono ano da primeira guerra púnica contra Cartago, no comando de uma frota naval junto com Lucius Manlius Vuso venceu a frota inimiga no mar no sudeste da Sicília. Em seguida, sem a companhia de Vulso que voltara a Roma, Régulo desembarcou na África e inicialmente avançou contra Cartago, ficando a pouco de uma vitória final em Adys, próximo a Cartago. A exigência feita por Régulo de que os cartaginenses se rendessem sem condições irritou os adversários. Eles resolveram continuar a luta e no ano seguinte, em 255 antes da nossa era, Régulo acabou vencido e feito prisioneiro.
Cinco anos mais tarde foi libertado sob palavra para acompanhar uma comissão cartaginesa encarregada de negociar a paz ou a troca de prisioneiros. A condição combinada era que ele deveria retornar a Cartago se a proposta fosse recusada pelo governo de Roma.
O Senado de Roma estava hesitando quando Régulo exortou os romanos a continuar a guerra com mais ardor. A respeito da troca de prisioneiros, teria dito que
   “os romanos que se deixaram desarmar e se renderam como prisioneiros não mereciam ganhar a liberdade”
Régulo sabia bem quais torturas seriam feitas contra ele em Cartago. Mas isso não o impediu de dar as costas a Roma, de olhos baixos, afastando as mãos que lhe ofereciam seus amigos e o abraço de sua esposa e de seus filhos. Agora passara a ser um homem sem honra que não mais era um cidadão romano, mas apenas um escravo de Cartago.
No seu retorno, de acordo com a história, que nesse ponto não foi confirmado, Régulo teria sofrido a morte em meio de torturas horríveis.
Seja lendário ou verdadeiro esse desfecho, não podemos duvidar do possante efeito dessa história famosa como exemplo de devotamento patriótico e de rígida honra entre os romanos.


AMANHÃ: Aníbal grande general de Cartago.




GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ


QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário