sexta-feira, 27 de maio de 2016

0529 B S BASÍLIO a autoridade dada pela doutrina da divindade do filho de Deus vivo


29 DE MAIO. BASÍLIO O GRANDE: o Padre Grego contra a heresia do arianismo

SÃO BASÍLIO
Basile, Saint; Basil the Great; Saint, Basilius
(nasceu no ano 329 da nossa era, na Cappadocia, Ásia Menor; morreu no ano 379 em Cesarea, hoje na Turquia)

TEÓLOGO DOUTOR DO CATOLICISMO DEFENSOR DA DOUTRINA, PATRIARCA DA VIDA MONÁSTICA


A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Caso contrário todos morreriam.
O Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
HILDEBRANDO
A segunda semana do mês de São Paulo é presidida por Hildebrando, que tomou o nome de Gregório VII como papa. Sua biografia está no domingo que encerra a semana. Com Hildebrando se completa a constituição do Catolicismo no continente europeu como poder político sem armas. Respeitado por sua cultura, por seu elevado conceito, por seu exemplo, por meio do ensino e da consagração.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo o poder político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações passadas. Comprova-se assim que o totalitarismo é de fato um regime retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
Desse modo se completa a instituição política da religião de São Paulo, começada pelo imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo estabelecimento final do poder político liberal do pontífice romano sob a direção de Hildebrando papa Gregório VII.

Ver em 0520 01 B, de maio dia 21, O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


BASÍLIO O GRANDE, Santo católico, nasceu em tradicional família religiosa e rica da Capadócia, recebendo aprimorada formação intelectual. Foi grande e enérgico defensor da divindade do Filho de Deus dentro da doutrina da Santíssima Trindade do cristianismo. Em sua época se realizava o estabelecimento da doutrina de base para a nova religião católica, que quer dizer universal. Muita discussão ocorria entre várias heresias, em especial a heresia Ariana, que negava a divindade do Cristo.
O problema desse atributo divino de Jesus era importante para o novo sacerdócio cristão porque lhe dava uma imensa autoridade religiosa, necessária para que sua administração se libertasse do poder político dos imperadores romanos e dos barões no Feudalismo. Ocorreu para o Império Romano o esgotamento da guerra de conquista, começando a necessidade de defesa do território conquistado por Roma. O poder político passou a ser dividido entre príncipes independentes, que faziam a defesa de suas terras.
O Império Romano tinha tornado o latim uma língua universal dentro de seus domínios na Europa do ocidente. Para manter no feudalismo a unidade cultural do aglomerado de pequenos territórios independentes seria necessária uma instituição superior a cada poder político do feudo local.
A heresia ariana recebeu o apoio de Imperadores, que manteriam os religiosos sob seu poder, ao passo que a ortodoxia da doutrina da Santa Trindade dava aos padres católicos uma autoridade apoiada num Deus vivo, humano e divino. Era uma questão importante para a nova religião, que conseguiria manter seu sistema de ensino e de consagração em todo o território do Império.
O Catolicismo fez, assim, no continente europeu, uma universalização da cultura, com uma só língua e uma fé comum, superior e independente de cada poder político local. O que se realizou, de fato, foi criar a civilização mais adiantada do mundo na Europa Ocidental, moralizando a população, acabando com a ferocidade militar antiga e a escravidão do trabalhador.
Basílio o Grande com sua cultura e suas qualidades de comando demonstrou um extraordinário gênio prático obtendo grandes realizações. O modo solitário dos eremitas sem utilidade social foi transformado por ele na vida monástica, passando os mosteiros nessa ocasião a formar uma excelente escola para o clero secular e realizando amplo serviço de assistência aos desamparados. Além dessa missão, os monges fizeram a escolha voluntária para a pobreza, o que contribuiu para a liberdade e independência dos mestres religiosos.
Uma demonstração da energia de Basílio se viu quando ele defendeu a autoridade da Igreja contra o pretor governador Modesto. O pretor teria dito que -“ninguém ainda tinha tido a permissão de me falar assim”. Basílio respondeu- “é que o senhor nunca tinha falado com um Bispo”.
A separação entre o poder político e o poder formador de opinião foi realizada pela primeira vez no mundo pela religião de S.Paulo. A liberdade dos religiosos, dos professores e dos filósofos afinal foi realizada sem luta armada, sem ruptura, graças à sabedoria dos sacerdotes católicos.



AMANHÃ: O esposo da Imperatriz Santa Pulquéria: o Imperador Marciano.


GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.


NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ




QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário