segunda-feira, 28 de março de 2016

0329 B GALENO as pesquisas biológicas de maior valor

MARÇO 29. Galeno: os tecidos para a sensibilidade e a contratilidade


GALENO
Galenos em grego, Galenus em latim, Galen em inglês, Galien em francês
(nasceu no ano 129 da nossa era, em Pérgamo, na Ásia Menor, hoje Turquia; morreu cerca do ano 200)

FILÓSOFO E MÉDICO GREGO MAIS FAMOSO DA ANTIGUIDADE

AS BASES DA CIÊNCIA

Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares. A filosofia ficou sem maior desenvolvimento.
Todos os conhecimentos da época foram registrados pela descrição dos fatos da vida diária. Anotaram os conflitos políticos, as paixões humanas, a estrutura e as doenças do corpo humano, todos os fatos que a sua volta ocorriam na agricultura,à navegação e às outras artes. Mas o que tornou célebres os gregos antigos foi que descobriram o estudo abstrato dos fenômenos dos seres, pelo estudo de suas propriedades, dos acontecimentos, das ocorrências.
O início do estudo ABSTRATO foi realizado pela primeira vez no mundo pelos gregos. Outros, como os egípcios, já tinham feito a medição dos campos, dos terrenos e já tinham calculado as dimensões da pedras para a construção de seus templos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam os gregos tiveram o mérito de, por meio e sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que formam os objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos que existam ou bens que se possam minerar ou cultivar na natureza ou produtos obtidos por fabricação.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. Envolve a observação dos fenômenos ou acontecimentos e sua elaboração mental abstrata. O progresso da ciência em todos os tempos se acelera com aplicação da pesquisa abstrata. O psicólogo Jean Piaget(1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos.
O filósofo francês Auguste Comte já tinha identificado o mesmo nos povos primitivos e nas crianças. Somente quando os povos evoluem da feitiçaria ou feiticismo, da magia ou animismo é que conseguem pensar no politeísmo em deuses, que são conceitos abstratos, dotados de propriedades superiores, de enorme poder. Se assim é, somente povos politeístas poderiam chegar a desenvolver a abstração científica. Os politeístas da Teocracia Oriental, embora capazes de criar seus deuses abstratos, não conseguiram criar a ciência abstrata talvez por ser a casta sacerdotal secreta um poder político totalitário impedindo a iniciativa da livre pesquisa dos pensadores laicos.
A primeira semana do mês de Arquimedes consagra os sábios que pesquisaram a medicina e os conhecimentos biológicos preliminares que resultaram dessas pesquisas. A presidência da semana é de Hipócrates.  Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina.

Ver o Quadro 0325 01 B do mês de Arquimedes  Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento biológico na antiguidade.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


GALENO nasceu em Pérgamo na Ásia Menor, no ano 129 da nossa era. Seu nome era Claudius Galenus. Ele estudou prática médica e a filosofia de Aristóteles e de Platão. Depois da morte de seu pai, ele estudou por vários anos em Alexandria onde ganhou um grande prestígio como anatomista. Com a idade de 34 anos ele se estabeleceu em Roma como médico. Mas a grande superioridade de seus conhecimentos científicos fez cair sobre ele o ciúme dos médicos romanos e ele foi expulso da cidade.
Galeno deu uma vida nova e enriqueceu com o maior valor as pesquisas biológicas a ponto de suas obras valerem por mais de 1400 anos ou 14 séculos. Galeno viveu 500 anos depois de Aristóteles. Um grande número de princípios fundamentais da vida foi descoberto por Aristóteles, que descreveu muitas de suas formas e de seus órgãos com uma espantosa correção. No entanto, faltou a ele o estudo dos tecidos que produzem as duas funções fundamentais da vida animal, a sensação e o movimento, a sensibilidade e a contratilidade.
Na sua obra, Galeno completou o conhecimento das funções biológicas, da fisiologia ou dinâmica do fenômeno vida. Ele descreveu as propriedades do tecido muscular e a função dos músculos principais com uma perfeita clareza. Quanto aos nervos, ele explica que o corte de um nervo é seguido da paralisia e da perda do sentido na parte em que o nervo se distribui. Ele mostra que os nervos são canais que comunicam a sensação e o movimento que parte do cérebro pela medula espinhal até chegar aos músculos e aos outros órgãos do corpo. O cérebro, sendo o centro da força psíquica, é da mesma natureza que a medula.
Em relação ao sangue e aos vasos sanguíneos, a visão de Galeno permitiu distinguir a anatomia das artérias e das veias. As obras científicas de Galeno resumem os trabalhos das escolas de Alexandria, com adições importantes, representando a ciência biológica do mundo antigo. Essas obras estavam tão adiantadas que nelas nenhuma adição foi feita por mais de dez séculos. Na Renascença os anatomistas da Itália chegaram a fazer algumas modificações, mas na maior parte nada havia a mudar. Galeno exerceu uma longa influência na teoria e na prática médica na Europa desde a Idade Média até meados dos anos 1600. Sua influência no mundo oriental da Ásia Menor e do mundo árabe também foi de longa duração.
As pesquisas anatômicas feitas em Alexandria resultaram em grandes progressos da cirurgia e também para a medicina, realizando a observação tanto do conjunto como das partes. O principal serviço prestado por Galeno a esse respeito foi retornar às observações diretas e simples de Hipócrates, de quem ele reconhecia a grandeza superior e de quem ele fala com um respeito sempre igual, chamando-o de o “Servidor da Natureza”.
Dizia Galeno que o médico deveria ser filósofo na dupla acepção da palavra. Ele deveria estudar a ordem do universo tal como a ciência matemática lhe revelou e deveria tornar-se mestre de suas próprias paixões, preferindo sempre a busca da verdade ao ganho profissional.

AMANHÃ: A filosofia e a medicina de Avicena.


GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

       
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário