sexta-feira, 18 de março de 2016

0321 B St. IRINEU o catolicismo com uma só doutrina e um só chefe

21 DE MARÇO: Santo Irineu  lutou contra as heresias

SANTO IRINEU
Saint Irénée, Saint Irenaeus – em grego “O que realiza a Paz”
(nasceu de pais gregos na Ásia Menor, cerca do ano 120 da nossa era; morreu cerca do ano 190)

TEÓLOGO CATÓLICO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DA IGREJA DA IDADE MÉDIA

A evolução intelectual da sociedade libertada do regime da cruel
Teocracia sacerdotal do oriente, iniciando a aplicação da ciência pura abstrata à vida humana.

Pela primeira vez na história da sociedade aconteceu que pensadores livres dedicassem sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a filosofar, encontrando os fatos gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve. Mas a explicação filosófica nas cidades da Grécia Antiga não se baseou na vontade arbitrária dos deuses, mas foi feita usando a observação dos fatos. Antes a filosofia era secreta nas teocracias e se destinava a imaginar a vontade dos seus poderosos deuses.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a oferecer universo explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência dos fenômenos abstratos como duas forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da filosofia. O estudo filosófico se enfraqueceu enquanto o original estudo da ciência abstrata particular dos fenômenos se fortaleceu.

Esta é a quarta semana do mês de Aristóteles da Filosofia Antiga. É consagrada à escola de Platão que prepara a doutrina da igreja cristã.

Ver o Quadro 0226-1 do Mês de Aristóteles da Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação da ciência abstrata.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


SANTO IRINEU nasceu na Ásia Menor tendo na mocidade conhecido e estudado com Policarpo, que recolheu e lhe transmitiu muitos dos ensinamentos de São João e dos demais discípulos de Cristo. Depois das perseguições no ano de 155 Irineu foi escolhido como bispo de Lugdunum ou Lyon.
A grande obra de Irineu é um tratado contra as numerosas heresias difundidas em seu tempo. Estava bem preparado para essa difícil tarefa por ser grego e por ser bom conhecedor das controvérsias filosóficas da época. Estava posto em elevado posto na hierarquia católica no ocidente, onde a liderança religiosa do bispo de Roma era aceita por unanimidade sempre crescente. Na igreja nascente o objetivo era de construir um sistema organizacional capaz de governar o ensino e as opiniões. Assim afastava de fato a tentação de se limitar a discussões sem fim da curiosidade intelectual por meio de argumentação metafísica sem fundamento.
O papel histórico de Santo Irineu foi importante na formulação da teoria religiosa que viria a fornecer o ensino e a cultura intelectual e moral da Idade Média, que resultou na formação da mais adiantada sociedade do mundo na Europa ocidental. Assim foi garantida a relativa universalidade de pensamento e de língua nessa parte do continente. O progresso realizado pode ser avaliado pela libertação do servo semi escravizado nos feudos, então transformado no trabalhador moderno livre. Ao mesmo tempo a guerra de conquista foi substituída pela guerra de defesa, criando também o nascer do sentimento de globalização internacional.
Foi então necessário um pensador sábio, com senso prático e tolerante para separar a doutrina católica ou universal das novidades das teorias dispersas que os especuladores da época criavam apoiadas nas entidades da metafísica inesgotável de Platão. A formação de uma igreja para toda Europa já uniformemente civilizada pelo império de Roma teria que possuir uma única narrativa dirigida por um só chefe. Caso contrário divisões religiosas antagônicas seriam formadas e se manteriam em permanente disputa.
Irineu cumpriu muito bem sua missão e foi um dos principais construtores da ortodoxia católica da Idade Média, indispensável como base da grande obra civilizadora da religião.
Sabe-se que Irineu teria morrido no fim dos anos 100, do século 2, segundo fontes tidas como apoiadas em lenda, sem base documental.

AMANHÃ: A moderação no ensino de Clemente de Alexandria.



GRATIS. Solicite a remessa das biografias diárias sem despesas, via e-mail, pelo endereço:    torres1927@gmail.com
SE VOCÊ NÃO QUISER RECEBER ESTA MENSAGEM
 basta responder esta mensagem com a expressão: NÃO QUERO.

       
               O Calendário está atualizado neste ano de 2016,  
               ano Bissexto, ano B.
               Notar que somente alguns dias recebem
               uma biografia do ano B bissexto.
                 Os outros dias recebem biografia do ano C, comum.
NOVO: Ver no Facebook a página Templo Positivista
com as fotos dos grandes homens da humanidade.

FELIZ

QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário